09/03/2017

Evento marca comemoração do dia internacional da mulher

Rodas de conversas, cuidados à saúde, música e dança marcaram o encontro

A Prefeitura de Capão da Canoa e a sociedade civil, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), realizou ao longo de toda a quarta-feira (08) um evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado mundialmente no dia 8 de março.

Durante a parte da manhã, houve a abertura oficial que contou com a presença do Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, o Secretário de Cidadania, Trabalho e Ação Comunitária, Luciano Flores, o Secretário de Administração, Clécio Araújo, e a advogada Carla Mauttone, representando a Procuradoria Jurídica do Município. Após, apresentações musicais e de dança, assim como rodas de conversas sobre assuntos referentes às mulheres. O mesmo ocorreu na parte da tarde.

Para o Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, eventos que valorizem e exaltem a mulher são fundamentais para que seja alcançada a igualdade entre os gêneros. “Temos de desconstruir o machismo enraizado na nossa sociedade e nossa gestão irá fortalecer o trabalho do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres”, garante.

Houve também, durante o evento, a realização de medições de glicose e pressão arterial, bem como profissionais de diversas estiveram à disposição para sanar dúvidas, envolvendo a saúde, a vida social e profissional da mulher.

O Prefeito Amauri, na oportunidade, deu posse à nova Coordenadora Municipal da Mulher, Eliane Cunha Machado, e entregou-lhe a placa de “Cidade Amiga da Mulher”, recebida em 2010, na sua primeira gestão, pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Em 1945, a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou o primeiro acordo internacional que afirmava princípios de igualdade entre homens e mulheres. Nos anos 1960, o movimento feminista ganhou corpo, em 1975 comemorou-se oficialmente o Ano Internacional da Mulher e em 1977 o "8 de março" foi reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas.

Créditos: Bernardo Zamperetti/Imprensa PMCC