15/09/2017

Grupo de convivência dos idosos realiza aniversário do semestre

Todos os participantes do grupo, que fizeram aniversário entre janeiro e julho, receberam uma festa

Na tarde de quinta-feira (14), a Secretaria de Assistência e Inclusão Social, através do Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Idosos, realizou uma festa de aniversário para os participantes que nasceram entre janeiro e julho. O ato aconteceu na sede da Secretária, na Rua General Osório, e também nos distritos de Capão da Canoa.

O Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, afirma que atividades como essa são muito importantes para o desenvolvimento do convívio entre os idosos do município. “Com certeza, é um momento muito emocionante para todos eles e para nós, do executivo municipal, também, toda a equipe está de parabéns pelo grande ato”, diz.

O Coordenador do Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Idos, Lucas Gomes, parabeniza toda a equipe da Secretaria de Assistência e Inclusão Social pelo empenho no trabalho realizado desde o início da gestão. “É uma alegria muito grande para nós receber o carinho dos nossos vovôs e vovós, além do reconhecimento de todos aqueles que participam diariamente conosco”, analisa.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos é um Serviço da Proteção Social Básica que tem por foco o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social.

A intervenção social deve estar pautada nas características, interesses e demandas dessa faixa etária e considerar que a vivência em grupo, as experimentações artísticas, culturais, esportivas e de lazer e a valorização das experiências vividas constituem formas privilegiadas de expressão, interação e proteção social. Devem incluir vivências que valorizam suas experiências e que estimulem e potencializem a condição de escolher e decidir.

Créditos: Bernardo Zamperetti/Imprensa PMCC