29/06/2020

Executivo inicia processo de formação de cadastro de inscrições para cursos profissionalizantes

Cadastro terá validade para todas as turmas abertas até junho de 2021, sem previsão exata para início ou número de vagas específico em razão da Pandemia COVID-19

A Prefeitura Municipal de Capão da Canoa, através da Secretaria de Cidadania, Trabalho e Ação Comunitária, iniciou o processo de formação de cadastro de inscrições para cursos profissionalizantes em parceria com o Fecomércio Sesc/Senac, cadastro que terá validade para todas as turmas abertas até junho de 2021, sem previsão exata para início ou número de vagas específico em razão da Pandemia COVID-19.

Estão sendo ofertados os cursos: Técnicas Básicas de Panificação e Confeitaria na Padaria Comunitária Zoina Norte, os cursos Corte e Costura e Modelagem no Centro de Qualificação Profissional, e Informática Fundamental no Espaço Fecomércio Sesc/Senac junto á Casa da Cidadania.

A abertura das primeiras turmas está prevista para agosto de 2020, atendendo a recomendação do Estado, reduzindo em 50% o número de alunos em cursos livres, possivelmente com turmas de oito a dez alunos no período da pandemia. Por esta razão possivelmente serão abertas ainda este ano mais de uma turma em turnos diferentes para contemplar um número mais próximo de alunos contemplados conforme foi nos anos anteriores.

O Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano destaca a importância de manter, mesmo durante os tempos difíceis vivenciados, a qualificação da população de Capão da Canoa. “Embora nossos esforços estejam voltados ao combate ao COVID-19, o executivo municipal segue trabalhando nas demais demandas do município, entre elas a qualificação profissional da nossa comunidade’’, afirma.

O Secretário de Cidadania, Trabalho e Ação Comunitária, Zeno Ribeiro Júnior, diz: “Não adianta aguardarmos a pandemia passar para realizar as inscrições e posteriormente iniciar o processo de contratação e abrir as turmas, assim que a situação do Município permitir a abertura de turmas, em acordo com os decretos estaduais e municipais, as inscrições já estarão encaminhadas, precisando somente o aluno realizar a matrícula e iniciar o curso. A qualificação profissional tem sido nossa maior ferramenta para ajudar os cidadãos a vencerem o desemprego, e agora é mais preciso do que costumava ser nos anos anteriores. A parceria entre o Município e o Fecomércio SESC/SENAC veio na hora certa para garantir que o cidadão tenha um maior acesso a qualificação profissional, não só neste ano com todas estas incertezas, mas também nos anos que temos pela frente, período em que mundo inteiro estará se recuperando em vários fatores e setores, entre eles o que tem deixados todos preocupados, o econômico."

As inscrições poderão ser realizadas a partir do dia 1° de julhode 2020 até o dia 31 de julho de 2020, de forma não presencial através do Sistema de Protocolo 1Doc: capaodacanoa.1doc.com.br/atendimento na opção APLICAÇÕES. Maiores informações disponível no edital em anexo.