31/08/2017

Capão da Canoa realiza 1º Seminário da Pessoa com Deficiência

Comunidade debateu e ordenou as reivindicações visando maior acessibilidade no município

Ao longo de toda a quarta-feira (30), a Prefeitura de Capão da Canoa, através da Secretaria de Cidadania, Trabalho e Ação Comunitária, e o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência realizaram o 1º Seminário da Pessoa com Deficiência. A ação aconteceu no plenário da Câmara Municipal e contou com a presença do Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano.

Na parte da manhã, palestraram para os participantes presentes: o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEPEDE), Rotechild Prestes, e o representante estadual das políticas públicas em prol da pessoa com deficiência, professor Adilso Luis Pimentel Corlassoli.

As temáticas debatidas foram focadas nas políticas públicas da pessoa com deficiência e as garantias dos direitos da pessoa com deficiência. Entre os temas do seminário, estiveram: saúde, acessibilidade, educação e inclusão no mercado de trabalho.

O Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, afirma que o executivo está focado em tornar o município uma referência dentro do sistema de acessibilidade para as pessoas com deficiência. “Estamos criando políticas públicas, visando beneficiar a população que possui algum tipo de deficiência, e toda nossa equipe está dedicada nesse movimento”, diz.

Para a Presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Shirley Pinto de Faria, a participação da comunidade é fundamental para que as reivindicações sejam atendidas pelo poder público. “A Prefeitura de Capão da Canoa tem sido uma grande parceira nossa, trabalhando de maneira intensa para atender as demanda do conselho”, analisa.

Cada conselho municipal tem como objetivo participar na definição das políticas públicas para o desenvolvimento da sua área, promover a realização de estudo, pesquisas, levantamentos e organização de dados e informações que servirão de subsídios para o conhecimento da realidade do meio. Além disso, tem como objetivo coordenar as atividades e ações em parceria entre poder público e instituições da sociedade.

Créditos: Bernardo Zamperetti/Imprensa PMCC