31/08/2017

Executivo entrega plano plurianual ao legislativo

Além do PPA, também foram enviadas as diretrizes orçamentárias de 2018

Na quinta-feira (31), a Prefeitura de Capão da Canoa entregou à Câmara Municipal o Plano Plurianual de 2018-2021 e as diretrizes orçamentárias do exercício de 2018. Além do documento físico, arquivo digital foi enviado à Câmara para avaliação e, posterior, votação.

O Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, destaca o empenho das equipes das dez secretarias na busca pela elaboração do melhor planejamento para o município. “Elencamos as necessidades, de acordo com a prioridade de cada área, e tendo, como sempre, o desenvolvimento do nosso município como norte constante”, afirma.

O Plano Plurianual é o documento que traz as diretrizes, objetivos e metas de médio prazo da administração pública. Prevê, entre outras coisas, as grandes obras públicas a serem realizadas nos próximos anos. Ele tem vigência de quatro anos, portanto deve ser elaborado criteriosamente, imaginando-se aonde se quer chegar nos próximos quatro anos. Expressa a visão estratégica da gestão pública.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias é elaborada anualmente e tem como objetivo apontar as prioridades do governo para o próximo ano. Ela orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual, baseando-se no que foi estabelecido pelo Plano Plurianual. Ou seja, é um elo entre esses dois documentos. Pode-se dizer que a LDO serve como um ajuste anual das metas colocadas pelo PPA.

Créditos: Bernardo Zamperetti/Imprensa PMCC