ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ? APAE CAPÃO DA CANOA - RS CNPJ Nº 90.257.007/0001 -86 DECRETO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL Nº 243 de 25/09/99 CERTIDÃO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL Nº 02658 de 09/06/15 REGISTRO FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Nº 1149 de 30/01/95 REGISTRO no STCAS nº 200410 CEBAS Nº 71000046085/2017 -77 de 29/12/2017 Fone: (51) 3625 -3534 E-mail capaodacanoa@apaers.org.br Página 1 de 26 PLANO DE TRABA LHO APAE ?INTEGRADO ?EDUCAÇÃO ? SAÚ DE ? ASSISTÊNCIA SOCIAL PLANO DE TRABALHO APAE 1. DADOS CADASTRAIS Órgão/Entidade Proponente Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE C.N.P.J. 90.257.007/0001 -86 Endereço Av. Ubirajara nº 537 Bairro: Girassol (sede atual ? locada) Rua da Apae, nº 51 Bairro: São Jor ge (sede própria ? em construção) Cidade Capão da Canoa U.F. RS C.E.P. 95.555.000 DDD/Telefone (51)3625 3534 Email capaodacanoa@apaers.org.br Conta Corrente 0168 Banco Banrisul Agência 06.0116030 -2 Praça de Pagamento Capão da Canoa Nome do Re sponsável Luiz Almir Palmas C.P.F. 398. 860.690 -15 C.I./Órgão Expedidor 5022533821 SSP/RS Cargo Presidente Função Presidente Endereço : Av. Central nº421, ap. 1201 ? Bairro Zona Nova C.E.P: 95.555.000 2. INSCRIÇÕES E CADASTROS DA ENTIDADE: INSCRI ÇÃO / CADASTRO NÚMERO VALIDADE Conselho Municipal de Assistência Social ? CMAS 003 Indeterminado Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente ? CMDCA 005 Indeterminado Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS 71000046085/2017 - 77 28/12/2025 Federação Nacional das Apaes 1149 Indeterminado Utilidade Pública Municipal 243 Indeterminado Utilidade Pública Estadual 2658 28/06/2022 ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ? APAE CAPÃO DA CANOA - RS CNPJ Nº 90.257.007/0001 -86 DECRETO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL Nº 243 de 25/09/99 CERTIDÃO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL Nº 02658 de 09/06/15 REGISTRO FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Nº 1149 de 30/01/95 REGISTRO no STCAS nº 200410 CEBAS Nº 71000046085/2017 -77 de 29/12/2017 Fone: (51) 3625 -3534 E-mail capaodacanoa@apaers.org.br Página 2 de 26 PLANO DE TRABA LHO APAE ?INTEGRADO ?EDUCAÇÃO ? SAÚ DE ? ASSISTÊNCIA SOCIAL 3. DESCRIÇÃO DO PROJETO : 3.1 - PROPOSTA A PRESENTADA À SECRETARIA DE EDUCAÇÃO : Título do Projeto : Período de Execução Educação profission al Início A partir do início Término 12 meses (renovável) Identificação do Objeto : Público: Até 60 pessoas com deficiência (45 da lista de espera Escola Ana Bauer e 15 já atendidos pelo convênio) Período: Segunda a sexta -feira das 8h00min às 12h:00min e da 13h00min às 17h00 min (30 pcds no turno da manhã e 30 no turno da tarde) ? Local de implementação do projeto: Preferencialmente na Rua da Apae, nº 51, Bairro São Jorge ? Capão da Canoa/RS (sede própria ? em mudança) ou Av. Ubirajara nº 537 , Bairro Girassol (sede atual ? locada, em caso de impossibilidade de mudança para sede própria) . Ressaltamos aqui, que em casos extremos de situações atípicas de emergência em saúde, cala midade pú blica, epidemias, pandemias, eventos climáticos e demais situações adversas que impossibilitem o atendimento do grupo e a realização das atividades de forma presencial, estes poderão ser ofertado s de forma remota ? online ? através de aplicativos específ icos para tal. Descrição da Realidade e Justificativa da Proposição : A AP AE tem como objetivo e princípios, incluir as pessoas com deficiência em todas as políticas públicas em consonância com a comunidade; de forma que, estabeleça -se estratégias em segmentos sociais, contribuindo para uma melhor qualidade de vida em sociedade para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla, visto que, a família é o principal meio de interação e apoio, proporcionando -a uma preparação para que esta saiba como recepcionar/contribuir, para que haja mel hor entendimento do familiar da pessoa com defici ência. No que se refere ao âmbito pedagógico , um Atendimento Educacional Especializado, respectivamente incluído na escola comum, bem como na comunidade escolar, desenvolvendo a autonomia do assistido potencializand o suas habilidades e interesses, apoiando o desenvolvimento permanente dos serviços prestados, com ética e eficiência. De acordo com a lei nº 9394/96 das Diretrizes e Bases Nacionais da Educação, Educação Especial para o Trabalho destina -se aos alunos com deficiência ou transtornos glob ais do desenvolvimento, e conforme o art. 59, Item III, [...] visando a sua efetiva integração na vida em sociedade, inclusive condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção no trabalho competitivo, mediante articulação com os órgão s oficiais afins, bem como para aqueles ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ? APAE CAPÃO DA CANOA - RS CNPJ Nº 90.257.007/0001 -86 DECRETO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL Nº 243 de 25/09/99 CERTIDÃO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL Nº 02658 de 09/06/15 REGISTRO FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Nº 1149 de 30/01/95 REGISTRO no STCAS nº 200410 CEBAS Nº 71000046085/2017 -77 de 29/12/2017 Fone: (51) 3625 -3534 E-mail capaodacanoa@apaers.org.br Página 3 de 26 PLANO DE TRABA LHO APAE ?INTEGRADO ?EDUCAÇÃO ? SAÚ DE ? ASSISTÊNCIA SOCIAL que apresentam uma habilidade nas áreas artística, intelectual ou psicomotora. As atividades complementares /projetos especiais tem como finalidade , potencializar o assistido no desenvolvimento da aprendizagem, talen tos, criatividade e outras formas de se relacionar com o conhecimento e promover a interação e a comunicação social, destinando -se a crianças, jovens e adultos impossibilitados de seguirem o fluxo escolar da educação especial, bem como do ensino regular, a fim de terem garantia a continuidade da educação sem as especificidades previst as em níveis e etapas de ensino, favorecendo o processo de integração, através de atividades de motivadoras de acordo com suas limitações, potencialidades e interesses. Enfati zam -se condições para o atendimento interdisciplinar, contando com profissionais de educação, saúde e serviço social, dentre outros, ou por meio de parcerias com instituições da comunidade, além de encaminhamentos dos alunos a serviços externos à APAE , qua ndo necessário; propõe -se articulação permanente com profissionais da área clínica, atuantes em programas de reabilitação aos alunos das escolas especiais das APAES , na própria instituição ou em instituições parceiras, promoção da interdisciplinaridade e a intersetor ialidade entre áreas que contribuam para o desenvolvimento integral dos alunos; adoção do modelo social de deficiência, em substituição ao modelo clínico; atualização e evolução nas ações, de forma a acompanhar e beneficiar às pessoas com defici ência intelectual e múltipla com iniciativas inovadoras. Para isso vamos ofertar as seguintes oficinas, comprovadas posteriormente através de prestações de contas mensais. Oficina de Culinária O projeto de Culinária é uma das estratégias de preparação para o mercado de trabalho, sendo uma prática de absorção e repetição de conteúdos necessários para a vida independente, com resgate também da autoestima e autoconfiança. Por meio desse projeto, é possível trabalhar alguns aspectos relacionados à autonomia, hi giene e conservação do ambiente de trabalho e convívio social, além de ampliar o olhar sobre as possibilidades para as contratações. Durante a execução da oficina, os atendidos aprendem a reconhecer os alimentos, elaborar um cardápio com informações nutric ionais e reaproveitar os itens. A cada aula, eles colocam a mão na massa e preparam deliciosas receitas salgadas e doces. O projeto está alinhado ao programa que envolve o plantio e a manutenção de horta com temperos, hortaliças, legumes e verduras na pró pria instituição. A atividade também trabalha a coordenação motora, desenvolvimento e habilidades, rotina de preparação de vida diária. Trabalhar com o estudo das cores, aromas, cheiros e texturas dos alimentos. ?Apresentar os alimentos de uma forma lúdica e natural?. Oficina de Cuidado e Higiene Pessoal Com está oficina visamos promover, através da educação, a higiene corporal e a conscientização dos atendidos para o direito à saúde, sensibilizando -os para a busca permanente da compreensão de seus determi nantes e capacitando -os para a utilização de medidas práticas de proteção e recuperação da saúde. O Projeto mostra aos assistidos da APAE a educação para a saúde através de ações apoiadas: Banho, corte de unhas, cuidados com o cabelo, pele, dentes, vestuár io e alimentação, respeitando as possibilidades e os limites do próprio corpo. Exposição sobre a relevância do Projeto: Ser saudável é também estabelecer bons hábitos e compreender que o nosso corpo merece um carinho especial e que esse tratamento nos traz benefícios, principalmente na qualidade de vida e autoestima. A proposta é mostrar ao aluno que seu corpo ?