ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ? APAE CAPÃO DA CANOA - RS CNPJ Nº 90.257.007/0001 -86 DECRETO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL Nº 243 de 25/09/99 CERTIDÃO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL Nº 02658 de 09/06/15 REGISTRO FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Nº 1149 de 30/01/95 REGISTRO no STCAS nº 200410 CEBAS Nº 71000046085/2017 -77 de 29/12/2017 Fone: (51) 3625 -3534 E-mail capaodacanoa@apaers.org.br Página 1 de 30 PLANO DE TRABA LHO APAE ?INTEGRADO ?EDUCAÇÃO ? SAÚDE ? ASSISTÊNCIA SOCIAL PLANO DE TRABALHO APAE 1. DADOS CADASTRAIS Órgão/Entidade Proponente Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE C.N.P.J. 90.257.007/0001 -86 Endereço Rua da Apae, nº 51 Bairro: São Jorge Cidade Capão da Canoa U.F. RS C.E.P. 95.555.000 DDD/ Telefone (51) 997998065 Email capaodacanoa@apaers.org.br Conta Corrente 0168 Banco Banrisul Agência 06.0116030 -2 Praça de Pagamento Capão da Canoa Nome do Responsável Luiz Almir Palmas C.P.F. 398. 860.690 -15 C.I./Órgão Expedidor 5022533821 SSP /RS Cargo Presidente Função Presidente Endereço : Av. Central nº421, ap. 1201 ? Bairro Zona Nova C.E.P: 95.555.000 2. INSCRIÇÕES E CADASTROS DA ENTIDADE: INSCRIÇÃO / CADASTRO NÚMERO VALIDADE Conselho Municipal de Assistência Social ? CMAS 003 Indete rminado Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente ? CMDCA 005 Indeterminado Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS 71000046085/2017 - 77 28/12/2025 Federação Nacional das Apaes 1149 Indeterminado Utilidade Púb lica Municipal 243 Indeterminado Utilidade Pública Estadual 2658 28/06/202 3 ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ? APAE CAPÃO DA CANOA - RS CNPJ Nº 90.257.007/0001 -86 DECRETO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL Nº 243 de 25/09/99 CERTIDÃO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL Nº 02658 de 09/06/15 REGISTRO FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Nº 1149 de 30/01/95 REGISTRO no STCAS nº 200410 CEBAS Nº 71000046085/2017 -77 de 29/12/2017 Fone: (51) 3625 -3534 E-mail capaodacanoa@apaers.org.br Página 2 de 30 PLANO DE TRABA LHO APAE ?INTEGRADO ?EDUCAÇÃO ? SAÚDE ? ASSISTÊNCIA SOCIAL 3. DESCRIÇÃO DO PROJETO : 3.1 - PROPOSTA A PRESENTADA À SECRETARIA DE EDUCAÇÃO : Título do Projeto : Período de Execução Educação profission al Início A partir do início Tér mino 12 meses (renovável) Identificação do Objeto : Público: Até 60 pessoas com deficiência ( 15 já atendidos pelo convênio (destes 03 já atendidos na Ana Bauer e APAE ) + 43 da lista de espera da Escola Ana Bauer , restando 02 vagas para público posterior . Período: Segunda a sexta -feira das 8h00min às 12h:00min e da 13h00min às 17h00 min (30 pcds no turno da manhã e 30 no turno da tarde) ? Local de implementação do projeto: Rua da Apae, nº 51, Bairro São Jorge ? Capão da Canoa/RS . (Ressaltamos aqui, que em casos extremos de situações atípicas de emergência em saúde, calamidade pública, epidemias, pandemias, eventos climáticos e demais situações adversas que impossibilitem o atendimento do grupo e a realização das atividades de forma presencial, estes pode rão ser ofertados de forma remota ? online ? através de aplicativos específicos para tal. Descrição da Realidade e Justificativa da Proposição : A APAE tem como objetivo e princípios, incluir as pessoas com deficiência em todas as políticas públicas em consonância com a comunidade; de forma que, estabeleça -se estratégias em segmentos sociais, contribuindo para uma melhor qualidade de vida em sociedade para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla, visto que, a família é o principal meio de inter ação e apoio, proporcionando -a uma preparação para que esta saiba como recepcionar/contribuir, para que haja mel hor entendimento do familiar da pessoa com deficiência. No que se refere ao âmbito pedagógico , um Atendimento Educacional Especializado, resp ectivamente incluído na escola comum, bem como na comunidade escolar, desenvolvendo a autonomia do assistido potencializand o suas habilidades e interesses, apoiando o desenvolvimento permanente dos serviços prestados, com ética e eficiência. De acordo c om a lei nº 9394/96 das Diretrizes e Bases Nacionais da Educação, Educação Especial para o Trabalho destina -se aos alunos com deficiência ou transtornos globais do desenvolvimento, e conforme o art. 59, Item III, [...] visando a sua efetiva integração n a vida em sociedade, inclusive condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção no trabalho competitivo, mediante articulação com os órgãos oficiais afins, bem como para aqueles que apresentam uma habilidade nas áreas artística, inte lectual ou psicomotora. As atividades complementares /projetos especiais tem como finalidade , potencializar o assistido no desenvolvimento da aprendizagem, talentos, criatividade e outras formas de se relacionar com o ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ? APAE CAPÃO DA CANOA - RS CNPJ Nº 90.257.007/0001 -86 DECRETO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL Nº 243 de 25/09/99 CERTIDÃO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL Nº 02658 de 09/06/15 REGISTRO FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Nº 1149 de 30/01/95 REGISTRO no STCAS nº 200410 CEBAS Nº 71000046085/2017 -77 de 29/12/2017 Fone: (51) 3625 -3534 E-mail capaodacanoa@apaers.org.br Página 3 de 30 PLANO DE TRABA LHO APAE ?INTEGRADO ?EDUCAÇÃO ? SAÚDE ? ASSISTÊNCIA SOCIAL conhecimento e promover a interação e a comunicação social, destinando -se a crianças, jovens e adultos impossibilitados de seguirem o fluxo escolar da educação especial, bem como do ensino regular, a fim de terem garantia a continuidade da educação sem as especificidades previst as em níveis e etapas de ensino, favorecendo o processo de integração, através de atividades de motivadoras de acordo com suas limitações, potencialidades e interesses. Enfatizam -se condições para o atendimento interdisciplinar, contando com profissionais de educação, s aúde e serviço social, dentre