15/05/2017

Prefeitura inicia recolhimento de cavalos abandonados

O prefeito assinou na manhã de sábado (13), o início do projeto

A partir de quinta-feira (18), a Prefeitura de Capão da Canoa começará a tratar do recolhimento de cavalos que estão soltos e abandonados em diferentes áreas do município. Após a detenção do animal, será feita a identificação, através de foto e chip, para abrir um cadastro do equino.

Posteriormente, será feita uma série de exames para verificar a sanidade do animal, que ficará resguardado em uma hotelaria, de local não divulgado a fim de preservar a segurança dos cavalos. Feita a identificação e controle sanitário, o proprietário que comparecer aos postos de coleta (subprefeituras) deverá pagar uma multa que, após quitação, servirá como instrumento para que o dono retire o animal.

Para o Secretário de Coordenação dos Distritos, Eduardo Sarmento, um problema de vários anos começará a ser solucionado. “Estamos atendendo a inúmeros pedidos da população, não apenas dos distritos, mas também de todo o município de Capão da Canoa, por isso essa força-tarefa é uma atitude importante tomada pela gestão Amauri e Jairo”, afirma.

O Secretário de Saúde, Josiel de Matos, garante que se trata de um problema de saúde e segurança que será cuidado pelo executivo municipal. “Há vários cavalos soltos e abandonados, que merecem o devido tratamento, e a solução dessa questão também beneficia os moradores e moradoras da nossa cidade”, diz.

O Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, destaca que a iniciativa engloba várias secretarias municipais, o que reforça a união e comprometimento da gestão para com a comunidade. “Secretaria dos Distritos, da Saúde, da Fazenda, da Cidadania, do Meio Ambiente e Planejamento, Assistência e Inclusão Social, entre outras, estão envolvidas na resolução desse problema, comprovando nossa luta pelo melhor do município”, observa.

Créditos: Bernardo Zamperetti/Imprensa PMCC