é fonte de vida? e que merece carinho e cuidados especiais. Oficina de Sexualidade A oficina de sexualidade será realizada com os assistidos da Apae , buscando proporcionar educação, orientação e prevenção acerca de todos os aspectos que envolvem a sexualidade. Falar deste tema envolve diversos tabus e barreiras como repressão, poder, preconceito, desejo, paixão, prazer e tantos outros que precisam ser abordados com naturalidade, respeito e ética. A sexualidade humana compreende diversos aspectos diversificados e complexos, uma vez que norteia a relação com o corpo, afetos e relacionamentos, desta forma trata -se de um oficina abrangente e ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ? APAE CAPÃO DA CANOA - RS CNPJ Nº 90.257.007/0001 -86 DECRETO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL Nº 243 de 25/09/99 CERTIDÃO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL Nº 02658 de 09/06/15 REGISTRO FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Nº 1149 de 30/01/95 REGISTRO no STCAS nº 200410 CEBAS Nº 71000046085/2017 -77 de 29/12/2017 Fone: (51) 3625 -3534 E-mail capaodacanoa@apaers.org.br Página 4 de 26 PLANO DE TRABA LHO APAE ?INTEGRADO ?EDUCAÇÃO ? SAÚ DE ? ASSISTÊNCIA SOCIAL conteúdos a se rem alcançados a partir do perfil do grupo a ser atendido. Precisamos proporcionar informações corretas e falar de temas como, autoconhecimento do corpo humano e seu funcionamento, doenças sexualmente transmissíveis, métodos contraceptivos, gravidez, violê ncia, abuso entre tantos outros que dizem respeito a esta temática. A construção desse conhecimento será feita durante os momentos de oficina em grupo sobre aspectos gerais, e em separados de acordo com a demanda do próprio grupo, utilizando recursos de d inâmicas lúdicos, documentários, textos, conversas e reflexões em grupo e individuais, tendo como objetivo maior a psico educação, o sigilo, e a orientação sexual. Oficina de Horta e Jardinagem A Oficina Horta e jardinagem é um ótimo instrumento pedagógico, pois além de lúdico, motiva e cria um ambiente alegre descontraído, dinâmico e reflexivo, pois atividades ligadas ao uso do solo como revolver a terra, plantar, arrancar mato, podar, regar não só constituem ótimo exercício físico, como representam uma forma de aprendizado saudável e criativo, tal qual o contato com as coisas da natureza. Os alunos aprendem, na prática, temas como nutrie ntes do solo, a importância do plantar, planejar, transplantar, decidir o que vai fazer com o que colheu, do que semeou, do que utilizou, de como cuidar, etc. Essas experiências ao vivo despertam o interesse fornecendo inúmeros conhecimentos referentes às plantas, hortaliças, verduras, flores, enriquecendo o seu conhecimento, responsabilidade e compromisso de forma prazerosa, fortalecendo os valores e as atitudes, a fim de permitir também o desenvolvimento da autonomia. Por isso os assistidos devem estar pr esentes na maioria das etapas e atividades desenvolvidas na horta, desde a seleção das espécies cultivadas, plantio, cuidados com a horta, colheita e pesquisas auxiliando no desenvolvimento, manutenção da horta e na supervisão dos trabalhos. Podem também elaborar estratégias que permita aos assistidos trabalharem os conteúdos, a partir de uma visão interdisciplinar. Neste sentido o projeto se torna uma fonte de recursos para aprendizagem através da observação, pesquisa e reflexão, realizando as atividades , trabalhando, vivenciando situações de aprendizagem, dando continuidade a uma estruturação e preservação do ambiente escolar a partir da horta, jardinagem. A Oficina Horta e Jardinagem têm por objetivo levar aos assistidos uma forma de aprendizagem difere nciada, permitindo o desenvolvimento da autonomia, habilidades e potencialidades. Estimular a interação de todos os envolvidos e mudanças práticas de atitudes e a formação de novos hábitos com responsabilidade a adquirir novos conhecimentos com a aprendiz agem através da prática do dia - a-dia Reconhecer o valor funcional e nutritivo das hortaliças, o auto sustento, a com postagem do lixo diminuindo o volume de lixo; Criar uma área verde produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis; Despertar o intere sse de todos para o cultiv o de horta e conhecimento de prá ticas de jardinagem; A partir da horta, promover e estimular a alimentação saudável; Envolver a comunidade e as famílias nas atividades; Incentivar a ornamentação a instituição, o cuidado e pres ervação ambiental, através de organização e coordenação da horta e jardim; Despertar o interesse dos assistidos para o cultivo de horta e conhecimento do processo de germinação; Construir a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustent ação da vida em nosso planeta; Perceber e conhecer a diferença da horta orgânica; Compreender a relação entre solo, água, nutrientes, semeaduras, adubação e colheita; Manuseio correto das ferramentas; Promover a prática em conjunto; Conscientizar os alunos , da importância e do aproveitamento de material do material reciclável; Trabalhar a ideia de que o lixo orgânico é fontes nutrientes para a horta; Ter a consciência de que utilizar o lixo reciclável, ajuda no desenvolvimento do meio ambiente; Conhecer e dar condições para a implantação e adequação de uma horta; Comunicação e expressão; Autonomia e diversidade; Interação e cooperação; Ciências, Meio ambiente; Tipos de solos - sua constituição e características (arenoso argilos o orgânico) Meio ambiente, Reciclagem, necessidade e benefícios, Surgimento das técnicas de cultivo das plantas, a agricultura, Importância das minhocas, Fungicidas orgânicos, Ervas daninhas, Compostagem, Mais/menos, Maior/menor, Formas geométricas, Sistem a de medidas, - Sistema monetário, Longe perto, Gráficos; Importância do sol para as ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ? APAE CAPÃO DA CANOA - RS CNPJ Nº 90.257.007/0001 -86 DECRETO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL Nº 243 de 25/09/99 CERTIDÃO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL Nº 02658 de 09/06/15 REGISTRO FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Nº 1149 de 30/01/95 REGISTRO no STCAS nº 200410 CEBAS Nº 71000046085/2017 -77 de 29/12/2017 Fone: (51) 3625 -3534 E-mail capaodacanoa@apaers.org.br Página 5 de 26 PLANO DE TRABA LHO APAE ?INTEGRADO ?EDUCAÇÃO ? SAÚ DE ? ASSISTÊNCIA SOCIAL plantas, Saúde; - Hábitos que favorecem uma boa alimentação, classificação dos alimentos, Como tornar a alimentação rica e saudável. Oficina de Reciclagem/ Artesanato O p resente projeto visa instigar nos assistidos a consciência ambiental, aprendendo hábitos responsáveis que os levem, por meio de atividades, a propostas de consciência reflexiva, um entendimento melho r sobre informações referent es de como reciclar, reutiliza r, reaproveitar os materiais recicláveis. Discerni - los, e aprender a verdadeira função social de reciclagem. Entende como fonte de renda, melhoria do ambiente em que vivemos e aprendizagem, fazendo com que os mesmos levem os conhecimentos aprendidos e diss eminem em suas famílias e sociedade. A aplicação desse projeto não se restringe ao ambiente físico somente, mas, inclui, principalmente, relações sociais, econômicas e culturais. O enriquecimento cultural dos assistidos com deficiência int electual e múltipla a respeito desse assunto. No que o descaso com o meio ambiente nos atinge diretamente e indiretamente? Como está estereotipada a reciclagem na sociedade atualmente? Essas questões podem muito bem serem trabalhados sempre tornando um hab ito e não ensinadas isoladamente. Uma vez que o futuro do planeta depende de todos. Geralmente desenvolve com mais sensibilidade o gosto e o amor pela natureza já no adulto, muitas vezes, é preciso desenvolver o respeito. Percebe -se, portanto , que a Educação Ambiental está presente em todas as esferas da sociedade, as falas estão cada vez mais intensas. Porém a destruição continua. E por quê? A cidadania tem fator fundamental para conscientização deste contexto global. Abordaremos a questão sobre o lixo (plástico) e suas implicações, seu destino final, possíveis alternativas para solucionar esta situação, resultando em uma das opções, a reciclagem. Atitudes concretas: coleta seletiva de garrafas, latas, plásticas e po tes de sorvete; recortes, pinturas, colagens, dobraduras; montagem de vídeo. O projeto sobre a arte de reciclar, te m por princípio básico conscientizar sobre a necessidade de construir uma prática social , baseada na preservação do amb iente e, devido ao grande número de descartes, surgiu a ideia de repensar os hábitos com a reutilização desses materiais. Como conteúdo de planejamento com a oficina de artesanato, trabalhando as habilidades individuais e coletivas dos assist idos. - Compreender a importância da reciclagem, estimulando mudanças de comportamentos e promovendo a socialização. - Incentivar o cuidado com o meio ambiente por meio da reutilização dos materiais descartados. Oficina de Atividade Física A prática de ati vidade física e/ou esportiva por pessoas com algum tipo de deficiência pode proporcionar dentre todos os benefícios da prática regular de atividade física que são mundialmente conhecidos, a oportunidade de testar seus limites e potencialidades, prevenir as enfermidades secundárias à sua deficiência e promover a integração social do indivíduo. As atividades físicas, esportivas ou de lazer propostas às pessoas com deficiência, possui valores terapêuticos, evidenciado benefícios tanto na esfera física quanto psíquica. Para isso, o Incluir pelo Esporte visa desenvolver atividades esportivas para o desenvolvimento de habilidades e inclusão. Desenvolver em nossos atendidos o espírito de equipe, competitividade e práticas de uma vida saudável através do esporte, atividades cognitivas e de iniciação em artes manuais, com o objetivo de estimular os participantes a interagir, observar, experimentar e explorar diversos materiais e técnicas, buscando sempre identificar e valorizar o conhecimento prévio, o desejo, a to lerância e o potencial criativo de cada pessoa. ? Corpo e Movimento? são realizados visando proporcionar uma aprendizagem por meio de atividades corporais e físicas de baixo impacto, circuitos, capoeira, jogos rítmicos e teatrais que exploram os movimento s corporais, o equilíbrio e o desenvolvimento do potencial criativo e artístico. Oficina de Musicalização Iremos utilizar da música e dos elementos constituintes (som, ritmo, melodia e harmonia), com o objetivo de promover mudanças positivas a nível físi co, mental, social e emocional. As propostas destas atividades são melhorar no bem -estar dos assistidos, a música vem sendo cada vez mais incorporada às práticas alternativas e terapêuticas. A intervenção pode ser feita individualmente ou em grupo e envolv e atividades musicais como a escuta musical, canto, improvisação vocal e instrumental e outras que envolvam som e movimento de acordo com as necessidades específicas de cada pessoa. ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ? APAE CAPÃO DA CANOA - RS CNPJ Nº 90.257.007/0001 -86 DECRETO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL Nº 243 de 25/09/99 CERTIDÃO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL Nº 02658 de 09/06/15 REGISTRO FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Nº 1149 de 30/01/95 REGISTRO no STCAS nº 200410 CEBAS Nº 71000046085/2017 -77 de 29/12/2017 Fone: (51) 3625 -3534 E-mail capaodacanoa@apaers.org.br Página 6 de 26 PLANO DE TRABA LHO APAE ?INTEGRADO ?EDUCAÇÃO ? SAÚ DE ? ASSISTÊNCIA SOCIAL A dimensão lúdica será uma ferramenta pedagógica de muita importância e fa rá sentido, significado às situações e vivências cotidianas, através do exercício das quatro funções psicológicas específicas: a sensação, o pensamento, a intuição e o sentimento. O objetivo é melhorar a comunicação; coordenação rítmica e motora; percepç ão sonora, corporal e espacial; memória, atenção e concentração; orientação espaço -temporal. Criando combinados, despertando o entusiasmo pela prática de conjunto, desenvolver cooperação e disciplina do grupo, resgatar a cultura da brincadeira, desenvolve r postura, realizar apresentações para a comunidade, resgatar valores humanos, trabalhar autoestima, desenvolver a autonomia... Utiliza a expressão e os sons musicais na aprendizagem, além de explorar as possibilidades de desenvolvimento da linguagem, da expressão, da comunicação e do potencial criativo. Oficina de Artesanato Como uma forma de estimulação, o artesanato é uma das atividades desenvolvidas pelos assistidos. Acompanhados, eles confeccionam vários materiais como decorações em vidros, plásticos , latas, pintura em tecido, objetos decorativos, quadros etc. O objetivo é oportunizar através do trabalho artesanal o desenvolvimento das habilidades manuais de cada um. Isso faz com que possam explorar e expandir sua criatividade e consequentemente des pertar para o exercício de uma profissão. Além disso, a prática destas atividades artesanais desenvolve a atenção, concentração e coordenação motora. Trabalhamos a motricidade que são um conjunto das funções nervosas e musculares do corpo, a estimulação d a coordenação motora, e o pedagógico. O resultado além das estimulações é a felicidade e autoestima deles. A finalidade além de ensinar é também valorizar os trabalhos comercializando os materiais produzidos. Os artesanatos são vendidos na APAE e expostos para venda nos eventos que a entidade promove. Oficina dos Autodefensores Documento Norteador Defesa de Direitos Envelhecimento e Deficiência Intelectual Educação Inclusiva e a Transição da Educação Especial A Capacidade Legal das Pessoas com Deficiência Todos pelos direitos: Deficiência Intelectual, Cidad ania e Combate à Violência Oficina de capoeira e dança Os movimentos da dança e da capoeira propiciam o conhecimento sobre si, e sobre o outro através do diálogo corporal. A improvisação, a inteligência do corpo, a necessidade de agir, o equilíbrio, assim como as noções de espaço, tempo, ritmo, música e compreensão das regras de participação são princípios fundamentais ensinados dessa oficina. Oficina Reciclagem de Papel Essa oficina tem por objetivo transmitir aos assistidos a técnica da reciclagem de pap el favorecendo reflexões e discussões sobre temas da educação ambiental e o que a partir disso pode ser vivenciado no nosso cotidiano, bem como utilizar o papel reciclado e outros materiais reutilizáveis. Como objetivo de trabalhar as técnicas da reciclagem e a transformação do papel em práticas artísticas no qual são trabalhados o despertar da criatividade e o aperfeiçoamento das habilidades manuais por meio da arte com o papel reciclado. Oficina Velas aromáticas Tem como objetivo a prática de atividades como colorir a parafina, aromatizar, elaborar e pesquisar novos recursos, envolve diferentes técnicas de confecção de moldes para produzir velas e luminárias com utilização de materiais recicláveis e naturais para decoração. Oficina Sabonete A oficina de produção de sabonetes artesanais tem como objetivo oportunizar aos assistidos a utilização de materiais acessíveis, uma aula muito prazerosa, cheirosa e instrutiva, que pode até ser usada como trabalho manual, hobby ou fonte de renda. ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ? APAE CAPÃO DA CANOA - RS CNPJ Nº 90.257.007/0001 -86 DECRETO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL Nº 243 de 25/09/99 CERTIDÃO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL Nº 02658 de 09/06/15 REGISTRO FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Nº 1149 de 30/01/95 REGISTRO no STCAS nº 200410 CEBAS Nº 71000046085/2017 -77 de 29/12/2017 Fone: (51) 3625 -3534 E-mail capaodacanoa@apaers.org.br Página 7 de 26 PLANO DE TRABA LHO APAE ?INTEGRADO ?EDUCAÇÃO ? SAÚ DE ? ASSISTÊNCIA SOCIAL 3.2 - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO (META, ETAPA OU FASE) Meta Etapa /Fase Especificação Indicador Físico Duração Público Quantidade Início Término Oficina Protegida para as Pessoas com Deficiência ; Oferta de Oficina Protegida continuada em grupos ; - Ofertar oficina protegida continuada , visando atender ao perfil preponderante no grupo; - Oportunizar que a pessoa com deficiência perpasse em todas as fases do processo produtivo; - Potencializar o entendimento de autonomia e produtividade; - Estimular o inter esse por demais inserções produtivas; -Desenvolver habilidades manuais e sociais ampliando o convívio social; Pessoas com deficiência e suas famílias, Até 60 Contínuo Contínuo Educação Profissional Estabelecer parcerias: - SENAI; - SESC; - Empresas; - Secretaria da Cidadania; - Escolas Municipais; - Conselhos de Direitos; - Garantir o acesso a esses serviços de forma ampliada; - Evidenciar o acesso à educação especial, com autonomia e efetividade; Pessoas com deficiência e suas famílias Conforme a dem anda Conforme a demanda Conforme a demanda Favorecer o acesso do usuário a outros serviços - Encaminhamento e acompanhamento das demandas atendidas nas demais Políticas Públicas; Pessoas com deficiência e suas famílias Conforme a demanda Conforme a deman da Conforme a demanda Favorecer a produção de conhecimento/ materiais/recurso - Atividades de orientação às famílias referente a importância da sondagem das potencialidades individuais da PCD; - Dividir as ferramentas utilizadas que facilitarão o process o produtivo e de aprendizado; Pessoas com deficiência e suas famílias Até 60 Contínuo Contínuo ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ? APAE CAPÃO DA CANOA - RS CNPJ Nº 90.257.007/0001 -86 DECRETO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL Nº 243 de 25/09/99 CERTIDÃO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL Nº 02658 de 09/06/15 REGISTRO FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Nº 1149 de 30/01/95 REGISTRO no STCAS nº 200410 CEBAS Nº 71000046085/2017 -77 de 29/12/2017 Fone: (51) 3625 -3534 E-mail capaodacanoa@apaers.org.br Página 8 de 26 PLANO DE TRABA LHO APAE ?INTEGRADO ?EDUCAÇÃO ? SAÚ DE ? ASSISTÊNCIA SOCIAL DETALHAMENTO DOS PROFISSIONAIS Profissionais (número e cargo) Especificação sintetizada Carga Horária Semanal Indicador Físico Duração 01 - Pedagoga - Assegurar a participação dos docentes da Educação Especial na elaboração, desenvolvimento e avaliação do Projeto Educativo, identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando as necessida des específicas dos assistidos público -alvo. 20h Público Quantidade Início Término Pessoas com deficiência e suas famílias; Até 60 Contínuo Contínuo 01 - Assistente Social - O assistente social tem como objetivo no trabalho na APAE estreitar as relações família -instituição cada vez mais, entendendo que o usuário não é um ser dissociado da família ou comunidade. 20h Pessoas com deficiência e suas famílias, Até 60 Contínuo Contínuo 01 - Psicóloga - O papel do psicólogo vai além de ajudar diretamente o indivíduo que tem a deficiência . Ele também pode oferecer suporte aos pais, principalmente qu ando se trata de uma criança deficiente e há dúvidas sobre o processo de desenvolvimento do filho. 12 h Pessoas com deficiência e suas famílias Até 60 Contínuo Contínuo 02 - Monitor es Profissional pode ajudar os assistidos a lidar com conflitos e divergências e auxiliar nas soluções pedagógicas. Contribuem para reforçar a confiança entre a instituição e as famílias. 