outros, ou por meio de parcerias com instituições da comunidade, além de encaminhamentos dos alunos a serviços externos à APAE , quando necessário; propõe -se articulação permanente com profissionais da área clínica, atuantes em programas de reabilitação aos alunos das escolas especiais das APAES , na própria instituição ou em instituições parceiras, promoção da interdisciplinaridade e a intersetor ialidade entre áreas que contribuam para o desenvolvimento integral dos alunos; adoç ão do modelo social de deficiência, em substituição ao modelo clínico; atualização e evolução nas ações, de forma a acompanhar e beneficiar às pessoas com deficiência intelectual e múltipla com iniciativas inovadoras. Para isso vamos ofertar as seguintes o ficinas, comprovadas posteriormente através de prestações de contas mensais. Oficina de Culinária O projeto de Culinária é uma das estratégias de preparação para o mercado de trabalho, sendo uma prática de absorção e repetição de conteúdos necessários para a vida independente, com resgate também da autoestima e autoconfiança. Por meio desse projeto, é possível trabalhar alguns aspectos relacionados à autonomia, higiene e conservação do ambiente de trabalho e convívio social, além de ampliar o olhar sobre as possibilidades para as contratações. Durante a execução da oficina, os atendidos aprendem a reconhecer os alimentos, elaborar um cardápio com informações nutricionais e reaproveitar os itens. A cada aula, eles colocam a mão na massa e preparam deliciosas receitas salgadas e doces. O projeto está alinhado ao programa que envolve o plantio e a manutenção de horta com temperos, hortaliças, legumes e verduras na própria instituição. A atividade também trabalha a coordenação motora, desenvolvimento e habilidad es, rotina de preparação de vida diária. Trabalhar com o estudo das cores, aromas, cheiros e texturas dos alimentos. ?Apresentar os alimentos de uma forma lúdica e natural?. Oficina de Cuidado e Higiene Pessoal Com está oficina visamos promover, através d a educação, a higiene corporal e a conscientização dos atendidos para o direito à saúde, sensibilizando -os para a busca permanente da compreensão de seus determinantes e capacitando -os para a utilização de medidas práticas de proteção e recuperação da saúd e. O Projeto mostra aos assistidos da APAE a educação para a saúde através de ações apoiadas: Banho, corte de unhas, cuidados com o cabelo, pele, dentes, vestuário e alimentação, respeitando as possibilidades e os limites do próprio corpo. Exposição sobre a relevância do Projeto: Ser saudável é também estabelecer bons hábitos e compreender que o nosso corpo merece um carinho especial e que esse tratamento nos traz benefícios, principalmente na qualidade de vida e autoestima. A proposta é mostrar ao aluno qu e seu corpo ?é fonte de vida? e que merece carinho e cuidados especiais. Oficina de Sexualidade A oficina de sexualidade será realizada com os assistidos da Apae, buscando proporcionar educação, orientação e prevenção acerca de todos os aspectos que envolv em a sexualidade. Falar deste tema envolve diversos tabus e barreiras como repressão, poder, preconceito, desejo, paixão, prazer e tantos outros que precisam ser abordados com naturalidade, respeito e ética. A sexualidade humana compreende diversos aspecto s diversificados e complexos, uma vez que norteia a relação com o corpo, afetos e relacionamentos, desta forma trata -se de um oficina abrangente e conteúdos a serem alcançados a partir do perfil do grupo a ser atendido. Precisamos proporcionar informações corretas e falar de temas como, autoconhecimento do corpo humano e seu funcionamento, doenças sexualmente transmissíveis, métodos contraceptivos, gravidez, violência, abuso entre tantos outros que dizem respeito a esta temática. A construção desse conheci mento será feita durante os momentos de oficina em grupo sobre aspectos gerais, e em separados de acordo com a demanda do próprio grupo, utilizando recursos de dinâmicas lúdicos, ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ? APAE CAPÃO DA CANOA - RS CNPJ Nº 90.257.007/0001 -86 DECRETO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL Nº 243 de 25/09/99 CERTIDÃO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL Nº 02658 de 09/06/15 REGISTRO FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Nº 1149 de 30/01/95 REGISTRO no STCAS nº 200410 CEBAS Nº 71000046085/2017 -77 de 29/12/2017 Fone: (51) 3625 -3534 E-mail capaodacanoa@apaers.org.br Página 4 de 30 PLANO DE TRABA LHO APAE ?INTEGRADO ?EDUCAÇÃO ? SAÚDE ? ASSISTÊNCIA SOCIAL documentários, textos, conversas e reflexões em grupo e individuais, tendo co mo objetivo maior a psico educação, o sigilo, e a orientação sexual. Oficina de Horta e Jardinagem A Oficina Horta e jardinagem é um ótimo instrumento pedagógico, pois além de lúdico, motiva e cria um ambiente alegre descontraído, dinâmico e reflexivo, poi s atividades ligadas ao uso do solo como revolver a terra, plantar, arrancar mato, podar, regar não só constituem ótimo exercício físico, como representam uma forma de aprendizado saudável e criativo, tal qual o contato com as coisas da natureza. Os aluno s aprendem, na prática, temas como nutrientes do solo, a importância do plantar, planejar, transplantar, decidir o que vai fazer com o que colheu, do que semeou, do que utilizou, de como cuidar, etc. Essas experiências ao vivo despertam o interesse fornece ndo inúmeros conhecimentos referentes às plantas, hortaliças, verduras, flores, enriquecendo o seu conhecimento, responsabilidade e compromisso de forma prazerosa, fortalecendo os valores e as atitudes, a fim de permitir também o desenvolvimento da autonom ia. Por isso os assistidos devem estar presentes na maioria das etapas e atividades desenvolvidas na horta, desde a seleção das espécies cultivadas, plantio, cuidados com a horta, colheita e pesquisas auxiliando no desenvolvimento, manutenção da horta e na supervisão dos trabalhos. Podem também elaborar estratégias que permita aos assistidos trabalharem os conteúdos, a partir de uma