conteúdo
Notícias
05/06/2017

Município desenvolve atividades de preservação ambiental


O Dia Mundial do Ambiente ocorre anualmente em 5 de junho



No dia 5 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, data que traz consigo uma reflexão importante: será que as pessoas estão contribuindo para a preservação ou degradação do meio ambiente?

A Prefeitura de Capão da Canoa, através da Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento, está aprimorando e desenvolvendo projetos voltados à conscientização da comunidade e à preservação do meio ambiente.

Dentre eles, a coleta seletiva de resíduos sólidos, que está em atividade há mais 15 anos no município, de forma ininterrupta. Aliás, Capão da Canoa é referência nesse segmento.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado no ano de 1972, por meio de uma conferência da Organização das Nações Unidas (ONU), em Estocolmo. A finalidade da data é promover a conscientização da preservação dos recursos naturais, pelos poderes públicos e a população.

A partir dessa data instituiu-se o Dia da Reciclagem, também comemorado no dia 5 de junho, e a Semana Nacional do Meio Ambiente, de 1° a 5 de junho.

Para o Secretário de Meio Ambiente e Planejamento, Jorge Arbello, o Dia Mundial do Meio Ambiente e as demais datas relacionadas são de suma importância, pois possibilitam a reflexão. “Nossa comunidade é convidada a repensar certas atitudes e adotar práticas de preservação, tão simples, mas que fazem uma grande diferença”, observa.

O Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, afirma que se cada munícipe fizer a sua parte, ou seja, reciclar os seus resíduos sólidos e descartá-los de forma correta, nosso meio ambiente será preservado. “Pequenos gestos têm o poder de elevar a qualidade de vida no nosso município, e para isso basta a contribuição de todos”, analisa.


Confira algumas atividades de preservação de fácil execução:

  • Ajude a limpar uma praia;
  • Faça coisas com material reciclado;
  • Plante uma árvore ou um mini jardim em sua casa;
  • Utilize materiais reciclados;
  • Tenha por hábito separar os resíduos sólidos dos líquidos;
  • Ajude a limpar um parque público.


Saiba como descartar seus resíduos de forma correta, através da Tabela de cores e tipos de resíduos:


Azul
– Papel/papelão;

Amarelo
– Metal;

Verde – Vidro;


Vermelho
– Plástico;


Marrom
– Orgânico;


Laranja
– Resíduos perigosos;


Preto
– Madeira;


Cinza
– Resíduos gerais não recicláveis, misturados ou contaminados, que não passíveis de separação;


Roxo
– Resíduos radioativos;


Branco
– Resíduos ambulatoriais e de serviço de saúde. 




Créditos: Júlia Bozzetto/Imprensa PMCC


Acessibilidade


Para navegação via teclado,
utilize a combinação
ALT + TECLA DE ATALHO