40h Pessoas com deficiência e suas famílias Até 60 Contínuo Contínuo 01 Educador Social 40h Pessoas com deficiência e suas famílias Até 60 Contínuo Contínuo 01 - Auxiliar Administrativo ?Profissional Vínculado as três secretarias. - O auxiliar administrativo é o profissional que presta suporte na gestão das empresas, auxiliando principalmente gestor es de finanças, de logística, de pessoal e da área operacional na realização de atividades de 40h Pessoas com deficiência e suas famílias Até 60 Contínuo Contínuo ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ? APAE CAPÃO DA CANOA - RS CNPJ Nº 90.257.007/0001 -86 DECRETO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL Nº 243 de 25/09/99 CERTIDÃO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL Nº 02658 de 09/06/15 REGISTRO FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Nº 1149 de 30/01/95 REGISTRO no STCAS nº 200410 CEBAS Nº 71000046085/2017 -77 de 29/12/2017 Fone: (51) 3625 -3534 E-mail capaodacanoa@apaers.org.br Página 9 de 26 PLANO DE TRABA LHO APAE ?INTEGRADO ?EDUCAÇÃO ? SAÚ DE ? ASSISTÊNCIA SOCIAL controle e emissão de documentos. 01 - Auxiliar de serviços gerais ?Profissional víncula do as três secretarias. - oferece auxílio e suporte rápidos a diversos setores da organização. Além de atuar na limpeza e na manutenção da higiene e organização dos ambientes, ele também é responsável por ajudar em outras funções como o controle de materia is. 40h Pessoas com deficiência e suas famílias Até 60 Contínuo Contínuo 01 - Advogado ?Profissional vinculada as três secretarias. - O advogado institucional atua na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, preferencialmente intelectual e múltipla; d efende os interesses da Apae, em juízo ou fora dele; elabora, examina e visa minutas de contratos, convênios e demais parcerias; emite parecer sobre matéria de interesse geral da Apae, e mantém a observância do Estatuto e do Regimento Interno; representa juridicamente a entidade junto a repartições públicas e privadas; mantem intercâmbio jurídico e dá interpretação final sobre matéria controvertida; dirige os serviços da Procuradoria da Apae. 10h Pessoas com deficiência e suas famílias. Até 60 Contínuo Cont ínuo 01 - Coordenador administrativo ? Profissional Vínculado as três secretarias. - Coordena, organiza e controla as atividades da área administrativa relativas à segurança patrimonial, arquivo, ouvidoria, secretaria, manutenção predial e atividades afins , definindo normas e procedimentos de atuação para atender as necessidades e objetivos da instituição. 40h Equipe Contínuo Contínuo 01 - Office Boy ?Profissional vinculada as três secretarias. - O Office boy, executa serviços da rotina administrativa, en volvendo recepção e distribuição de correspondências e documentos, confecção de cópias e serviços externos. 40h Equipe Contínuo Contínuo *Obs.: Os atendimentos poderão ser ofertados em forma de sistema de revezamento de grupos diários, a fim de melhor a tender a demanda, não sendo necessári o obrigatoriamente, a permanência diária de até 30 PCD?s na Instituiç ão . ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ? APAE CAPÃO DA CANOA - RS CNPJ Nº 90.257.007/0001 -86 DECRETO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL Nº 243 de 25/09/99 CERTIDÃO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL Nº 02658 de 09/06/15 REGISTRO FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Nº 1149 de 30/01/95 REGISTRO no STCAS nº 200410 CEBAS Nº 71000046085/2017 -77 de 29/12/2017 Fone: (51) 3625 -3534 E-mail capaodacanoa@apaers.org.br Página 10 de 26 PLANO DE TRABA LHO APAE ?INTEGRADO ?EDUCAÇÃO ? SAÚ DE ? ASSISTÊNCIA SOCIAL Salientamos ainda, que os profissionais como Advogado e Auxiliar administrativ o estão vinculados às três secretarias, sendo dividido entre as m esmas os valores mensais destes. O profissional Coordenador Administrativo e o Office Boy estão vinculados apenas nas Secretaria de saúde e educação. RECURSOS HUMANOS PROFISSIONAL CARGA HORÁRIA SEMANAL Salário Bruto Encargos sociais CUSTO TOTAL EDUCAÇÃO Coorden ador Administrativo 40 R$ 4.200,00 R$ 1.326,27 R$ 5.526,27 R$ 2.763,14 Auxiliar Administrativo 40 R$ 3.003,00 R$ 948,28 R$ 3.951,28 R$ 1.317,09 Aux. Serviços gerais 40 R$ 1.451,10 R$ 458,23 R$ 1.909,33 Aux. Serviços gerais 40 R$ 1.451,10 R$ 458,23 R$ 1.909,33 R$ 954,67 Office Boy 40 R$ 1.795,50 R$ 566,98 R$ 2.362,48 R$ 1.181,24 Educador Social 40 R$ 1.890,00 R$ 596,82 R$ 2.486,82 Educador Social 40 R$ 1.890,00 R$ 596,82 R$ 2.486,82 R$ 2.486,82 Monitor 40 R$ 1.890,00 R$ 596,82 R$ 2.486,82 R$ 2.486,82 Monitor 40 R$ 1.890,00 R$ 596,82 R$ 2.486,82 R$ 2.486,82 Assistente Social 20 R$ 2.053,80 R$ 648,54 R$ 2.702,34 Assistente Social 20 R$ 2.053,80 R$ 648,54 R$ 2.702,34 R$ 1.351,17 Psicóloga 12 R$ 1.232,28 R$ 389,13 R$ 1.621,41 Psicóloga 12 R$ 1.232,28 R$ 389,13 R$ 1.621,41 R$ 1.621,41 Psicóloga 12 R$ 1.232,28 R$ 389,13 R$ 1.621,41 Fonoaudióloga 20 R$ 2.053,80 R$ 648,54 R$ 2.702,34 Fisioterapeuta 16 R$ 1.64 3,04 R$ 518,84 R$ 2.161,88 Pedagogo 20 R$ 2.053,80 R$ 648,54 R$ 2.702,34 R$ 2.702,34 SUB TOTAL R$ 33.015,78 R$ 10.425,66 R$ 43.441,44 R$ 19.351,52 SERVIÇOS: EDUCAÇÃO Assessoria Jurídica R$ 1.200,00 Assessori a Contábil R$ 1.200,00 Transporte R$ 30.000,00 Material Limpeza R$ 2.100,00 ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ? APAE CAPÃO DA CANOA - RS CNPJ Nº 90.257.007/0001 -86 DECRETO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL Nº 243 de 25/09/99 CERTIDÃO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL Nº 02658 de 09/06/15 REGISTRO FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Nº 1149 de 30/01/95 REGISTRO no STCAS nº 200410 CEBAS Nº 71000046085/2017 -77 de 29/12/2017 Fone: (51) 3625 -3534 E-mail capaodacanoa@apaers.org.br Página 11 de 26 PLANO DE TRABA LHO APAE ?INTEGRADO ?EDUCAÇÃO ? SAÚ DE ? ASSISTÊNCIA SOCIAL Alimentação R$ 3.400,00 Materiais Administrativos R$ 1.800,00 SUB TOTAL R$ 21.800,00 TOTAL EDUCAÇÃO 4. DESCRIÇÃO DO PROJETO : 4.1 - PROPOSTA APRESENTADA A SECRETARIA DE SAÚDE : Título do Projeto : Período de Execução Reabilitação Infantil/jovem/adulto Início A partir do início Término 12 meses (renovável) Identificação do Objeto : Público: Até 30 pessoas com deficiência entre zero e 65 anos ; (15 do grupo de Conviv ência j á existente + 15 de estimulaç ão precoce e reabilitaç ão das crianças ) Período : Segunda a sexta -feira das 8h00min às 12h00min e das 13 h00 min às 17 h00 min ? Local de implementação do projeto: Preferencialmente na Rua da Apae, nº 51, Bairro São Jorge ? Capão da Canoa/RS (sede própria ? em mudança) ou Av. Ubirajara nº 537 , Bairro Girassol (sede atual ? locada, em caso de impossibilidade de mudança para sede própria) . Ressaltamos aqui, que em casos extremos de situações atípicas de emergência em saúde, cala midade pú blica, epidemias, pandemias, eventos climáticos e demais situações adversas que impossibilitem o atendimento do grupo e a realização das atividades de forma presencial, estes poderão ser ofertado s de forma remota ? online ? através de aplicativos específ icos para tal. Descrição da Realidade e Justificativa da Proposição : Atuando no atendimento ao público de pessoas com deficiência no município de Capão da Canoa, a APAE tem registrado a procura constante de familiares preocupados com o atendimento técnico específico de crianças com deficiência. Ainda temos no dia -a-dia um público de pessoas com deficiência que necessitam de orientações e de atendimentos que participam de outras atividades na sede. Diante dessa demanda e procura , evidenciou -se a busca pelo serviço no município, havendo propostas setorizadas e normalmente estando atreladas a filas de espera sem um retorno imediato no aten dimento devido a elevada demanda existente. Assim, a APAE, busca estabelecer parceria com a Secretaria de Saúde , Educação e Assistência Social /Prefeitura Municipal, de forma a estruturar um serviço de reabilitação composto de equipe multidisciplinar confor me disponibilidade de recursos , permitindo mante r o serviço de saúde na APAE e garantindo ao cidadão Caponense com alguma deficiência , o direito à saúde integral desde os primeiros anos de vida. A proposta prevê a estruturação de serviço ofertando: atendim ento de serviço social, psicologia, ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ? APAE CAPÃO DA CANOA - RS CNPJ Nº 90.257.007/0001 -86 DECRETO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL Nº 243 de 25/09/99 CERTIDÃO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL Nº 02658 de 09/06/15 REGISTRO FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Nº 1149 de 30/01/95 REGISTRO no STCAS nº 200410 CEBAS Nº 71000046085/2017 -77 de 29/12/2017 Fone: (51) 3625 -3534 E-mail capaodacanoa@apaers.org.br Página 12 de 26 PLANO DE TRABA LHO APAE ?INTEGRADO ?EDUCAÇÃO ? SAÚ DE ? ASSISTÊNCIA SOCIAL fisioterapia , fonoaudiologia, terapeuta ocupacional, Professor de Artes e educador físico, nesse primeiro momento, com objetivo de ampliar à pessoa com deficiência o atendimento a saúde . Inclusive objetiva -se o acolhimen to e cuidado a essas crianças e suas famílias: ?para que se conquiste o maior ganho funcional possível nos primeiros anos de vida, fase em que a formação de habilidades primordiais e a plasticidade neuronal estão fortemente presentes, proporcionando amplit ude e flexibilidade para progressão do desenvolvimento nas áreas motoras, cognitiva e de linguagem (MARIA -MENGEL; LINHARES, 2007).? Inicialmente, a proposta é atender as mais diversas patologias e alterações no desenvolvimento neuropsicomotor de pacientes infantis, bem como reabilitação do público das demais faixa s etárias com deficiência intelectual e múltipla que procurem o serviço. A Lei Brasileira de Inclusão surge em 2015, como uma resposta a necessidade de estruturação e ampliação de serviços a esse p úblico específico, temos no seu Capítulo II, art14, texto que fala unicamente sobre ?O Direito à habilitação e a reabilitação ?: ?Art. 14. O processo de habilitação e de reabilitação é um direito da pessoa com deficiência. Parágrafo único. O processo de ha bilitação e de reabilitação tem por objetivo o desenvolvimento de potencialidades, talentos, habilidades e aptidões