visão interdisciplinar. Neste sentido o projeto se torna uma fonte de recursos para aprendizagem através da observação, pesq uisa e reflexão, realizando as atividades, trabalhando, vivenciando situações de aprendizagem, dando continuidade a uma estruturação e preservação do ambiente escolar a partir da horta, jardinagem. A Oficina Horta e Jardinagem têm por objetivo levar aos as sistidos uma forma de aprendizagem diferenciada, permitindo o desenvolvimento da autonomia, habilidades e potencialidades. Estimular a interação de todos os envolvidos e mudanças práticas de atitudes e a formação de novos hábitos com responsabilidade a ad quirir novos conhecimentos com a aprendizagem através da prática do dia - a-dia Reconhecer o valor funcional e nutritivo das hortaliças, o auto sustento, a com postagem do lixo diminuindo o volume de lixo; Criar uma área verde produtiva pela qual, todos s e sintam responsáveis; Despertar o interesse de todos para o cultiv o de horta e conhecimento de prá ticas de jardinagem; A partir da horta, promover e estimular a alimentação saudável; Envolver a comunidade e as famílias nas atividades; Incentivar a orn amentação a instituição, o cuidado e preservação ambiental, através de organização e coordenação da horta e jardim; Despertar o interesse dos assistidos para o cultivo de horta e conhecimento do processo de germinação; Construir a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da vida em nosso planeta; Perceber e conhecer a diferença da horta orgânica; Compreender a relação entre solo, água, nutrientes, semeaduras, adubação e colheita; Manuseio correto das ferramentas; Promover a prá tica em conjunto; Conscientizar os alunos, da importância e do aproveitamento de material do material reciclável; Trabalhar a ideia de que o lixo orgânico é fontes nutrientes para a horta; Ter a consciência de que utilizar o lixo reciclável, ajuda no dese nvolvimento do meio ambiente; Conhecer e dar condições para a implantação e adequação de uma horta; Comunicação e expressão; Autonomia e diversidade; Interação e cooperação; Ciências, Meio ambiente; Tipos de solos - sua constituição e características (aren oso argiloso orgânico) Meio ambiente, Reciclagem, necessidade e benefícios, Surgimento das técnicas de cultivo das plantas, a agricultura, Importância das minhocas, Fungicidas orgânicos, Ervas daninhas, Compostagem, Mais/menos, Maior/menor, Formas geométri cas, Sistema de medidas, - Sistema monetário, Longe perto, Gráficos; Importância do sol para as plantas, Saúde; - Hábitos que favorecem uma boa alimentação, classificação dos alimentos, Como tornar a alimentação rica e saudável. Oficina de Reciclagem/ Art esanato O presente projeto visa instigar nos assistidos a consciência ambiental, aprendendo hábitos responsáveis que os levem, por meio de atividades, a propostas de consciência reflexiva, um entendimento melho r sobre informações referentes de como recicla r, reutilizar, reaproveitar os materiais recicláveis. Discerni - ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ? APAE CAPÃO DA CANOA - RS CNPJ Nº 90.257.007/0001 -86 DECRETO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL Nº 243 de 25/09/99 CERTIDÃO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL Nº 02658 de 09/06/15 REGISTRO FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Nº 1149 de 30/01/95 REGISTRO no STCAS nº 200410 CEBAS Nº 71000046085/2017 -77 de 29/12/2017 Fone: (51) 3625 -3534 E-mail capaodacanoa@apaers.org.br Página 5 de 30 PLANO DE TRABA LHO APAE ?INTEGRADO ?EDUCAÇÃO ? SAÚDE ? ASSISTÊNCIA SOCIAL los, e aprender a verdadeira função social de reciclagem. Entende como fonte de renda, melhoria do ambiente em que vivemos e aprendizagem, fazendo com que os mesmos levem os conhecimentos apren didos e disseminem em suas famílias e sociedade. A aplicação desse projeto não se restringe ao ambiente físico somente, mas, inclui, principalmente, relações sociais, econômicas e culturais. O enriquecimento cultural dos assistidos com def iciência intelectual e múltipla a respeito desse assunto. No que o descaso com o meio ambiente nos atinge diretamente e indiretamente? Como está estereotipada a reciclagem na sociedade atualmente? Essas questões podem muito bem serem trabalhados sempre tor nando um habito e não ensinadas isoladamente. Uma vez que o futuro do planeta depende de todos. Geralmente desenvolve com mais sensibilidade o gosto e o amor pela natureza já no adulto, muitas vezes, é preciso desenvolver o respeito. Percebe -se, portanto, que a Educação Ambiental está presente em todas as esferas da sociedade, as falas estão cada vez mais intensas. Porém a destruição continua. E por quê? A cidadania tem fator fundamental para conscientização deste contexto global. Abordaremos a questão sobre o lixo (plástico) e suas implicações, seu destino final, possíveis alternativas para solucionar esta situação, resultando em uma das opções, a reciclagem. Atitudes concretas: coleta seletiva de garrafas, latas, pl ásticas e potes de sorvete; recortes, pinturas, colagens, dobraduras; montagem de vídeo. O projeto sobre a arte de reciclar, te m por princípio básico conscientizar sobre a necessidade de construir uma prática social , baseada na preservação do ambiente e, devido ao grande número de descartes, surgiu a ideia de repensar os hábitos com a reutilização desses materiais. Como conteúdo de planejamento com a oficina de artesanato, trabalhando as habilidades individuais e coletivas dos as sistidos. - Compreender a importância da reciclagem, estimulando mudanças de comportamentos e promovendo a socialização. - Incentivar o cuidado com o meio ambiente por meio da reutilização dos materiais descartados. Oficina de Atividade Física A prática de atividade física e/ou esportiva por pessoas com algum tipo de deficiência pode proporcionar dentre todos os benefícios da prática regular de atividade física que são mundialmente conhecidos, a oportunidade de testar seus limites e potencialidades, preveni r as enfermidades secundárias à sua deficiência e promover a integração social