08/11/2021

Reunião para efetivação da Comissão do Ciase é realizada

A Comissão Intersetorial de Acompanhamento do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Ciase) busca articular políticas públicas junto ao Sistema de Garantias de Direitos

Representantes do Executivo Municipal e da sociedade civil ligados às atividades de educação, saúde, conselho tutelar, segurança pública e do poder judiciário se reuniram na tarde da última sexta-feira (5), no auditório do Centro Administrativo para debaterem sobre a efetivação da Comissão Intersetorial de Acompanhamento do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Ciase).

Na reunião, a Secretária Municipal de Assistência e Inclusão Social, Maria Elisete Machado Germano destacou o desafio para quem atua na área e acrescentou que para se ter êxito, é necessário a realização de um trabalho em rede com todos os atores para a realização dos devidos encaminhamentos.

O Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano destacou a parceria do município com Poder Judiciário na questão dos adolescentes que são encaminhados pela justiça ao CREAS para o cumprimento das medidas socioeducativas, bem como aproveitou a presença da Juíza Dra. Adria Josiane para agradecer a contribuição junto à comissão intersetorial de acompanhamento socioeducativo e ao trabalho prestado à comarca, por fim agradeceu a todos pela disponibilidade de fazerem parte da comissão, onde destacou que precisa ter coragem para o serviço acontecer, finalizou o Prefeito.

O Coordenador do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Mateus Florentino dos Santos, agradeceu a presença dos participantes. “Agradecemos a presença de todos os presentes, em especial da Magistrada Dra. Adria Josiane Müller Gonçalves Atz por se fazer presente para a concretização de um trabalho árduo que objetiva a criação de uma sociedade melhor”, afirmou.

A comissão é embasada na Lei 12.594/2012 (Lei do Sinase – Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo).  O Ciase busca articular políticas públicas junto ao Sistema de Garantias de Direitos, contemplando Sistema Educacional, Sistema Único de Saúde, Sistema de Justiça e Segurança Pública e Sistema Único da Assistência Social. Atribui-se à Comissão a promoção da intersetorialidade como estratégia das ações de execução das Medidas Socioeducativas de Privação de Liberdade e dar apoio às medidas de meio aberto.

Deliberou-se, ao final da reunião, que o próximo encontro será realizado no dia 8 de dezembro, às 09h no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Créditos: Gilson Quintana