físicas, cognitivas, sensoriais, psicossociais, atitudinais, profissionais e artísticas que contribuam para a conquista da autonomia da pess oa com deficiência e de sua participação social em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas.? Define -se claramente a importância desse serviço na vida desses usuários, englobando as inúmeras vantagens e benefícios que se conquistam atra vés da efetivação desse serviço. Posterior, interessa -nos constituir equipe completa para se ter ganho ainda maior, onde a legislação esclarece em seguida a importância da avaliação multidisciplinar nesse contexto e algumas questões norteadoras e regulador as do processo. ?Art. 15. O processo mencionado no art. 14 d esta Lei baseia -se em avaliação multidisciplinar das necessidades, habilidades e potencialidades de cada pessoa, observadas as seguintes diretrizes: I - diagnóstico e intervenção precoces; II - ad oção de medidas para compensar perda ou limitação funcional, buscando o desenvolvimento de aptidões; III - atuação permanente, integrada e articulada de políticas públicas que possibilitem a plena participação social da pessoa com deficiência; IV - oferta de rede de serviços articulados, com atuação intersetorial, nos diferentes níveis de complexidade, para atender às necessidades específi cas da pessoa com deficiência; V - prestação de serviços próximo ao domicílio da pessoa com deficiência, inclusive na z ona rural, respeitadas a organização das Redes de Atenção à Saúde (RAS) nos territórios locais e as normas do Sistema Único de Saúde (SUS).? Para finalizar, consideramos importante trazer a e xplicitação da importância dessa equipe proposta, que vem a most rar aquilo que pode ser realizado com equipe completa através do encontrado no material produzido pelo Ministério da Saúde (2016), DIRETRIZES DE ESTIMULAÇÃO PRECOCE ? constantes no Plano nacional de enfrentamento a Microcefalia onde encontramos que: "A es timulação precoce de bebês nascidos com microcefalia promove a harmonia do desenvolvimento entre vários sistemas orgânicos funcionais ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ? APAE CAPÃO DA CANOA - RS CNPJ Nº 90.257.007/0001 -86 DECRETO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL Nº 243 de 25/09/99 CERTIDÃO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL Nº 02658 de 09/06/15 REGISTRO FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Nº 1149 de 30/01/95 REGISTRO no STCAS nº 200410 CEBAS Nº 71000046085/2017 -77 de 29/12/2017 Fone: (51) 3625 -3534 E-mail capaodacanoa@apaers.org.br Página 13 de 26 PLANO DE TRABA LHO APAE ?INTEGRADO ?EDUCAÇÃO ? SAÚ DE ? ASSISTÊNCIA SOCIAL (áreas: motora, sensorial, perceptiva, proprioceptiva, linguística, cognitiva, emocional e social) dependentes ou não da m aturação do Sistema Nervoso Central (SNC). Qualquer programa de estimulação do desenvolvimento da criança deve ter seu início no período que engloba desde a concepção até os três anos de idade. Esta é a fase em que o cérebro se desenvolve mais rapidamente, constituindo uma janela de 10 oportunidades para o estabelecimento das fundações que repercutirão em uma boa saúde e produtividade ótima no futuro (Unicef, 2015)? Diante do exposto e considerando a demanda que vem se apresentando, apresentamos o serviço a ser oferecido por essa organização social e para isso contamos com a parceria entre Gestão Pública Municipal através da secretaria de saúde , educação e assistência social ao qual o serviço será referenciado. DETALHAMENTO DOS PROFISSIONAIS Profiss ionais (número e cargo) Especificação sintetizada Carga Horária Semanal Indicador Físico Duração 01 - Psicóloga - O papel do psicólogo vai além de ajudar diretamente o indivíduo que tem a deficiência . Ele também pode oferecer suporte aos pais, principa lmente quando se trata de uma criança deficiente e há dúvidas sobre o processo de desenvolvimento do filho. 12h Pessoas com deficiência e suas famílias Até 30 Contínuo Contínuo 01 - Fisioterapeuta Fisioterapia contribui para um a melhor qualidade de vida das pessoas com deficiência. A vida de uma pessoa com deficiência pode ter muito mais qualidade com certos cuidados. A fisioterapia é um desses cuidados. Ela é responsável, entre outras coisas, por aumentar o bem - estar em face da limitação enfrentada no dia a dia. 16h Pessoas com deficiência. Até 30 Contínuo Contínuo 01 - Fonoaudióloga - O profissional da área é responsável pelos cuidados da audição, da linguagem oral, da articulação da fala, da voz, da fluência, da leitura e escrita e dos sistemas orofacial e de deglutição, tanto em termos de promoção e prevenção da saúde, quanto com ações de avaliação. 20h Pessoas com deficiência. Até 30 Contínuo Contínuo ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ? APAE CAPÃO DA CANOA - RS CNPJ Nº 90.257.007/0001 -86 DECRETO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL Nº 243 de 25/09/99 CERTIDÃO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL Nº 02658 de 09/06/15 REGISTRO FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Nº 1149 de 30/01/95 REGISTRO no STCAS nº 200410 CEBAS Nº 71000046085/2017 -77 de 29/12/2017 Fone: (51) 3625 -3534 E-mail capaodacanoa@apaers.org.br Página 14 de 26 PLANO DE TRABA LHO APAE ?INTEGRADO ?EDUCAÇÃO ? SAÚ DE ? ASSISTÊNCIA SOCIAL 01 -Advogado ? Profissional Vínculado as três secretarias. - O advogado institucional atua na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, preferencialmente intelectual e múltipla; defende os interesses da Apae, em juízo ou fora dele; elabora, examina e visa minutas de contratos, convênios e demais parcerias; emite parecer sobre matéria de interesse geral da Apae, e mantém a observância do Estatuto e do Regimento Interno; representa juridicamente a entidade junto a repartições públicas e privadas; mantem intercâmbio jurídico e dá in terpretação final sobre matéria controvertida; dirige os serviços da Procuradoria da Apae. 10h Pessoas com deficiência e suas famílias. Até 30 Contínuo Contínuo 01 - Coordenador administrativo ?Profissional vinculado às duas secretarias (Educação e saúde) - Co ordena, organiza e controla as atividades da área administrativa relativas à segurança patrimonial, arquivo, ouvidoria, secretaria, manutenção predial e atividades afins, definindo normas e procedimentos de atuação para atender as necessidades e objetivos da instituição. 40h Equipe Contínuo Contínuo 01 - Auxiliar administrativo ? Profissional Vínculado as três secretarias - O auxiliar administrativo é o profissional que presta suporte na gestão das empresas, auxiliando principalmente gestores de finanças, de l ogística, de pessoal e da área operacional na realização de atividades de controle e emissão de documentos. 40h Equipe Contínuo Contínuo 02 - Auxiliar de serviços gerais ? Profissional Vínculado as três secretarias. - O auxiliar de serviços gerais é o profis sional que oferece auxílio e suporte rápidos a diversos setores da organização. Além de atuar na limpeza e na manutenção da higiene e organização dos ambientes, ele também é responsável por ajudar em outras funções como o controle de materiais. 40h Pessoas com deficiência e equipe Contínuo Contínuo ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ? APAE CAPÃO DA CANOA - RS CNPJ Nº 90.257.007/0001 -86 DECRETO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL Nº 243 de 25/09/99 CERTIDÃO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL Nº 02658 de 09/06/15 REGISTRO FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Nº 1149 de 30/01/95 REGISTRO no STCAS nº 200410 CEBAS Nº 71000046085/2017 -77 de 29/12/2017 Fone: (51) 3625 -3534 E-mail capaodacanoa@apaers.org.br Página 15 de 26 PLANO DE TRABA LHO APAE ?INTEGRADO ?EDUCAÇÃO ? SAÚ DE ? ASSISTÊNCIA SOCIAL 01 - Office Boy ?Profissional vinculado às duas secretarias (E ducação e saúde ) O Office boy, executa serviços da rotina administrativa, envolvendo recepção e distribuição de correspondências e documentos, confecção de cópias e serviços externos. 40h Equipe Contínuo Contínuo Salientamos ainda, que os profissionais como Advogado, Contador Auxiliar administrativo e Coordenador administrativo estão vinculados às três secretarias, sendo dividido entre as mesmas os va lores mensais destes. O profissional de Office Boy está vinculado apenas nas secretarias de saúde e e ducação. 