do indivíduo. As atividades físicas, esportivas ou de lazer propostas às pessoas com deficiência, possui valores terapêuticos, evidenciado benefícios tanto na esfera física quan to psíquica. Para isso, o Incluir pelo Esporte visa desenvolver atividades esportivas para o desenvolvimento de habilidades e inclusão. Desenvolver em nossos atendidos o espírito de equipe, competitividade e práticas de uma vida saudável através do esport e, atividades cognitivas e de iniciação em artes manuais, com o objetivo de estimular os participantes a interagir, observar, experimentar e explorar diversos materiais e técnicas, buscando sempre identificar e valorizar o conhecimento prévio, o desejo, a tolerância e o potencial criativo de cada pessoa. ? Corpo e Movimento? são realizados visando proporcionar uma aprendizagem por meio de atividades corporais e físicas de baixo impacto, circuitos, capoeira, jogos rítmicos e teatrais que exploram os movimen tos corporais, o equilíbrio e o desenvolvimento do potencial criativo e artístico. Oficina de Musicalização Iremos utilizar da música e dos elementos constituintes (som, ritmo, melodia e harmonia), com o objetivo de promover mudanças positivas a nível fí sico, mental, social e emocional. As propostas destas atividades são melhorar no bem -estar dos assistidos, a música vem sendo cada vez mais incorporada às práticas alternativas e terapêuticas. A intervenção pode ser feita individualmente ou em grupo e envo lve atividades musicais como a escuta musical, canto, improvisação vocal e instrumental e outras que envolvam som e movimento de acordo com as necessidades específicas de cada pessoa. A dimensão lúdica será uma ferramenta pedagógica de muita importância e fará sentido, significado às situações e vivências cotidianas, através do exercício das quatro funções psicológicas específicas: a sensação, o pensamento, a intuição e o sentimento. O objetivo é melhorar a comunicação; coordenação rítmica e motora; perce pção sonora, corporal e espacial; memória, atenção e concentração; orientação espaço -temporal. Criando combinados, despertando o entusiasmo pela prática de conjunto, desenvolver cooperação e ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ? APAE CAPÃO DA CANOA - RS CNPJ Nº 90.257.007/0001 -86 DECRETO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL Nº 243 de 25/09/99 CERTIDÃO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL Nº 02658 de 09/06/15 REGISTRO FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Nº 1149 de 30/01/95 REGISTRO no STCAS nº 200410 CEBAS Nº 71000046085/2017 -77 de 29/12/2017 Fone: (51) 3625 -3534 E-mail capaodacanoa@apaers.org.br Página 6 de 30 PLANO DE TRABA LHO APAE ?INTEGRADO ?EDUCAÇÃO ? SAÚDE ? ASSISTÊNCIA SOCIAL disciplina do grupo, resgatar a cultura da brincadeira, desenvol ver postura, realizar apresentações para a comunidade, resgatar valores humanos, trabalhar autoestima, desenvolver a autonomia... Utiliza a expressão e os sons musicais na aprendizagem, além de explorar as possibilidades de desenvolvimento da linguagem, d a expressão, da comunicação e do potencial criativo. Oficina de Artesanato Como uma forma de estimulação, o artesanato é uma das atividades desenvolvidas pelos assistidos. Acompanhados, eles confeccionam vários materiais como decorações em vidros, plástic os, latas, pintura em tecido, objetos decorativos, quadros etc. O objetivo é oportunizar através do trabalho artesanal o desenvolvimento das habilidades manuais de cada um. Isso faz com que possam explorar e expandir sua criatividade e consequentemente d espertar para o exercício de uma profissão. Além disso, a prática destas atividades artesanais desenvolve a atenção, concentração e coordenação motora. Trabalhamos a motricidade que são um conjunto das funções nervosas e musculares do corpo, a estimulação da coordenação motora, e o pedagógico. O resultado além das estimulações é a felicidade e autoestima deles. A finalidade além de ensinar é também valorizar os trabalhos comercializando os materiais produzidos. Os artesanatos são vendidos na APAE e expost os para venda nos eventos que a entidade promove. Oficina dos Autodefensores Documento Norteador Defesa de Direitos Envelhecimento e Deficiência Intelectual Educação Inclusiva e a Transição da Educação Especial A Capacidade Legal das Pessoas com Deficiênc ia Todos pelos direitos: Deficiência Intelectual, Cidadania e Combate à Violência Oficina de capoeira e dança Os movimentos da dança e da capoeira propiciam o conhecimento sobre si, e sobre o outro através do diálogo corporal. A improvisação, a inteligênc ia do corpo, a necessidade de agir, o equilíbrio, assim como as noções de espaço, tempo, ritmo, música e compreensão das regras de participação são princípios fundamentais ensinados dessa oficina. Oficina Reciclagem de Papel Essa oficina tem por objetivo t ransmitir aos assistidos a técnica da reciclagem de papel favorecendo reflexões e discussões sobre temas da educação ambiental e o que a partir disso pode ser vivenciado no nosso cotidiano, bem como utilizar o papel reciclado e outros materiais reutilizáve is. Como objetivo de trabalhar as técnicas da reciclagem e a transformação do papel em práticas artísticas no qual são trabalhados o despertar da criatividade e o aperfeiçoamento das habilidades manuais por meio da arte com o papel reciclado. Oficina Velas aromáticas Tem como objetivo a prática de atividades como colorir a parafina, aromatizar, elaborar e pesquisar novos recursos, envolve diferentes técnicas de confecção de moldes para produzir velas e luminárias com utilização de materiais rec icláveis e naturais para decoração. Oficina Sabonete A oficina de produção de sabonetes artesanais tem como objetivo oportunizar aos assistidos a utilização de materiais acessíveis, uma aula muito prazerosa, cheirosa e instrutiva, que pode até ser usada como trabalho manual, hobby ou fonte de renda. 