21/03/2017

Prefeitura busca solução para ativar Academia da Saúde

Obra inaugurada em 2015 nunca teve condições de funcionamento

A Prefeitura de Capão da Canoa busca maneiras de ativar a Academia da Saúde, inaugurada em novembro de 2015 e que nunca iniciou suas atividades de funcionamento. A Academia fica localizada na Avenida Ubatuba de Farias, nº 1381, Bairro Novo Horizonte. A verba oriunda do governo federal serve para a construção do espaço físico, mas o custeio para a execução dos trabalhos é do município.

Para que sejam iniciadas as atividades, deveria ser chamado um quadro de funcionários a fim de trabalhar no local, como vigilantes, responsáveis técnicos, além de todo o corpo de profissionais da saúde. Por se tratar uma obra em parceria com o governo federal, o município não pode usar o espaço para outros fins.

O Secretário da Saúde, Josiel de Matos, aponta que o fato de a Academia ter ficado fechada desde o fim de 2015, quando foi inaugurada, evidencia a dificuldade de pôr o espaço em funcionamento. “O projeto é muito interessante, mas se realocássemos profissionais de outros lugares, teríamos um déficit em postos de saúde e outras unidades de atendimento”, afirma.

O programa federal Academia da Saúde, lançado em 2011, é uma estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado que funciona com a implantação de espaços públicos conhecidos como polos do Programa Academia da Saúde. Esses polos são dotados de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados. Como ponto de atenção no território, complementam o cuidado integral e fortalece as ações de promoção da saúde em articulação com outros programas e ações de saúde como a Estratégia da Saúde da Família, os Núcleos de Apoio à Saúde da Família e a Vigilância em Saúde.

Créditos: Bernardo Zamperetti/Imprensa PMCC