4.2 - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO (META, ETAPA OU FASE) Meta Etapa/Fase Especificação Indicador Físico Duração Público Quantida de Início Tér mino Reabilitação infantil/ jovem/ adulto Avaliação através de equipe multidisciplinar - Acolher crianças /adultos com deficiência e seus familiares; - Verificar as necessidades, habilidades e potencialidades individuais; - Iniciar o atendimento terapêutico ; Crianças /jovens /adultos com deficiência; Até 30 Contínuo Contínuo Atendimentos individuais conforme a demanda, nas áreas de: - Psicologia; - Serviço Social; - Terapia Ocupacional; - Fisioterapia; - Fonoaudiologia; Crianças/jovens /adultos com defic iência e familiares; Até 30 Contínuo Contínuo Atendimentos em grupo s, conforme a demanda, - Intervenção com equipe necessária; Crianças/jovens /adultos com deficiência e familiares; Até 30 Contínuo Contínuo Parcerias para potencialização/ divulgação do serviço - Políticas Públicas Municipais ; - Conselhos de Direitos; - Interação com os demais serviços para pessoa com deficiência; Comunidade Conforme demanda Conforme demanda Conforme demanda ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ? APAE CAPÃO DA CANOA - RS CNPJ Nº 90.257.007/0001 -86 DECRETO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL Nº 243 de 25/09/99 CERTIDÃO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL Nº 02658 de 09/06/15 REGISTRO FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Nº 1149 de 30/01/95 REGISTRO no STCAS nº 200410 CEBAS Nº 71000046085/2017 -77 de 29/12/2017 Fone: (51) 3625 -3534 E-mail capaodacanoa@apaers.org.br Página 16 de 26 PLANO DE TRABA LHO APAE ?INTEGRADO ?EDUCAÇÃO ? SAÚ DE ? ASSISTÊNCIA SOCIAL Encaminhament os à rede; - Secretarias municipais: Saúde, Educação, Assistência Social, Cidadania, entre outras; Crianças/jovens /adultos com deficiência e familiares; Con forme demanda Conforme demanda Conforme demanda *Obs.: Os atendimentos poderão ser ofertados em forma de sistema de revezamento de grupos diári os, a fim de melhor atender a demanda, não sendo necessári o obrigatoriamente, a permanência diária de até 30 PCD?s na Instituição. RECURSOS HUMANOS PROFISSIONAL CARGA HORÁRIA SEMANAL Salário Bruto Encargos sociais CUSTO TOTAL SAÚDE Coordenador Adm inistrativo 40 R$ 4.200,00 R$ 1.326,27 R$ 5.526,27 R$ 2.763,14 Auxiliar Administrativo 40 R$ 3.003,00 R$ 948,28 R$ 3.951,28 R$ 1.317,09 Aux. Serviços gerais 40 R$ 1.451,10 R$ 458,23 R$ 1.909,33 Aux. Serviços gerais 40 R$ 1.451,10 R$ 458,23 R$ 1.909,33 R$ 954,67 Office Boy 40 R$ 1.795,50 R$ 566,98 R$ 2.362,48 R$ 1.181,24 Educador Social 40 R$ 1.890,00 R$ 596,82 R$ 2.486,82 Educador Social 40 R$ 1.890,00 R$ 596,82 R$ 2.486,82 Moni tor 40 R$ 1.890,00 R$ 596,82 R$ 2.486,82 Monitor 40 R$ 1.890,00 R$ 596,82 R$ 2.486,82 Assistente Social 20 R$ 2.05 3,80 R$ 648,54 R$ 2.702,34 Assistente Social 20 R$ 2.053,80 R$ 648,54 R$ 2.702,34 R$ 1.351,17 Psicóloga 12 R$ 1.232,28 R$ 389,13 R$ 1.621,41 R$ 1.621,41 Psicólog a 12 R$ 1.232,28 R$ 389,13 R$ 1.621,41 Psicóloga 12 R$ 1.232,28 R$ 389,13 R$ 1.621,41 Fonoaudióloga 20 R$ 2.053,80 R$ 648,54 R$ 2.702,34 R$ 2.702,34 Fisioterapeuta 16 R$ 1.643,04 R$ 518,84 R$ 2.161,88 R$ 2.161,88 Pedagogo 20 R$ 2.053,80 R$ 648,54 R$ 2.702,34 SUB TOTAL R$ 33.015,78 R$ 10.425 ,66 R$ 43.441,44 R$ 14.052,94 ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ? APAE CAPÃO DA CANOA - RS CNPJ Nº 90.257.007/0001 -86 DECRETO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL Nº 243 de 25/09/99 CERTIDÃO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL Nº 02658 de 09/06/15 REGISTRO FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Nº 1149 de 30/01/95 REGISTRO no STCAS nº 200410 CEBAS Nº 71000046085/2017 -77 de 29/12/2017 Fone: (51) 3625 -3534 E-mail capaodacanoa@apaers.org.br Página 17 de 26 PLANO DE TRABA LHO APAE ?INTEGRADO ?EDUCAÇÃO ? SAÚ DE ? ASSISTÊNCIA SOCIAL SERVIÇOS: SAÚDE Assessoria Jurídica R$ 1.200,00 R$ 400,00 Assessoria Contábil R$ 1.200,00 R$ 400,00 Transporte R$ 30.000,00 R$ 6.000,00 Material Limpeza R$ 2.100,00 R$ 700,00 Alimentação R$ 3.400,00 Materiais Administrativos R$ 1.800,00 R$ 600,00 SUB TOTAL R$ 39.700,00 R$ 8.100,00 SAÚDE TO TAL R$ 83.141,44 R$ 27.451,51 5. DESCRIÇÃO DO PROJETO: 5.1 - PROPOSTA APRESENTADA A SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA E INCLUSÃO SOCIAL Título do Projeto Período de Execução Proteção Social Básica Início A partir do início Término 12 meses (renovável) Identificação do Objeto: Público: Até 15 pessoas com deficiência, entre zero e 65 anos e seus familiares; ? Local de implementação do projeto: Preferencialmente na Rua da Apae, nº 51, Bairro São Jorge ? Capão da Canoa/RS (sede própria ? em mudança) ou Av. Ubirajara nº 537 , Bairro Girassol (sede atual ? locada, em caso de impossibilidade de mudança para sede própria) . Ressaltamos aqui, que em casos extremos de situações atípicas de emergência em saúde, cala midade pú blica, epidemias, pandemias, eventos climáticos e demais situações adversas que impossibilitem o atendimento do grupo e a realização das atividades de forma presencial, estes poderão ser ofertado s de forma remota ? online ? através de aplicativos específ icos para tal. ? Periodicidade : Os atendimentos serão ofertados de s egunda a sexta -feira da seguinte forma: Até 15 pessoas com deficiência no turno da tarde ? das 13h às 17h . Descrição da Realidade e Justificativa da Proposição: A APAE de Capão da Canoa é uma entidade do Terceiro Setor, sem fins lucrativos que está implementada no Município desde 1987 e atualmente atende a 50 pessoas co m deficiência intelectual e ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ? APAE CAPÃO DA CANOA - RS CNPJ Nº 90.257.007/0001 -86 DECRETO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL Nº 243 de 25/09/99 CERTIDÃO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL Nº 02658 de 09/06/15 REGISTRO FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Nº 1149 de 30/01/95 REGISTRO no STCAS nº 200410 CEBAS Nº 71000046085/2017 -77 de 29/12/2017 Fone: (51) 3625 -3534 E-mail capaodacanoa@apaers.org.br Página 18 de 26 PLANO DE TRABA LHO APAE ?INTEGRADO ?EDUCAÇÃO ? SAÚ DE ? ASSISTÊNCIA SOCIAL múltipla, e busca, através de parceria com a Gestão Pública Municipal e a Secretaria de Assistência e Inclusão Social, ampliar o seu número de atendimentos para o ano de 2022, hoje atendemos 15 assistidos nas Secretária de Saúde e Educação, firmando assim uma parceria com a Secretaria de Assistência e Inclusão Social iremos contemplar mais 15 assistidos, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e o Serviço de Proteção Social Bás ica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas (PCDs), sendo ofertado aos 15 assistidos os dois serviços de atendimentos do Grupo de Convivência e na P roteção Social Básica hoje na instituição, para que assim possamos contribuir com a demanda existente no Município. Com relação à extensão dos grupos do SCFV, a orientaçã o é de que tenham, no máximo, 15 usuários sob a condução do orientador social, que é o profissional responsável pela mediação dos grupos do serviço. Função exercida por profissional com, no mínimo, n ível médio de escolaridade, conforme dispõe a Resolução CNAS nº 09/2014. O orientador social ou educador social tem atuação constante junto ao(s) grupo(s) do SCFV e é responsável pela criação de um ambiente de convivência participativo e democrático. Desta cam -se as seguintes atribuições desse profissional: organizar, facilitar oficinas e desenvolver atividades coletivas nas unidades e/ou na comunidade; acompanhar, orientar e monitorar os usuários na execução das atividades; apoiar na organização de eventos artísticos, lúdicos e culturais nas unidades e/ou na comunidade; participar das reuniões de equipe para o planejamento das atividades, avaliação de processos, fluxos de trabalho e resultado; Acompanhar e registrar a assiduidade dos usuários por meio de ins trumentais específicos, como listas de frequência, atas, sistemas eletrônicos próprios. A equipe do SCFV é constituída por um técnico de referência, com formação de nível superior - que poderá ser o assistente social ou o psicólogo ou, ainda, outro profiss ional que integre esta equipe , conforme a Resolução CNAS nº 17/2011; e por orientador(es) social(is) ou educador(es) social(is), conforme a descrição apre sentada na Resolução CNAS nº 9/2014.7 . A Proteção e o Cuidado no Domicílio da Assistência Social dest ina -se a usuários do SUAS em situação de vulnerabilidade ou risco pessoal e social, por violação de direitos, associadas ao fenômeno da deficiência ou do envelhecimento, que a presente dificuldades, restrições ou impedimentos temporários ou por longo tempo , de adesão e/ou acesso às unidades da rede socioassistencial ou que o atendimento no domicílio frente as singularidades das situações vivenciadas se apresente como o mais adequado e oportuno para proteger a autonomia, fortalecer vínculos sociais e a parti cipação das pessoas com deficiência e idosas. A oferta no domicílio pode garantir a equiparação das oportunidades de acesso, a continuidade do atendimento já iniciado nas unidades da rede socioassistencial, a inclusão na rede a partir da adesão do atendime nto no ambiente do domicílio. A equipe do SCFV e do Ser viço de Proteção Social Básica é constituída por um técnico de referência, com formação de nível superior - que poderá ser o assistente social ou o psicólogo, um educador social e um coordenador . Funç ão exercida por profissional com, no mínimo, nível médio de escolaridade, conforme dispõe a Resolução CNAS nº 09/2014. O orientador social ou educador social tem atuação constante junto ao(s) grupo(s) do SCFV e é responsável pela criação de um ambiente de convivência participativo e democrático. Destacam -se as seguintes atribuições desse profissional: organizar, facilitar oficinas e desenvolver atividades coletivas nas unidades e/ou na comunidade; acompanhar, orientar e monitorar os usuários na execução das atividades; apoiar na organização de eventos artísticos, lúdicos e culturais nas unidades e/ou na comunidade; participar das reuniões de equipe para o planejamento das atividades, avaliação de processos, fluxos de trabalho e resultado; Acompanhar e regist rar a assiduidade dos usuários por meio de instrumentais específicos, como listas de frequência, atas, sistemas eletrônicos próprios. Destacamos ainda, que os serviços so cioassistenciais de proteção social básica, que a instituição oferece, vão estar em conjunto com o (s) CRAS do Município para assim abranger um território maior, o CRAS atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), d ada a sua ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ? APAE CAPÃO DA CANOA - RS CNPJ Nº 90.257.007/0001 -86 DECRETO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL Nº 243 de 25/09/99 CERTIDÃO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL Nº 02658 de 09/06/15 REGISTRO FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Nº 1149 de 