3.2 - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO (META, ETAPA OU FASE) Meta Etapa /Fase Especificação Indicador Físico Duração Público Quantidade Início Término Of erta de Oficina - Ofertar oficina protegida Pessoas com ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ? APAE CAPÃO DA CANOA - RS CNPJ Nº 90.257.007/0001 -86 DECRETO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL Nº 243 de 25/09/99 CERTIDÃO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL Nº 02658 de 09/06/15 REGISTRO FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Nº 1149 de 30/01/95 REGISTRO no STCAS nº 200410 CEBAS Nº 71000046085/2017 -77 de 29/12/2017 Fone: (51) 3625 -3534 E-mail capaodacanoa@apaers.org.br Página 7 de 30 PLANO DE TRABA LHO APAE ?INTEGRADO ?EDUCAÇÃO ? SAÚDE ? ASSISTÊNCIA SOCIAL Oficina Protegida para as Pessoas com Deficiência ; Protegida continuada em grupos ; continuada , visando atender ao perfil preponderante no grupo; - Oportunizar que a pessoa com deficiência perpasse em todas as fases do processo produtivo; - Potencializar o enten dimento de autonomia e produtividade; - Estimular o interesse por demais inserções produtivas; -Desenvolver habilidades manuais e sociais ampliando o convívio social; deficiência e suas famílias, Até 60 Contínuo Contínuo Educação Profission al Estabelecer parcerias: - SENAI; - SESC; - Empresas; - Secretaria da Cidadania; - Escolas Municipais; - Conselhos de Direitos; - Garantir o acesso a esses serviços de forma ampliada; - Evidenciar o acesso à educação especial, com autonomia e efetividade ; Pessoas com deficiência e suas famílias Conforme a demanda Conforme a demanda Conforme a demanda Favorecer o acesso do usuário a outros serviços - Encaminhamento e acompanhamento das demandas atendidas nas demais Políticas Públicas; Pessoas com defici ência e suas famílias Conforme a demanda Conforme a demanda Conforme a demanda Favorecer a produção de conhecimento/ materiais/recurso - Atividades de orientação às famílias referente a importância da sondagem das potencialidades individuais da PCD; - Dividir as ferramentas utilizadas que facilitarão o processo produtivo e de aprendizado; Pessoas com deficiência e suas famílias Até 60 Contínuo Contínuo DETALHAMENTO DOS PROFISSIONAIS Profissionais (número e cargo) Especificação sintetizada Carga Ho rária Semanal Indicador Físico Duração 02 - Pedagoga s - Assegurar a participação Público Quantidade Início Término ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ? APAE CAPÃO DA CANOA - RS CNPJ Nº 90.257.007/0001 -86 DECRETO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL Nº 243 de 25/09/99 CERTIDÃO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL Nº 02658 de 09/06/15 REGISTRO FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Nº 1149 de 30/01/95 REGISTRO no STCAS nº 200410 CEBAS Nº 71000046085/2017 -77 de 29/12/2017 Fone: (51) 3625 -3534 E-mail capaodacanoa@apaers.org.br Página 8 de 30 PLANO DE TRABA LHO APAE ?INTEGRADO ?EDUCAÇÃO ? SAÚDE ? ASSISTÊNCIA SOCIAL dos docentes da Educação Especial na elaboração, desenvolvimento e avaliação do Projeto Educativo, identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos assistidos público -alvo. 20h Pessoas com deficiência e suas famílias; Até 60 Contínuo Contínuo 02 - Assistente Social - O as sistente social tem como objetivo no trabalho na APAE estreitar as relações família -instituição cada vez mais, entendendo que o usuário não é um ser dissociado da família ou comunidade. 20h Pessoas com deficiência e suas famílias, Até 60 Contínuo Contín uo 01 - Professor de Educação Física Estimular a inclusão, o educador físico inclusivo tem muito a acrescentar nesse quesito, por ser uma disciplina em que os pcd?s desenvolvem determinadas habilidades, inclusive motoras. 10h Pessoas com deficiência e suas famílias, Até 60 Contínuo Contínuo 01 - Psicóloga - O papel do psicólogo vai além de ajudar diretamente o indivíduo que tem a deficiência . Ele também pode oferecer suporte aos pais, principalmente quando se trata de uma criança deficiente e há dúvidas sobre o processo de desenvolvimento do filho. 20 h Pessoas com deficiência e suas famílias Até 60 Contínuo Contínuo 02 - Monitor es Profissional pode ajudar os assistidos a lidar com conflitos e divergências e auxiliar nas soluções ped agógicas. Contribuem para reforçar a confiança entre a instituição e as famílias. 40h Pessoas com deficiência e suas famílias Até 60 Contínuo Contínuo 02 - Auxiliares de Disciplina Acompanhar busca e entrega dos atendidos, bem como, ef etuar o embarque e desembarque de alunos. Orientar sobre as regras, procedimentos e regime escolar. Controlar o acesso de pais, visitantes e terceiros no colégio. Organizar e apoiar os setores e intervalos dos alunos. Atendimento ao público. 40h Pessoas com deficiência e suas famílias Até 60 Contínuo Contínuo ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ? APAE CAPÃO DA CANOA - RS CNPJ Nº 90.257.007/0001 -86 DECRETO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL Nº 243 de 25/09/99 CERTIDÃO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL Nº 02658 de 09/06/15 REGISTRO FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Nº 1149 de 30/01/95 REGISTRO no STCAS nº 200410 CEBAS Nº 71000046085/2017 -77 de 29/12/2017 Fone: (51) 3625 -3534 E-mail capaodacanoa@apaers.org.br Página 9 de 30 PLANO DE TRABA LHO APAE ?INTEGRADO ?EDUCAÇÃO ? SAÚDE ? ASSISTÊNCIA SOCIAL 01 -Educador Social Trata -se de um profissional que contribui ativamente para o protagonismo e a autonomia das famílias e indivíduos. Com isso, garantem não apenas o fortalecimento destes, mas também os estimulas a conqu istarem um novo projeto de vida, possibilitando assim a superação de situações de fragilidades sociais vivenciadas. 40h Pessoas com deficiência e suas famílias Até 60 Contínuo Contínuo 01 -Cozinheira O cozinheiro é o profissional que confeciona os pratos na cozinha. Ele prepara todos os tipos de pratos, desde refeições principais, a entradas, lanches, sobremesas, saladas, sopas e cremes, acompanhamentos, entre outros.Além da preparação do prato em si, os cozinheiros também são responsáveis por assegurar qu e todos os produtos estão em perfeito estado de conservação e dentro da validade. Também fazem a gestão do stock de produtos, com a ajuda dos ajudantes de cozinha, assim como ajudam na limpeza do espaço. 