05/08/2015

VI Seminário de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade

A visão da educação inclusiva no Litoral Norte

Além de todas as palestras, participações artísticas locais, debates, oficinas, na tarde do dia 31 de julho, houve um diferencial onde a Secretária Municipal de Educação, professora Lavina Dias de Souza, reuniu 10 secretários municipais de educação e oito participaram da mesa redonda, mediada pelo psicólogo da rede escolar do município, Dr. Cleon Cerezer. Os participantes explanaram sobre a realidade, dificuldades e posicionamentos legais a cerca da inclusão em cada município.
            Os secretários da Educação: Dilson Maciel, do município de Osório; Mercedes Giroleti, do município de Cidreira; Ana Clara Ogando, do município de Pinhal; Marisabel Mello Flores, do município de Xangri-Lá; Leane dos Santos, do município de Mostardas; Diana Justin Hoffman, do município de Três Forquilhas, e a anfitriã, Profª Lavina Dias de Souza, de Capão da Canoa, colocaram-se próximos aos profissionais de educação (plateia participante) para questionamentos e esclarecimentos de dúvidas, o que gerou um resultado positivo, pois se diagnosticou que os anseios, angústias, necessidades e realizações na educação em geral são comuns em todas as instâncias da ação do educar.
            Cabe ressaltar que as palestras, oficinas e apresentações ocorridas nos dois dias de movimentação no VI Seminário de Educação Inclusiva: Direito a Diversidade, teve o apoio da UNISC e Programa Federal UNIASSELVI.

Oficinas:
Oficina 1: “A criança em desenvolvimento e o papel do professor” – Psicólogo Cleon Cerezer.
Oficina 2: “A importância do ensino da música na escola” – Musicista Esp. Camila Postiglione Wetternick.
Oficina 3: “O educador; seu interior e exterior (com ênfase em Educação Ambiental)” – Prof. E Oceonólogo Luiz Alberto de Souza Pedroso.
Oficina 4: “ O raciocínio no campo multiplicativo” – Profª Angelita Wamser.
Oficina 5: “A inclusão escolar – repensando e praticando” – Prof. Orlando Bacelar Espig.

Palestras:
Palestra dia 30/07, às 9h30min: “Educação Inclusiva e a Pedagogia da diferença”, palestrante Profª Drª Liliane Giordane.
Palestra dia 30/07, às 13h: “Inclusão Digital”, palestrante Prof. Dr. Mário Pool.
Palestra dia 30/07, às 15h30min: “Biodiversidade e Educação Ambiental em sala de aula como caminho para a compreensão da diversidade”, palestrante Prof. Dr. Jair Putske.
Palestra dia 31/07, às 9h30min: “Ação docente e Educação Especial – reacomodando saberes”, palestrante Prof.ª Mest.ª  Ana Rosimeri Araújo Cunha
Palestra dia 31/07, às 15h30min: ”TDAH: diagnóstico, tratamento e manejo em sala de aula”, palestrante Psicóloga Esp. Paula Guimarães.

Apresentações artísticas: Abertura do evento com o Coral Municipal Pequenos Cantores, Projeto Ritmo (SME e Departamento de Cultura) e Banda Os Surfistas da Paz.
            A administração do prefeito Valdomiro Novaski, através da Secretaria da Educação, agradece a todos que idealizaram, apoiaram, participaram e realizaram o VI SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA – DIREITO A DIVERSIDADE, nos dias 30 e 31 de julho/15, reunindo profissionais da Educação do município e convidados dos 23 municípios do litoral norte.

Créditos: Thiago Machado