25/01/2017

Novo Conselho da Defesa Civil é empossado

Reunião de planejamento e ato no Gabinete do Prefeito marcaram a posse

Na manhã dessa quarta-feira (25), o novo Conselho da Defesa Civil de Capão da Canoa tomou posse no Centro Administrativo. Em um primeiro momento, foi realizada uma reunião na Secretaria da Cidadania, Trabalho e Ação Comunitária com os conselheiros para orientar e planejar as primeiras ações preventivas. Após, houve a posse do Conselho no Gabinete do Prefeito com a presença do chefe do executivo, Amauri Magnus Germano.

A reunião inicial foi pelo chefe da Região Metropolitana e Litoral, Major Alexsandro Goi, e pelo coordenador-adjunto, 1º Sargento Valdecir Ambrósio, juntamente com o Secretário da Cidadania e Coordenador da Defesa Civil em Capão da Canoa, Luciano Flores. No encontro, foram passadas as principais orientações a respeito do trabalho desenvolvido pelo órgão, principalmente em relação à prevenção, ou seja, quando medidas são adotadas visando a não ocorrência de desastres ou a preparação da população para os inevitáveis.

A Defesa Civil é um órgão que atua em ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar desastres, sejam eles de causa natural ou não. Compete à Defesa Civil a garantia do direito à vida, em circunstâncias de desastre. Busca a redução da ocorrência e da intensidade de desastres, já que eliminá-los é um objetivo inatingível. É uma atividade permanente que se desenvolve em quatro fases: preventiva, socorro, assistencial e recuperativa.

Confira o Conselho:

Secretaria da Cidadania (Zeno Ribeiro Junior e Jair Cardoso Pusti)

Secretaria de Administração (Fabricio de Souza Pereira e Everaldo da Cunha Matos)

Secretaria de Planejamento (Gilberto Teixeira Lessa e Vera Maria Hickmam)

Secretaria de Obras (Tiago Rosner e Maurício de Souza Porto)

Secretaria de Educação (Ana Luiza do Amaral Fogaça)

Secretaria de Assistência (Caroline Albrecht Ludwig e Sandra Regina Borba da Silva)

Secretaria de Turismo (Carina Pereira Diniz e Carlos Alfrânio Assis)

Rotary Club (Maria Shirley Ointo de Faria e Elizete Hoffmann)

Lions Clube (Jackson Roberto Sprada e José Luiz Bueno Ximenes)

Associc (Clesia Bastos e José Nazareno Martinelli)

SINDUSCON (Clóvis da Silva Brum e Carmem Lucia Oliveira da Silva)