40h Pessoas com deficiência e suas famílias Até 60 Contínuo Contínuo 01 - Auxiliar de serviços gerais - oferece auxílio e suporte rápidos a diversos setores da organização. Além de atuar na limpeza e na manutenção da higiene e organização dos ambientes, ele também é responsável por ajudar em outras funções como o controle de materiais. 40h Pessoas com deficiência e suas famílias Até 60 Contínuo Contínuo 01 - Advogado ?Profissional vinculada as três secretarias. - O advogado institucional atua na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, preferencialmente intelectual e múltipla; defende os interesses da Apae, em juízo ou fora dele; elabora, examina e visa minutas de contratos, convênios e demais parcerias; emite parecer sobre matéria de interesse geral da Apae, e mantém a observância do 10h Pessoas com deficiência e suas famíl ias. Até 60 Contínuo Contínuo ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ? APAE CAPÃO DA CANOA - RS CNPJ Nº 90.257.007/0001 -86 DECRETO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL Nº 243 de 25/09/99 CERTIDÃO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL Nº 02658 de 09/06/15 REGISTRO FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Nº 1149 de 30/01/95 REGISTRO no STCAS nº 200410 CEBAS Nº 71000046085/2017 -77 de 29/12/2017 Fone: (51) 3625 -3534 E-mail capaodacanoa@apaers.org.br Página 10 de 30 PLANO DE TRABA LHO APAE ?INTEGRADO ?EDUCAÇÃO ? SAÚDE ? ASSISTÊNCIA SOCIAL Estatuto e do Regime nto Interno; representa juridicamente a entidade junto a repartições públicas e privadas; mantem intercâmbio jurídico e dá interpretação final sobre matéria controvertida; dirige os serviços da Procuradoria da Apae. 01 - Coordenador administrativo ?Profissional vinculada a educação e saúde - Coordena, organiza e controla as atividades da área administrativa relativas à segurança patrimonial, arquivo, ouvidoria, secretaria, manutenção pred ial e atividades afins, definindo normas e procedimentos de atuação para atender as necessidades e objetivos da instituição. 40h Equipe Contínuo Contínuo 01 - Office Boy ?Profissional vinculada a educação e saúde - O Office boy, executa serviços da rotin a administrativa, envolvendo recepção e distribuição de correspondências e documentos, confecção de cópias e serviços externos. 40h Equipe Contínuo Contínuo *Obs.: Os atendimentos poderão ser ofertados em forma de sistema de revezamento de grupos diário s, a fim de melhor atender a demanda, não sendo necessári o obrigatoriamente, a permanência diária de até 30 PCD?s na Instituiç ão . **Salientamos que a inserção da s 53 PCD?s da EMEFE Ana Maria Bauer Felício, será incluí da nos atendimentos na totalidade de 20 pessoas a cada mês, para ser realizada adaptação e conhecimento de cada caso, conforme lista solicitada pela APAE e já fornecida por esta secretaria . Ao final do 3º mês, toda a demanda solicitada estará incluída nos atendimentos . *O profissional Coordenad or Administrativo e o Office Boy estão vinculados apenas nas Secretaria de saúde e educação. N° PROFISSIONAL CARGA HORÁRIA SEMANAL Salário Bruto Encargos sociais CUSTO TOTAL EDUCAÇÃO 1 Coordenador Administrativo 40 R$ 4.386,90 R$ 1.604,63 R$ 5.991,53 R$ 2.995,77 2 Auxiliar Administrativo 40 R$ 3.133,20 R$ 989,39 R$ 4.122,59 3 Técnico Administrativo 40 R$ 2.001,30 R$ 631,97 R$ 2.633,27 4 Cozinheira 40 R$ 1.822,80 R$ 575,60 R$ 2.398,40 R$ 2.398,40 5 Aux. De Cozinha 40 R$ 1.516,20 R$ 478,78 R$ 1.994,98 6 Aux. Serviços gerais 40 R$ 1.516,20 R$ 478,78 R$ 1.994,98 R$ 1.994,98 7 Aux. Serviços gerais 40 R$ 1.516,20 R$ 478,78 R$ 1.994,98 8 Office Boy 40 R$ R$ R$ R$ 1.233,74 ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ? APAE CAPÃO DA CANOA - RS CNPJ Nº 90.257.007/0001 -86 DECRETO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL Nº 243 de 25/09/99 CERTIDÃO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL Nº 02658 de 09/06/15 REGISTRO FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Nº 1149 de 30/01/95 REGISTRO no STCAS nº 200410 CEBAS Nº 71000046085/2017 -77 de 29/12/2017 Fone: (51) 3625 -3534 E-mail capaodacanoa@apaers.org.br Página 11 de 30 PLANO DE TRABA LHO APAE ?INTEGRADO ?EDUCAÇÃO ? SAÚDE ? ASSISTÊNCIA SOCIAL 1.875,30 592,18 2.467,48 9 Educador Social 40 R$ 1.976,10 R$ 624,01 R$ 2.600,11 R$ 2.600,11 10 Educador Social 40 R$ 1.976,10 R$ 624,01 R$ 2.600,11 11 Monitor 40 R$ 1.976,10 R$ 722,81 R$ 2.698,91 R$ 2.698,91 12 Monitor 40 R$ 1.97 6,10 R$ 624,01 R$ 2.600,11 R$ 2.600,11 13 Auxiliar de Disciplina 40 R$ 1.976,10 R$ 624,01 R$ 2.600,11 R$ 2.600,11 14 Auxili ar de Disciplina 40 R$ 1.976,10 R$ 624,01 R$ 2.600,11 R$ 2.600,11 15 Assistente Social/ Coordenadora 30 R$ 3.217,73 R$ 1.016,09 R$ 4.233,82 16 Assistente Social 20 R$ 2.145,15 R$ 677,39 R$ 2.822,54 R$ 1.411,27 17 Assistente Social 20 R$ 2.145,15 R$ 677,39 R$ 2.822,54 18 Psicóloga 20 R$ 2.200,80 R$ 694,96 R$ 2.895,76 R$ 2.895,76 19 Psicóloga 20 R$ 2.200,8 0 R$ 694,96 R$ 2.895,76 20 Psicóloga 12 R$ 1.320,48 R$ 416,98 R$ 1.737,46 21 Professor de Educação Física 10 R$ 1.100,40 R$ 347,48 R$ 1.447,88 R$ 1.447,88 22 Fonoaudióloga 20 R$ 2.200,80 R$ 694,96 R$ 2.895,76 23 Fonoa udióloga 30 R$ 3.301,20 R$ 1.042,45 R$ 4.343,65 24 Fisioterapeuta 20 R$ 2.383,50 R$ 752,66 R$ 3.136,16 25 Terapeuta Ocu pacional 20 R$ 2.200,80 R$ 694,96 R$ 2.895,76 26 Coordenadora Pedagógica 20 R$ 2.532,60 R$ 799,74 R$ 3.332,34 R$ 3.332,34 27 Pedagoga 20 R$ 2.200,80 R$ 694,96 R$ 2.895,76 R$ 2.895,76 TOTAL GERAL R$ 58.774,91 R$ 18.87 7,95 R$ 77.652,86 R$ 33.705,25 Encargos sociais: Férias, 1/3 Férias, 13º Salário, FGTS, Multa 40% FGTS e Quinquenio. SERVIÇOS: EDUCAÇÃO Assessoria Jurídica R$ 1.200,00 R$ 400,00 Assessoria Cont ábil R$ 1.200,00 R$ 400,00 Transporte R$ 36.000,00 R$ 15.000,00 Material Limpeza R$ 2.400,00 R$ 1.000,00 Alimentação R$ 8.000,00 R$ 4.0 00,00 Materiais Administrativos R$ 3.000,00 R$ 1.800,00 SUB TOTAL R$ 51.800,00 R$ 22.600,00 ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ? APAE