13/01/2022

Prefeitura e FGTAS/Sine entregam carteiras aos artesãos do município

Ação incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização

A parceria entre a Prefeitura de Capão da Canoa e a agência FGTAS/Sine do município resultou em mais uma entrega de carteiras de artesão para cidadãos caponenses. Participaram da reunião, além dos artesãos, o Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, a Secretária de Cidadania, Trabalho e Ação Comunitária, Almei Reis, o Coordenador da agência FGTAS, Cristian Machado, e o Supervisor do Artesanato, Leonardo Meira. O ato de entrega ocorreu na tarde de quarta-feira (12).

A Carteira de Artesão é o documento emitido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), através do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA). A identidade profissional possibilita ao artesão contribuir e gozar dos benefícios da Previdência Social, além de usufruir da isenção de ICMS para a circulação de produtos, da emissão de notas fiscais e da exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras.

O PGA incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização. É desenvolvido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), instituição vinculada à Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social (STAS).

O Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, afirma que o artesanato é uma importante ferramenta econômica para o município. “É essencial pensar e executar políticas públicas com foco no desenvolvimento social e econômico da nossa comunidade e o artesanato é um segmento relevante nesse sentido”, relata.

Créditos: Bernardo Zamperetti