conteúdo
Notícias
17/04/2017

Campanha de vacinação contra a gripe começa na terça-feira


A partir desta edição, professores das redes pública e privada passam a fazer parte do público-alvo



Começa, na terça-feira (18), a campanha de vacinação contra a gripe em Capão da Canoa, que segue até o dia 26 de maio.  Em todo o Brasil, serão vacinadas mais de 54 milhões de pessoas que integram os grupos prioritários. O Ministério da Saúde adquiriu 60 milhões de doses para a imunização.

Nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família São Jorge, Capão Novo, Arroio Teixeira, Santo Antônio, Praia do Barco, Arco Íris, Santa Luzia, Parque Antártica e Novo Horizonte, serão vacinados os idosos, gestantes, puérperas, professores da rede pública e privada (mediante apresentação do contracheque e documento com foto), profissionais da saúde, crianças acima de cinco anos e adultos com comorbidade.

Na Unidade Materno Infantil, Estratégia da Saúde da Família Arco Íris e Posto de Pronto Atendimento de Capão Novo, serão vacinadas as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias de vida. O dia D da campanha de vacinação acontece, em todo o Brasil, no dia 13 de maio. 

A enfermeira responsável pelo setor de imunizações, Michele Bujes, afirma que o quanto antes o grupo de risco procurar os postos de vacinação, melhor. “Lembramos também que crianças acima de cinco anos e adultos só os que possuem comorbidades com apresentação da prescrição médica que conste o problema de saúde, caso contrário não receberão a vacina”, afirma.

Além da vacinação, durante a campanha os órgãos de saúde intensificarão as orientações sobre práticas de higiene que devem ser mantidas pela população, para melhor prevenção das síndromes respiratórias, como manter janelas abertas e ambientes arejados e lavar bem as mãos.

Os sintomas da gripe são febre, tosse ou dor na garganta, além de dores na cabeça, musculares e nas articulações. O agravamento pode ser identificado quando a pessoa tem falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração. O mais indicado, nesse quadro, é procurar um serviço de saúde o mais rápido possível.




Créditos: Bernardo Zamperetti/Imprensa PMCC


Acessibilidade


Para navegação via teclado,
utilize a combinação
ALT + TECLA DE ATALHO