CAPÃO DA CANOA - RS CNPJ Nº 90.257.007/0001 -86 DECRETO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL Nº 243 de 25/09/99 CERTIDÃO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL Nº 02658 de 09/06/15 REGISTRO FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Nº 1149 de 30/01/95 REGISTRO no STCAS nº 200410 CEBAS Nº 71000046085/2017 -77 de 29/12/2017 Fone: (51) 3625 -3534 E-mail capaodacanoa@apaers.org.br Página 12 de 30 PLANO DE TRABA LHO APAE ?INTEGRADO ?EDUCAÇÃO ? SAÚDE ? ASSISTÊNCIA SOCIAL EDUCAÇÃO TOTAL R$ 56.305,25 ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ? APAE CAPÃO DA CANOA - RS CNPJ Nº 90.257.007/0001 -86 DECRETO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL Nº 243 de 25/09/99 CERTIDÃO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL Nº 02658 de 09/06/15 REGISTRO FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Nº 1149 de 30/01/95 REGISTRO no STCAS nº 200410 CEBAS Nº 71000046085/2017 -77 de 29/12/2017 Fone: (51) 3625 -3534 E-mail capaodacanoa@apaers.org.br Página 13 de 30 PLANO DE TRABA LHO APAE ?INTEGRADO ?EDUCAÇÃO ? SAÚDE ? ASSISTÊNCIA SOCIAL 4. DESCRIÇÃO DO PROJETO : 4.1 - PRO POSTA APRESENTADA A SECRETARIA DE SAÚDE : Título do Projeto : Período de Execução Reabilitação Infantil/jovem/adulto Início A partir do início Término 12 meses (renovável) Identificação do Objeto : Público: Até 7 0 pessoas com deficiência entre zero e 65 anos ; Período : Segunda a sexta -feira das 8h00min às 12h00min e das 13 h00 min às 17 h00 min ? Local de implementação do projeto: Rua da Apae, nº 51, Bairr o São Jorge ? Capão da Canoa/RS. Ressaltamos aqui, que em casos extremos de situações atípicas de em ergência em saúde, calamidade pública, epidemias, pandemias, eventos climáticos e demais situações adversas que impossibilitem o atendimento do grupo e a realização das atividades de forma presencial, estes poderão ser ofertados de forma remota ? online ? através de aplicativos específicos para tal. Descrição da Realidade e Justificativa da Proposição : Atuando no atendimento ao público de pessoas com deficiência no município de Capão da Canoa, a APAE tem registrado a procura constante de familiares pre ocupados com o atendimento técnico específico de crianças com deficiência. Ainda temos no dia -a-dia um público de pessoas com deficiência que necessitam de orientações e de atendimentos que participam de outras atividades na sede. Diante dessa demanda e procura , evidenciou -se a busca pelo serviço no município, havendo propostas setorizadas e normalmente estando atreladas a filas de espera sem um retorno imediato no atendimento devido a elevada demanda existente. Assim, a APAE, busca estabelecer parceria co m a Secretaria de Saúde , Educação e Assistência Social /Prefeitura Municipal, de forma a estruturar um serviço de reabilitação composto de equipe multidisciplinar conforme disponibilidade de recursos , permitindo mante r o serviço de saúde na APAE e garantind o ao cidadão Caponense com alguma deficiência , o direito à saúde integral desde os primeiros anos de vida. A proposta prevê a estruturação de serviço ofertando: atendimento de serviço social, psicologia, fisioterapia , fonoaudiologia, terapeuta ocupacional, Professor de Artes e educador físico, nesse primeiro momento, com objetivo de ampliar à pessoa com deficiência o atendimento a saúde . Inclusive objetiva -se o acolhimento e cuidado a essas crianças e suas famílias: ?para que se conquiste o maior ganho func ional possível nos primeiros anos de vida, fase em que a formação de habilidades primordiais e a plasticidade neuronal estão fortemente presentes, proporcionando amplitude e flexibilidade para progressão do desenvolvimento nas áreas motoras, cognitiva e de linguagem (MARIA -MENGEL; LINHARES, 2007).? Inicialmente, a proposta é atender as mais diversas patologias e alterações no desenvolvimento neuropsicomotor de pacientes infantis, bem como reabilitação do público das demais faixa s etárias com deficiência ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ? APAE CAPÃO DA CANOA - RS CNPJ Nº 90.257.007/0001 -86 DECRETO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL Nº 243 de 25/09/99 CERTIDÃO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL Nº 02658 de 09/06/15 REGISTRO FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Nº 1149 de 30/01/95 REGISTRO no STCAS nº 200410 CEBAS Nº 71000046085/2017 -77 de 29/12/2017 Fone: (51) 3625 -3534 E-mail capaodacanoa@apaers.org.br Página 14 de 30 PLANO DE TRABA LHO APAE ?INTEGRADO ?EDUCAÇÃO ? SAÚDE ? ASSISTÊNCIA SOCIAL int electual e múltipla que procurem o serviço. A Lei Brasileira de Inclusão surge em 2015, como uma resposta a necessidade de estruturação e ampliação de serviços a esse público específico, temos no seu Capítulo II, art14, texto que fala unicamente sobre ?O D ireito à habilitação e a reabilitação ?: ?Art. 14. O processo de habilitação e de reabilitação é um direito da pessoa com deficiência. Parágrafo único. O processo de habilitação e de reabilitação tem por objetivo o desenvolvimento de potencialidades, talen tos, habilidades e aptidões físicas, cognitivas, sensoriais, psicossociais, atitudinais, profissionais e artísticas que contribuam para a conquista da autonomia da pessoa com deficiência e de sua participação social em igualdade de condições e oportunidade s com as demais pessoas.? Define -se claramente a importância desse serviço na vida desses usuários, englobando as inúmeras vantagens e benefícios que se conquistam através da efetivação desse serviço. Posterior, interessa -nos constituir equipe completa par a se ter ganho ainda maior, onde a legislação esclarece em seguida a importância da avaliação multidisciplinar nesse contexto e algumas questões norteadoras e reguladoras do processo. ?Art. 15. O processo mencionado no art. 14 d esta Lei baseia -se em avalia ção multidisciplinar das necessidades, habilidades e potencialidades de cada pessoa, observadas as seguintes diretrizes: I - diagnóstico e intervenção precoces; II - adoção de medidas para compensar