19/05/2017

Ação Cidadã e Sábado Solidário ocorre neste sábado

Serviços da Casa da Cidadania serão realizados na E.M.E.F Cícero da Silva Brogni

A Prefeitura de Capão Canoa, através da Secretaria da Cidadania, Trabalho e Ação Comunitária, realizará neste sábado (20), das 8h30 às 11h30, o Projeto Ação Cidadã e Sábado Solidário, na E.M.E.F Cícero da Silva Brogni. A finalidade da ação é descentralizar os serviços da Casa da Cidadania e levá-los até a comunidade.

Entre as atividades estão: confecção da primeira e segunda via da Carteira de Identidade e Carteira do Trabalho, alistamento para Junta de Serviço Militar 077, orientações ao trabalhador e ao Micro Empreendedor Individual (MEI), informações sobre a Carteira do Artesão, atendimentos relacionados ao Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), esclarecimentos a respeito da regularização fundiária e usucapião, entre outros.

O secretário de cidadania Luciano Flores observa que a ação objetiva atender e prestar aconselhamentos à comunidade escolar e local, divulgando e ampliando o raio de atuação dos serviços da Casa da Cidadania. “Os estudantes da Escola Cícero irão receber o convite da ação e junto a ele consta uma cartilha de informações, com a lista da documentação necessária para cada atividade de interesse”, explica.

Para o prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, a junção dessas duas atividades sociais, a Ação Cidadã e o Sábado Solidário, possibilitarão aos munícipes a oportunidade de se inserir ou se recolocar no ambiente de trabalho, além de sanar suas dúvidas com profissionais habilitados.

A E.M.E.F Cícero da Silva Brogni localiza-se na rua General Osório, n° 1560, bairro Santa Luzia. Para mais informações, ligue (51) 3995-1107.

Confira a documentação necessária para cada serviço:

Carteira de Identidade 1ª e 2ª via

- Certidão de Nascimento original ou cópia autenticada, em bom estado de conservação, legível e sem rasuras;

- Solteiro: certidão de nascimento;

- Casado ou viúvo: certidão de casamento;

- Separado ou divorciado: certidão de casamento com a averbação de separação ou divórcio no mesmo documento;

- Estrangeiro: certidão de naturalização;

- Acréscimos opcionais: CPF/PIS/PASEP (somente com apresentação do cartão, não é necessário trazer foto).

Valor da taxa:

1ª via – isento;

2ª via – R$ 64 (isentos maiores de 65 anos);

Menores de 16 anos – deverão vir acompanhados dos pais, avós ou irmãos maiores de 18 anos, portando Carteira de Identidade.

Carteira Expressa – Modalidade de entrega rápida para 2ª via somente

Valor da taxa: R$ 83,20

Junta de Serviço Militar 077

- Data para alistamento sem multa: de janeiro a junho

- Uma foto 3x4;

- Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou carteira de Trabalho (CTPS);

Confecção de CPF

- Certidão de Nascimento original.

1ª via da Carteira de Trabalho

- Carteira de Identificada;

- Certidão de Nascimento ou Casamento;

2ª via da Carteira de Trabalho

- Carteira de Identificada;

- Certidão de Nascimento ou Casamento;

Continuação/Inutilização

- Carteira de Trabalho

Perda/Extravio/Roubo/Furto

- Boletim de ocorrência;

- Número de série da Carteira de Trabalho anterior.

PROCON

- Cópia de RG e CPF;

- Cópia de comprovante de residência (deve residir em Capão da Canoa);

- Cópia de documentos referentes à reclamação.

MEI

- RG;

- Comprovante de residência;

- Título de eleitor ou recibo da última declaração do IRPF;

Documentação para alteração:

- RG;