11/09/2017

Prefeitos do litoral norte debatem sobre destinação de resíduos sólidos

Encontro aconteceu na Secretaria Estadual de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável na quarta-feira (6)

O Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, e o Secretário de Meio Ambiente e Planejamento, Jorge Arbello, participaram de reunião com a Secretária Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini. O encontro aconteceu em Porto Alegre, na tarde de quarta-feira (6), e contou com a presença de prefeitos do litoral norte, secretários de meio ambiente e profissionais da área, como o chefe do Departamento de Meio Ambiente de Capão da Canoa, Gilberto Lessa.

O principal assunto debatido foi a interrupção da atividade do aterro sanitário do município de Tramandaí, que serve como destino final para os resíduos de outras cidades do litoral norte. Assim, com a participação de técnicos do estado do Rio Grande do Sul, buscou-se um caminho para sanar esse impasse da região litorânea.

O Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, destaca, como forma de preservar o meio ambiente, a conhecida política dos três “R”: reduzir, reutilizar e reciclar. “É preciso trabalhar, desde a infância, a consciência do cidadão para ter o conhecimento sobre a importância de conservar a natureza”, analisa.

O Secretário de Meio Ambiente e Planejamento, Jorge Arbello, afirma que, ainda que a situação de Capão da Canoa esteja sob controle, é preciso pensar regionalmente. “Temos que analisar a conjuntura do litoral norte, por isso o forte empenho da nossa administração em colaborar na causa”, diz.

Desde sua fundação, a Amlinorte entidade vem trabalhando fortemente em favor do conjunto de seus municípios, com o objetivo de promover ações voltadas ao desenvolvimento da região e em busca de soluções para demandas importantes no Litoral Norte. A Associação atua junto aos órgãos estaduais e federais e promove discussões sobre temas que envolvem a segurança pública, saúde, educação, turismo, meio ambiente, desenvolvimento sustentável, geração de emprego e renda e demais setores, com o objetivo de auxiliar no processo de crescimento dos municípios.

Créditos: Bernardo Zamperetti/Imprensa PMCC