30/01/95 REGISTRO no STCAS nº 200410 CEBAS Nº 71000046085/2017 -77 de 29/12/2017 Fone: (51) 3625 -3534 E-mail capaodacanoa@apaers.org.br Página 19 de 26 PLANO DE TRABA LHO APAE ?INTEGRADO ?EDUCAÇÃO ? SAÚ DE ? ASSISTÊNCIA SOCIAL capilaridade nos territórios e é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social, destacamos ainda, que ao recebermos a demanda dos CRAS, este usuário passara por uma entrevi sta com a assistente social da instituição para realizar uma ficha de pré - inscrição e aguardar em uma lista de espera, assim como toda a demanda que a instituição já recebe diariamente. O referenciamento ao CRAS traduz ainda a importância de assegurar a in tegração e a complementaridade entre as ações socioassistenciais no território, assim como a garantia e reconhecimento da centralidade da família no trabalho social com pessoas com deficiência e com pessoas idosas, o que significa que a família poderá ser atendida ou acompanhada pelo PAIF, no CRAS, ou pelo PAEFI, no CREAS, sempre que necessitar. É importante ressaltar que as vagas informadas, ser ão destinadas seguindo o procedimento contido no "Protocolo de Gestão Integrada de Serviços, Benefícios e Transferências de Renda no âmbito do Sistema Único de Assistência Social - SUAS" (Resolução CIT n° 7, de 10 de setembro de 2009), quando apresenta, em seu art. 7º, as competê ncias dos Municípios para a Implementação da Gestão Integrada de Serviços, Benefícios e Transferências de Renda no âmbito do SUAS : "Instituir, nos termos dos convênios firmados, que as entidades prestadoras de serviços socioassistenciai s do território dest inem ao menos 60% de sua capacidade de atendimento aos usuários encaminhados pelo CRA S". Sendo assim, ao menos 60% das vagas deve m ser asseguradas para atendimento de usuários(as) encaminhados(as) pelos CRAS municipais . O serviço prestado pela entidade é o atendimento à pessoa com deficiência que se dá através de oficinas terapêuticas e atendimentos técnicos de: serviço social, fi sioterapia, fonoaudiologia, psicologia, medicina às crianças, jovens, adultos e idosos. Os serviços e atendimentos ofertados tem a finalidade de promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas participantes. Consider ando que famílias e indivíduos passam por vulnerabilidades e riscos sociais diferentes, faz - se necessário destinar serviços, programas, projetos e ações diferenciadas, que estejam mais próximas das suas realidades. Algumas famílias precisam apenas de apoio , orientações e acompanhamento, a fim de fortalecer a sua função protetiva, que mesmo fragilizada ainda existe; outras vão além dessa necessidade, porque já se encontram com seus direitos violados e em situação risco e de total exclusão. Assim sendo, são realidades que merecem tratamentos diferenciados, e a APAE traz exatamente esta proposta, buscando: Prover serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica e/ou especial para famílias, indivíduos e grupos que deles necessitarem (PNAS/20 04). Segundo a regulamentação do SUAS, em 2009 o CNAS aprovou a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (BRASIL,2009), trazendo um rol de serviços do âmbito da Proteção Social Básica e Proteção Social Especial, de Média e Alta Complexidade. No âmbito da Proteção Social Básica , a APAE vem desenvolvendo o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e o Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para pessoas com deficiência e idosas. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos ( SCFV) , que também compõe a proteção social básica, com vistas a prevenir a ocorrência de situações de risco social e fortalecer os vínculos familiares e comunitários. O SCFV organiza -se em grupos, de modo a ampliar as trocas cu lturais e de vivências entre os usuários, assim como desenvolver o seu sentimento de pertença e de identidade. O SCFV possui caráter preventivo e proativo, e como os demais serviços da Proteção Social Básica, antecipa -se frente às situações ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ? APAE CAPÃO DA CANOA - RS CNPJ Nº 90.257.007/0001 -86 DECRETO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL Nº 243 de 25/09/99 CERTIDÃO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL Nº 02658 de 09/06/15 REGISTRO FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Nº 1149 de 30/01/95 REGISTRO no STCAS nº 200410 CEBAS Nº 71000046085/2017 -77 de 29/12/2017 Fone: (51) 3625 -3534 E-mail capaodacanoa@apaers.org.br Página 20 de 26 PLANO DE TRABA LHO APAE ?INTEGRADO ?EDUCAÇÃO ? SAÚ DE ? ASSISTÊNCIA SOCIAL de desproteção familiar, oferecendo aos usuários alternativas emancipatórias para o enfrentamento da vulnerabilidade social. ?O SCFV é realizado em grupos, organizado a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o se u ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. Forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução d e suas histórias e vivências individuais e coletivas, na família e no território. Organiza -se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socializaçã o e a convivência comunitária. Possui caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento da vulnerabilid ade social.? (Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais ? Resolução CNAS nº 109/2009) Complementando as ações da Proteção Social Básica, a APAE desenvolve o Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas, o qual contribui para a promoção do acesso de pessoas com deficiência e pessoa idosa aos serviços e a toda Rede Socioassistencial, prevenindo situações de risco, a exclusão e o isolamento, desenvolvendo ações extensivas de apoio, informação, orientação e en caminhamento aos familiares, com foco na qualidade de vida, cidadania e inclusão na vida social. ?O serviço tem por finalidade a prevenção de agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais dos usuários. Visa a garantia de direit os, o desenvolvimento de mecanismos para a inclusão social, a equiparação de oportunidades e a participação e o desenvolvimento da autonomia das pessoas com deficiência e pessoas idosas, a partir de suas necessidades e potencialidades individuais e sociais , prevenindo situações de risco, a exclusão e o isolamento.? (Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais ? Resolução CNAS nº 109/2009) Em mapeamento realizado junto ao público -alvo da instituição, observou -se algumas questões imediatas a serem tr abalhadas, surgindo então, a intervenção planejada a ser realizada pelos profissionais de equipe multidisciplinar. Identificando as necessidades, se viabilizará o acesso a benefícios, programas de transferência de renda, serviços de políticas publicas, set oriais, atividades culturais e de lazer, sempre priorizando o incentivo à autonomia da dupla ?cuidador e dependente? . Soma -se a isso o fato de que os profissionais da equipe poderão identificar demandas do dependente e/ou cuidador e situações de negligênc ia, violência e/ou violação de direitos e acionar os mecanismos necessários para resposta a tais condições. A intervenção será sempre voltada a diminuir a exclusão social tanto do dependente quanto do cuidador, a sobrecarga decorrente da situação de depen dência/prestação de cuidados prolongados, bem ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ? APAE CAPÃO DA CANOA - RS CNPJ Nº 90.257.007/0001 -86 DECRETO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL Nº 243 de 25/09/99 CERTIDÃO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL Nº 02658 de 09/06/15 REGISTRO FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Nº 1149 de 30/01/95 REGISTRO no STCAS nº 200410 CEBAS Nº 71000046085/2017 -77 de 29/12/2017 Fone: (51) 3625 -3534 E-mail capaodacanoa@apaers.org.br Página 21 de 26 PLANO DE TRABA LHO APAE ?INTEGRADO ?EDUCAÇÃO ? SAÚ DE ? ASSISTÊNCIA SOCIAL como, a interrupção e superação das violações de direitos que fragilizam a autonomia e intensificam o grau de dependência da pessoa com deficiência. Ante o exposto, trazemos aqui a importância de equipe multi disciplinar qualificada para o atendimento à demanda apresentada, tendo em vista as diversas situações observadas junto às pessoas com deficiência e seus familiares. Para a realização do projeto, prevendo o atendimento de até 15 pessoas com deficiência, co ntamos com a parceria entre Gestão Pública Municipal através da Secretaria de Assistência e Inclusão Social , ao qual o serviço será referenciado. Ressaltamos ainda, que temos uma previsão de mudança para a nossa sede própria no ano de 2022, que se localiza no bairro São Jorge, já possuímos mobiliário, computadores, entre outros) e mat eriais socioeducativos ( artigos pedagógicos, culturais e esportivos; banco de dados de usuários(as) de benefícios e serviços socioassistenciais; etc) necessários para o SCFV. Porém não descartamos ao longo do trabalho realizado, a aquisição de outros meio s de controle e planejamento, contamos ainda com duas salas bem amplas para o Grupo de Convivência, onde será a realização das atividades com o educador social e para os demais atendimentos. 