05/09/2017

Chefes do executivo de Capão da Canoa e Xangri-lá debatem sobre temas da região

Amauri Magnus Germano e Cilon Rodrigues da Silveira encabeçam a presidência da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte)

O Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, e o Prefeito de Xangri-lá, Cilon Rodrigues da Silveira, se reuniram para tratar de assuntos de interesse do litoral norte. Os dois prefeitos são, respectivamente, vice-presidente e presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte). O encontro aconteceu na manhã de terça-feira (5) no Gabinete do Prefeito.

Diversas pautas que envolvem a região litorânea estiveram em pauta, especialmente a questão da destinação de resíduos sólidos, assunto que está sendo tratado também na esfera estadual, junto a Secretaria Estadual de Meio Ambiente. O Secretário de Meio Ambiente e Planejamento de Capão da Canoa, Jorge Arbello, participou da reunião, juntamente com o chefe do Departamento de Meio Ambiente, Gilberto Lessa, e o engenheiro Filipe Brehm.

O Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, destaca o empenho das duas prefeituras na busca pelo desenvolvimento da região. “Capão e Xangri-lá são municípios referência na região e também no Rio Grande do Sul, por isso estamos trabalhando fortemente para continuar progredindo o nosso litoral norte”, analisa.

Para o Prefeito de Xangri-lá, Cilon Rodrigues da Silveira, é fundamental a união entre os executivos locais para continuar colhendo frutos que colaborem na evolução. “O litoral é uma região muito próspera, que cresce constantemente, então é necessário buscarmos unificar as forças das cidades”, diz.

A Associação dos Municípios do Litoral Norte – AMLINORTE é uma associação civil, sem fins lucrativos, regida pelas normas do Código Civil Brasileiro e da Constituição Federal, fundada em 1996 com o objetivo de defender, representar e valorizar os 23 municípios do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Integram a AMLINORTE os municípios de Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Capivari do Sul, Caraá, Cidreira, Dom Pedro de Alcântara, Imbé, Itati, Mampituba, Maquine, Morrinhos do Sul, Mostardas, Osório, Palmares do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Tavares, Terra de Areia, Torres, Tramandaí, Três Cachoeiras, Três Forquilhas e Xangri-lá.

Desde sua fundação, e entidade vem trabalhando fortemente em favor do conjunto de seus municípios, com o objetivo de promover ações voltadas ao desenvolvimento da região e em busca de soluções para demandas importantes no Litoral Norte. A Associação atua junto aos órgãos estaduais e federais e promove discussões sobre temas que envolvem a segurança pública, saúde, educação, turismo, meio ambiente, desenvolvimento sustentável, geração de emprego e renda e demais setores, com o objetivo de auxiliar no processo de crescimento dos municípios.

Créditos: Bernardo Zamperetti/Imprensa PMCC