30/07/2020

Prefeito recebe prêmio do “Programa Prefeito Amigo da Criança”

O projeto fortalece a ação dos gestores municipais, promovendo ações e políticas públicas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes

Na tarde de quarta-feira (29), o Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, recebeu um troféu e uma placa de homenagem, referente ao prêmio Prefeito Amigo da Criança. O projeto foi criado pela Fundação Abrinq com o objetivo de auxiliar tecnicamente os prefeitos e prefeitas para que priorizem em suas gestões a criança e o adolescente. As ações contaram com a atuação  fundamental do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolecentes (Comdica), que se trata de um importante instrumento de efetivação das políticas públicas dessa área.

O Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, destaca a realização de um processo de planejamento com alocação orçamentária nas políticas para a infância e adolescência. “Estamos mobilizando órgãos, instituições públicas e privadas em apoio à administração municipal para desenvolverem ações integradas e de impacto na vida das crianças e dos adolescentes”, diz.

O projeto

O programa, que iniciou em 1996, fortalece a ação dos gestores municipais, oferecendo suporte técnico para implementarem ações e políticas públicas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, e consequentemente os mecanismos recomendados pela Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Bem como, oferece metodologias e ferramentas de apoio à gestão municipal, desde a elaboração de um diagnóstico do cenário da infância e adolescência no município até a apuração do orçamento municipal, incentivando e orientando a constituição e o fortalecimento de uma rede de proteção integral para as crianças e os adolescentes.

Créditos: Bernardo Zamperetti