03/02/2022

Conselho Municipal de Agropecuária e Pesca realiza reunião para tratar das ações para 2022

O encontro foi realizado de forma híbrida, presencialmente e online

No último dia 28 de janeiro, o Conselho Municipal de Agropecuária (COMDAPE) realizou uma reunião para tratar das ações do colegiado para o ano de 2022. O encontro foi realizado de forma híbrida, presencialmente e online.

Entre os temas debatidos está o Programa Avançar RS, com a finalidade de reduzir a falta de água no Interior do município, em especial, na travessa da Laguna em Arroio Teixeira, pois aí há uma aglomeração de moradias. Essa reivindicação é uma antiga demandada daquela comunidade.

O Progama Avançar RS esta a cargo do Estado do Rio Grande do Sul e depende da manifestação de vontade de adesão por parte dos municípios. Capão da Canoa solicitou a adesão. O programa prevê a construção de dez microaçudes de até 1.600 m³ de capacidade de armazenamento e a perfuração de um poço artesiano por município, equipado com bomba especifica. Ao município caberá a implantação da rede de distribuição da água. O projeto dos microaçudes estará focado na dessendentação dos animais e para fins de irrigação de culturas ou pastagens cujo objetivo é amenizar os efeitos da seca.

Como sugestão, o município poderia criar programas de fortalecimento da agricultura e da pecuária local. Isto poderia ser feito através da distribuição de sementes ou do transporte de calcário para os produtores, por exemplo, além do Projeto de Lei do fomento às Agroindústrias, que objetiva favorecer os pescadores.

Créditos: Gilson Quintana