15/09/2015

Projeto Ronda Social

Reuniões do Projeto Ronda Social

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social(CREAS), coordenado pela Assistente Social Barbara Ione Azambuja realiza trimestralmente as reuniões do projeto Ronda Social. Na última reunião estavam presentes a Secretária da SAIS Sra. Cerli Nowaski, o Vice prefeito Sr. Atilar Júnior, integrantes da equipe do CREAS, representante de instituições e de entidades, a Secretária Sra. Cerli Nowaski,  destacou a importância da união dos serviços afim de fortalecer a rede de atendimento para melhor efetivação das ações.
Nesse encontro foram apresentados dados referentes ao trimestre anterior: 88 atendimentos, 51 encaminhamentos para a rede, 02 encaminhamentos para a comunidade terapêutica, 35 encaminhamentos para a cidade de origem.
O Projeto tem como objetivo fazer a abordagem e identificação das pessoas que estão em situação de rua, a fim de compreender a sua história para poder ofertar auxílio aos mesmos, numa tentativa de resgate da cidadania.
Os usuários relatam que os principais fatores que levam a esta triste realidade são: o rompimento de vínculos familiares, dependência por álcool e drogas, desemprego, desilusão familiar.
 É preciso termos um olhar, uma atitude, para minimizar o sofrimento dessas pessoas,  pois muitos vivem marginalizados pela sociedade e a mercê da própria sorte.Cada um deles tem uma história, uma origem,
Em alguns casos é feito o contato com familiares, mediação de conflitos ou encaminhamento a rede de apoio local e dos municípios de origem  para ver a possibilidade de retorno e acolhimento. Outros casos requerem encaminhamento para rede de saúde para atenderem as demandas apresentadas, nos casos de dependência química encaminha-se para realização de tratamento específico,e em outras situações é fornecido alimentação emergencial, roupas e 2ª via de documentação.
 Lembramos que o CREAS ao qual o projeto está vinculado não pode atuar em questões de saúde mental, dependência química, ou agir com uso de força ou repressão.
Orientamos a comunidade que ao deparar-se com situações desta natureza, entrar em contato imediatamente pelo telefone de atendimento.
Projeto Ronda Social funciona na sede do CREAS na Rua 24, 1225 (  atrás do posto 24 horas ) Bairro Santa Luzia, fone: 3625-6002.

Créditos: SAIS
Fonte: SAIS