5.2 - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO (META, ETAPA OU FASE) DE CADA MODALIDADE DE ATENDIMENTO, CONFORME TIPIFICAÇÃO NACIONAL DOS SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS: SERVIÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA Meta Etapa/Fase Especificação Indicador Físico Duração Mapeamento da demanda/perfil Mapeamento da demanda/perfil conforme a demanda apresentada; - Acolher prioritariamente jovens e adultos com deficiência; - Avaliação de potencialidades produtivas - Verificar as principais habilidades apresentadas no grupo; Público Qua ntida de Início Término Pessoas com deficiência e suas famílias; Até 15 Contínuo Contínuo Efetivar a oferta de diversas atividades práticas Ofertar atividades básicas; - Atividades essenciais de vida diária; Pessoas com deficiência e suas famílias , Até 15 Contínuo Contínuo Ofertar atividades práticas; - Atividades de apoio para o desenvolvimento pessoal e social; Pessoas com deficiência e suas famílias, Até 15 Contínuo Contínuo Favorecer o Encaminhamen to à Rede Socioassistencial e - Garantir o acesso a esses serviços de forma Pessoas com Até 15 Conforme a demanda Conforme a demanda ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ? APAE CAPÃO DA CANOA - RS CNPJ Nº 90.257.007/0001 -86 DECRETO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL Nº 243 de 25/09/99 CERTIDÃO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL Nº 02658 de 09/06/15 REGISTRO FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Nº 1149 de 30/01/95 REGISTRO no STCAS nº 200410 CEBAS Nº 71000046085/2017 -77 de 29/12/2017 Fone: (51) 3625 -3534 E-mail capaodacanoa@apaers.org.br Página 22 de 26 PLANO DE TRABA LHO APAE ?INTEGRADO ?EDUCAÇÃO ? SAÚ DE ? ASSISTÊNCIA SOCIAL acesso do usuário a outros serviços acompanhamento das demandas atendidas nas demais Políticas Públicas; ampliada; - Interação com os demais serviços para pessoa com deficiência; deficiência e suas famílias Articulação no território com parcerias para potencialização/ divulgação dos serviços Estabelecer parcerias: - Saúde; - Educação; - Trabalho; - Cultura; - Escolas Municipais; - Conselho s de Direitos; - Garantir o acesso a esses serviços; - Divulgar as informações dos demais serviços disponíveis; - Articular o acesso aos demais serviços ofertados aos usuários; Pessoas com deficiência, suas famílias e comunidade; Conforme a demanda Confo rme a demanda Conforme a demanda Favorecer o acesso do usuário a outros serviços - Encaminhamento e acompanhamento das demandas atendidas nas demais Políticas Públicas; Pessoas com deficiência e suas famílias Conforme a demanda Conforme a demanda Confor me a demanda Acompanhamen to continuado ao cuidador familiar Possibilitar a interação e autonomia do cuidador familiar - Estabelecer vínculos com cuidador familiar como meio de alcance de objetivos de autonomia da pessoa com deficiência; Pessoas com defi ciência e suas famílias Até 15 Contínuo Contínuo DETALHAMENTO DOS PROFISSIONAIS Profissionais (número e cargo) Especificação sintetizada Carga Horária Semanal Indicador Físico Duração 01 ? Educador Social - As atividades socioeducativas desenvolvidas pelos educadores sociais contribuem para o fortalecimento da função protetiva da família, da prevenção do rompimento de vínculos familiares e comunitários. Trata -se de um profissional que contribui ativamente para o protagonismo e a autonomia das famílias e indivíduos. Com isso, ga rantem não apenas o fortalecimento destes, mas 40 h Público Quantidade Início Término Pessoas com def iciência e suas famílias; Até 15 Contínuo Contínuo ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ? APAE CAPÃO DA CANOA - RS CNPJ Nº 90.257.007/0001 -86 DECRETO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL Nº 243 de 25/09/99 CERTIDÃO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL Nº 02658 de 09/06/15 REGISTRO FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Nº 1149 de 30/01/95 REGISTRO no STCAS nº 200410 CEBAS Nº 71000046085/2017 -77 de 29/12/2017 Fone: (51) 3625 -3534 E-mail capaodacanoa@apaers.org.br Página 23 de 26 PLANO DE TRABA LHO APAE ?INTEGRADO ?EDUCAÇÃO ? SAÚ DE ? ASSISTÊNCIA SOCIAL também os estimulas a conquistarem um novo projeto de vida, possibilitando assim a superação de situações de fragilidades sociais vivenciadas. 01 - Assistente Social - O assistente social tem como objetivo no trabalho na APAE estreitar as relações família -instituição cada vez mais, entendendo que o usuário não é um ser dissociado da família ou comunidade. 20h Pessoas com deficiência e suas famílias, Até 15 Contínuo Contínuo 01 - Psicóloga - O papel do psicólogo vai além de ajudar diretamente o indivíduo que tem a deficiência . Ele também pode oferecer suporte aos pais, principalmente qu ando se trata de uma criança deficiente e há dúvidas sobre o processo de desenvolvimento do filho. 12 h Pessoas com deficiência e suas famílias Até 15 Contínuo Contínuo 01 - Auxiliar Admi nistrativo ? Profissional Vínculado as três secretar ias O auxiliar administrativo é o profissional que presta suporte na gestão das empresas, auxiliando principalmente gestores de finanças, de logística, de pessoal e da área operacional na realização de atividades de controle e emissão de documentos. 40 h Pessoas com deficiência. Até 15 Contínuo Contínuo 01 - Auxiliar de Serviços Gerais ? Profissional Vínculado as três secretarias O auxiliar de serviços gerais é o profissional que oferece auxílio e suporte rápidos a dive rsos setores da organização. Além de atuar na limpeza e na manutenção da higiene e organização dos ambientes, ele também é responsável por ajudar em outras funções como o controle de materiais. 40 h Pessoas com deficiência. Até 15 Contínuo Contínuo *Obs.: Os atendimentos poderão ser ofertados em forma de sistema de revezamento de grupos diários, a fim de melhor atender a demanda, não sendo necessári o obrigatoriamente, a permanência diária de até 3 0 PCD?s na Instituição. Salientamos ainda, que os profissionais como Advogado, Auxiliar administrativo e Coordenador administrativo est ão vinculados à s três secretarias, sendo dividido entre as mesmas os valores mensais destes. ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ? APAE CAPÃO DA CANOA - RS CNPJ Nº 90.257.007/0001 -86 DECRETO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL Nº 243 de 25/09/99 CERTIDÃO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL Nº 02658 de 09/06/15 REGISTRO FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Nº 1149 de 30/01/95 REGISTRO no STCAS nº 200410 CEBAS Nº 71000046085/2017 -77 de 29/12/2017 Fone: (51) 3625 -3534 E-mail capaodacanoa@apaers.org.br Página 24 de 26 PLANO DE TRABA LHO APAE ?INTEGRADO ?EDUCAÇÃO ? SAÚ DE ? ASSISTÊNCIA SOCIAL RECURSOS HUMANOS PROFISSIONAL CARGA HORÁRIA SEMANAL Salário Bruto Encargo s sociais CUSTO TOTAL ASSISTÊNCIA SOCIAL Coordenador Administrativo 40 R$ 4.200,00 R$ 1.326,27 R$ 5.526,27 Auxiliar Administrativo 40 R$ 3.003,00 R$ 948,28 R$ 3.951,28 R$ 1.317,09 Aux. Serviços gerais 40 R$ 1.451,10 R$ 458,23 R$ 1.909,33 R$ 1.909,33 Aux. Serviços gerais 40 R$ 1.451,10 R$ 458,23 R$ 1.909,33 Office Boy 40 R$ 1.795,50 R$ 566,98 R$ 2.362,48 Educador Social 40 R$ 1.890,00 R$ 596,82 R$ 2.486,82 R$ 2.486,82 Educador Social 40 R$ 1.890,00 R$ 596,82 R$ 2.48 6,82 Monitor 40 R$ 1.890,00 R$ 596,82 R$ 2.486,82 Monitor 40 R$ 1.890,00 R$ 596,82 R$ 2.486,82 Assistente Social 20 R$ 2.053,80 R$ 648,54 R$ 2.702,34 R$ 2.702,34 Assistente Social 20 R$ 2.053,80 R$ 648,54 R$ 2.702,34 Psicóloga 12 R$ 1.232,28 R$ 389,13 R$ 1.621,41 Psicóloga 12 R$ 1.2 32,28 R$ 389,13 R$ 1.621,41 Psicóloga 12 R$ 1.232,28 R$ 389,13 R$ 1.621,41 R$ 1.621,41 Fonoaudióloga 20 R$ 2.053,80 R$ 648,54 R$ 2.702,34 Fisioterape uta 16 R$ 1.643,04 R$ 518,84 R$ 2.161,88 Pedagogo 20 R$ 2.053,80 R$ 648,54 R$ 2.702,34 SUB TOTAL R$ 33.015,78 R$ 10.425,66 R$ 43.441,44 R$ 10.036,99 SERV IÇOS: ASSISTÊNCIA SOCIAL Assessoria Jurídica R$ 1.200,00 R$ 400,00 Assessoria Contábil R$ 1.200,00 R$ 400,00 Transporte R$ 30.000,00 R$ 6.000,00 Material Limpeza R$ 2.100,00 R$ 700,00 Alimentação R$ 3.400,00 R$ 1.700,00 Materiais Administrativos R$ 1.800,00 R$ 600,00 SUB TOTAL R$ 39.700,00 R$ 9.800,00 ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ? APAE CAPÃO DA CANOA - RS CNPJ Nº 90.257.007/0001 -86 DECRETO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL Nº 243 de 25/09/99 CERTIDÃO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL Nº 02658 de 09/06/15 REGISTRO FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Nº 1149 de 30/01/95 REGISTRO no STCAS nº 200410 CEBAS Nº 71000046085/2017 -77 de 29/12/2017 Fone: (51) 3625 -3534 E-mail capaodacanoa@apaers.org.br Página 25 de 26 PLANO DE TRABA LHO APAE ?INTEGRADO ?EDUCAÇÃO ? SAÚ DE ? ASSISTÊNCIA SOCIAL ASSISTÊNCIA SOCIAL TOTAL R$ 19.836,99 6. PLANO DE APLICAÇÃO FINANCEIRO MENSAL Natureza da Despesa Total Código Especificação Recursos Humanos/Encargos Sociais R$ 43.441,44 Serviço de transporte R$ 30.000,00 Alimentação/Material de limpeza R$ 3.400,00 Mat eriais administrativos R$ 1.800,00 Serviço de Contabilidade R$ 1.200,00 Assessoria Jurídica R$ 1.200,00 TOTAL GERAL MENSAL R$ 83.141,44 7. CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO ESTRUTURAÇÃO DOS SERVIÇOS APRESENTADOS EDUCAÇÃO/SAÚDE /ASSISTÊNCIA SOCIAL 7.1 - CONCEDENTE (R$) Meta 1º MÊS 2º MÊS 3º MÊS 4º MÊS 5º MÊS 6º MÊS PRESTAÇÃO DO SERVIÇO DAS PROPOSTAS APRESENTADAS R$ 83.141,44 R$ 83.141,44 R$ 83.141,44 R$ 83.141,44 R$ 83.141,44 R$ 83.141,44 Meta 7º MÊS 8º MÊS 9º MÊS 10º MÊS 11º MÊS 12º MÊS PRESTAÇÃO DO SERVIÇO DAS PROPOSTAS APRESENTADAS R$ 83.141,44 R$ 83.141,44 R$ 83.141,44 R$ 83.141,44 R$ 83.141,44 R$ 83.141,44 8. DECLARAÇÃO ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ? APAE CAPÃO DA CANOA - RS CNPJ Nº 90.257.007/0001 -86 DECRETO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL Nº 243 de 25/09/99 CERTIDÃO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL Nº 02658 de 09/06/15 REGISTRO FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Nº 1149 de 30/01/95 REGISTRO no STCAS nº 200410 CEBAS Nº 71000046085/2017 -77 de 29/12/2017 Fone: (51) 3625 -3534 E-mail capaodacanoa@apaers.org.br Página 26 de 26 PLANO DE TRABA LHO APAE ?INTEGRADO ?EDUCAÇÃO ? SAÚ DE ? ASSISTÊNCIA SOCIAL