08/10/2021

Nota de esclarecimento | SAIS

A Secretaria de Assistência e Inclusão Social, juntamente com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), vem por intermédio da presente nota esclarecer que as pessoas em situação de rua, no município, e que demonstraram interesse em superar essa situação foram encaminhadas ao alojamento provisório pela equipe técnica (assistente social e psicólogo) do CREAS/SAIS. No alojamento, os usuários, que estavam em situação de rua, têm a disposição alimentação (café, almoço e janta.)

O contrato vigente tem duração de 04 meses e irá encerrar-se no dia 29/10/2021, uma vez que o contrato foi encaminhado emergencialmente, em virtude da situação de baixas temperaturas do inverno. O proprietário do local onde se encontram as pessoas, que estavam em situação de rua, manifestou que não deseja renovar o contrato nesta oportunidade.

Destaca-se que, entre as pessoas que estão no alojamento, bem como as que passaram por lá, não foi reportado nenhum caso de COVID-19.

Também gostaríamos de salientar que foi realizada busca de orçamentos em diversos locais da rede hoteleira e pousadas no município, aliado ao edital nº 275 de 22 de junho de 2021, o qual ficou aberto do dia 24/06/2021 até o dia 27/09/2021 e não teve interessados em receber as pessoas em situação de rua para serem alojadas em espaço a ser locado pela municipalidade.

A administração municipal do Prefeito Amauri Magnus Germano, da vice-prefeita Juliana Martin e da Secretária Municipal da Assistência e Inclusão Social, Maria Elisete Machado Germano (Secretária Zetinha) são sensíveis às causas sociais e sempre buscam o melhor para os usuários que necessitam de atendimento através da rede socioassistencial deste município, destaca-se que, desde o início da pandemia do COVID-19, as pessoas que estavam em situação de rua foram atendidas dentro do possível com alojamento e alimentação, para que pudessem permanecer em vista do agravamento do COVID-19.

Importante destacar que houve por parte da iniciativa privada doações tais como: cobertores, colchões, travesseiros, material de higiene, roupas, cestas básicas, lanches para atender a essa demanda, como tanta outras  atendidas na SAIS

Capão da Canoa, 08 de outubro de 2021.