conteúdo
Notícias
28/03/2022

EMEF Manoel Medeiros desenvolve projeto “sala ambiente”


O projeto consiste num espaço temático, bonito, diferenciado e totalmente pedagógico



A Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Medeiros está organizando uma “sala ambiente”, um espaço temático, bonito, diferenciado e totalmente pedagógico, para atender os alunos de 1º ao 4º ano da instituição. 

O projeto consiste numa sala na qual se dispõem recursos didático-pedagógicos e também será um espaço para contação de histórias. A ideia é fazer o aluno interagir com uma maior diversidade de recursos, jogos lúdicos- pedagógicos e ter mais condições de estabelecer uma relação entre o conhecimento escolar, a sua vida e o mundo.

Para que a sala ambiente reflita em maiores oportunidades de aprendizagem aos alunos, e não sejam depósitos de materiais, é indicado o planejamento que favoreça a utilização do espaço e do tempo. Ao iniciar a organização do espaço é importante lembrar que crianças necessitam de espaço que possam brincar, aprender, socializar e principalmente adquirir conhecimento.

A decoração deve partir do princípio de uma elaboração de propostas realizadas pelos educadores de forma que tenham uma distribuição e organização do espaço que corresponda às reais necessidades e que possam ser trabalhados os diferentes tipos de cultura e a diversidade (cultura indígena, a cultura afro, entre outras).

A estética é importante, porém a prioridade deve ser a sensação de bem-estar, um lugar acolhedor no qual, com o decorrer do ano letivo, sejam realizadas modificações de acordo com o planejamento dos professores.

O objetivo desta organização é que conte com os subsídios materiais necessários para a ilustração e enriquecimento das aulas.




Créditos: Gilson Quintana


Acessibilidade


Para navegação via teclado,
utilize a combinação
ALT + TECLA DE ATALHO