31/07/2017

Secretaria de Educação atualiza e informa Censo Escolar do município ao MEC

Ação tem como objetivo garantir qualidade da rede de ensino

A Prefeitura de Capão da Canoa, através da Secretaria de Educação, finalizou, cadastrou e informou ao Ministério da Educação (MEC) o Censo Escolar do município. Nesta fase, foram fornecidos dados da Matrícula Inicial. Trata-se de informações das escolas, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula, da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, incluindo os alunos atendidos na Educação Especial, os alunos participantes do Programa Novo Mais Educação, de todos os estabelecimentos públicos e privados, da educação básica.

A Secretária de Educação, Regina Witt, afirma que toda a equipe está empenhada em, diariamente, qualificar a rede municipal de ensino de Capão da Canoa. “Da reforma nas escolas à capacitação dos servidores, buscamos o aperfeiçoamento para construir uma boa relação com a comunidade e prestar um serviço de qualidade para todos aqueles que utilizam da estrutura escolar”, analisa.

As informações dão subsídios, para o próximo ano, aos cálculos dos repasses de recursos do governo federal, dos programas de manutenção da educação básica, alimentação escolar, transporte escolar e demais projetos coordenados pelo MEC através do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), para o município conforme o valor aluno anual (VAA) e para as escolas, através do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), além de guiarem as políticas públicas para o desenvolvimento e qualificação da educação. No início de 2018, ocorre a coleta da segunda etapa, referente à Situação do Aluno (aprovados, reprovados, transferidos e evadidos do ano anterior).

Neste ano de 2017 o número de alunos cadastrados no Censo, nas escolas municipais aumentou em mais de 1200 (mil e duzentas) crianças e adolescentes.

Em matrículas, quando é somado o número de matrículas da Educação Infantil, o Ensino Fundamental e contado dobrado as matrículas em atendimento educacional especializado e Programa Novo Mais Educação (PNME), onde os alunos são atendidos em turno inverso ao da aula, as matrículas no município aumentaram em mais de 2.500 matrículas no CENSO 2017, onde haverá um aporte considerável no valor do repasse do FNDE ao município de Capão da Canoa para 2018.

Todo este trabalho foi organizado e coordenado pela Secretaria de Educação, a qual ofereceu capacitação e atendeu a todas as escolas municipais e particulares do município dando suporte para a digitação correta, atualizada e auxiliou para a finalização e fechamento dentro do prazo estabelecido pelo MEC de 31/07/2017.

O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro na área, sendo utilizado por vários Ministérios para o Desenvolvimento de Políticas Públicas para o Brasil.

O Censo abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional e a coleta de dados tem caráter declaratório e obrigatório. O levantamento permite compreender a situação educacional do país, das unidades federativas, municípios e escolas, permitindo o acompanhamento da efetividade das políticas públicas.

Créditos: Bernardo Zamperetti/Imprensa PMCC