31/01/2017

Representante dos usuários é escolhida para compor o CMAS

Na tarde de segunda-feira (30), às 14h, realizou-se o 1º Fórum de Assistência Social de Capão da Canoa com os usuários dos programas da Secretaria de Assistência e Inclusão Social (SAIS), juntamente com os coordenadores, assistentes sociais e demais servidores da SAIS, para a escolha do representante para compor o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) do município, na sede da SAIS.

O encontro teve por objetivo definir dois representantes entre os usuários que acessam os serviços para fazer parte do Conselho, conforme exigência do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). Sendo assim, o fórum iniciou apresentando as atribuições do CMAS, como: normatizar, disciplinar, acompanhar, avaliar e fiscalizar a gestão e a execução dos serviços, programas, projetos e benefícios prestados pela rede socioassistencial, governamental e privada.

“A participação, o empenho e a luta pelos direitos, essas serão as funções do representante escolhido”, frisou a Presidente do CMAS, Maria Matilde Pasche Flores. Do mesmo modo, a Assistente Social do CMAS, Vladinéia Gomes Freitas, salientou a importância do papel do representante como o porta-voz de todos os usuários. Já o Coordenador do Cadastro Único e Bolsa Família, Roni da Silva Moreira, lembrou a abrangência dos serviços sociais.

Após, os participantes se apresentaram, dizendo de qual programa social eram membros. Os interessados se manifestaram e foi realizada a escolha do representante titular e do suplente. Vânia Beatriz Dias Rodrigues foi escolhida a representante titular do CMAS de Capão da Canoa e como suplente, Edi Serra Mariano.

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) integra o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), vinculado a SAIS, que é o Órgão Gestor da Política Municipal de Assistência Social. Os membros do Conselho dividem-se em cinco representantes do poder executivo e cinco representantes da sociedade civil, entre os quais: Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), Lions Clube, Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (ASCAR), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e agora a representante dos usuários.

O fórum foi uma iniciativa da Primeira-dama e Secretária da SAIS, Maria Elisete Machado Germano, juntamente com a sua equipe, e com o aval da atual administração Amauri Magnus Germano e Jairo Marques. Prestigiou o evento a Delegada Nacional, representante dos usuários, Cláudia Maria Moreira.

Créditos: Júlia Bozzetto/Imprensa PMCC