perda ou limitação funcional, buscando o desenvolvimento de aptidões; III - atuação permanente, integrada e articulada de políticas públicas que possibilitem a plena participação social da pessoa com deficiência; IV - oferta de rede de serviços articulados, com atuação intersetorial, nos diferentes níveis de com plexidade, para atender às necessidades específi cas da pessoa com deficiência; V - prestação de serviços próximo ao domicílio da pessoa com deficiência, inclusive na zona rural, respeitadas a organização das Redes de Atenção à Saúde (RAS) nos territórios locais e as normas do Sistema Único de Saúde (SUS).? Para finalizar, consideramos importante trazer a e xplicitação da importância dessa equipe proposta, que vem a mostrar aquilo que pode ser realizado com equipe completa através do encontrado no material produzido pelo Ministério da Saúde (2016), DIRETRIZES DE ESTIMULAÇÃO PRECOCE ? constantes no Plano nacional de enfrentamento a Microcefalia onde encontramos que: "A estimulação precoce de bebês nascidos com microcefalia promove a harmonia do desenvolvimen to entre vários sistemas orgânicos funcionais (áreas: motora, sensorial, perceptiva, proprioceptiva, linguística, cognitiva, emocional e social) dependentes ou não da maturação do Sistema Nervoso Central (SNC). Qualquer programa de estimulação do desenvolv imento da criança deve ter seu início no período que engloba desde a concepção até os três anos de idade. Esta é a fase em que o cérebro se desenvolve mais rapidamente, constituindo uma janela de 10 oportunidades para o estabelecimento das fundações que re percutirão em uma boa saúde e produtividade ótima no futuro (Unicef, 2015)? Diante do exposto e considerando a demanda que vem se apresentando, apresentamos o serviço a ser oferecido por essa organização social e para isso contamos com a parceria entre Ges tão Pública Municipal através da secretaria de saúde , educação e assistência social ao qual o serviço será referenciado. ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ? APAE CAPÃO DA CANOA - RS CNPJ Nº 90.257.007/0001 -86 DECRETO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL Nº 243 de 25/09/99 CERTIDÃO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL Nº 02658 de 09/06/15 REGISTRO FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Nº 1149 de 30/01/95 REGISTRO no STCAS nº 200410 CEBAS Nº 71000046085/2017 -77 de 29/12/2017 Fone: (51) 3625 -3534 E-mail capaodacanoa@apaers.org.br Página 15 de 30 PLANO DE TRABA LHO APAE ?INTEGRADO ?EDUCAÇÃO ? SAÚDE ? ASSISTÊNCIA SOCIAL DETALHAMENTO DOS PROFISSIONAIS Profissionais (número e cargo) Especificação sintetizada Carga Horária Semanal Indicador Físico Du ração 01 - Psicóloga - O papel do psicólogo vai além de ajudar diretamente o indivíduo que tem a deficiência . Ele também pode oferecer suporte aos pais, principalmente quando se trata de uma criança deficiente e há dúvidas sobre o processo de desenvolvim ento do filho. 20 h Pessoas com deficiência e suas famílias Até 7 0 Contínuo Contínuo 01 - Fisioterapeuta Fisioterapia contribui para uma melhor qualidade de vida das pessoas com deficiência. A vida de uma pessoa com deficiência pode ter muito mais qualidade com certos cuidados. A fisioterapia é um desses cuidados. Ela é responsável, entre outras coisas, por aumentar o bem - estar em face da limitação enfrentada no dia a dia. 20 h Pessoas com de ficiência. Até 70 Contínuo Contínuo 01 - Terapeuta Ocupacional O terapeuta ocupacional auxilia na reabilitação de pessoas com limitações físicas ou psicológicas que as impeçam de viver uma vida normal e realizar tarefas cotidianas. Esse profissional pode atuar com pessoas que tenham problemas cognitivos, afetivos, psicomotores, entre outros, sejam eles oriundos de distúrbios genéticos ou adquiridos a pós alguma situação traumática ou doença. 20h Pessoas com deficiência. Até 70 Contínuo Contínuo 01 - Fonoaudióloga - O profissional da área é responsável pelos cuidados da audição, da linguagem oral, da articulação da fala, da voz, da fluência, da le itura e escrita e dos sistemas orofacial e de deglutição, 20h Pessoas com deficiência. Até 70 Contínuo Contínuo ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ? APAE CAPÃO DA CANOA - RS CNPJ Nº 90.257.007/0001 -86 DECRETO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL Nº 243 de 25/09/99 CERTIDÃO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL Nº 02658 de 09/06/15 REGISTRO FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Nº 1149 de 30/01/95 REGISTRO no STCAS nº 200410 CEBAS Nº 71000046085/2017 -77 de 29/12/2017 Fone: (51) 3625 -3534 E-mail capaodacanoa@apaers.org.br Página 16 de 30 PLANO DE TRABA LHO APAE ?INTEGRADO ?EDUCAÇÃO ? SAÚDE ? ASSISTÊNCIA SOCIAL tanto em termos de promoção e prevenção da saúde, quanto com ações de avaliação. 02 - Fonoaudióloga - O profissional da área é responsável pelos cuidados da audição, da linguagem oral, da articulação da fala, da voz, da fluência, da leitura e escrita e dos sistemas orofacial e de deglutição, tanto em termos de promoção e prevenção da saúde, quanto com ações de avaliação. 30h Pessoas com deficiência. Até 70 Contínuo Contínuo 01 - Assistente Social - O assistente social tem como objetivo no trabalho na APAE estreitar as relações família -instituição cada vez mais, entendendo que o usuário não é um ser dissociado da família ou comuni dade. 20h Pessoas com deficiência e suas famílias, Até 70 Contínuo Contínuo 01 -Advogado ? Profissional Vínculado as três secretarias. - O advogado institucional atua na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, preferencialmente intelectual e múltipla; defende os interesses da Apae, em juízo ou fora dele; elabora, examina e visa minutas de contratos, convênios e demais parcerias; emite parecer sobre matéria de interesse geral da Apae, e mantém a observância do Estatuto e do Regimento Interno; re presenta juridicamente a entidade junto a repartições públicas e privadas; mantem intercâmbio jurídico e dá interpretação final sobre matéria controvertida; dirige os serviços da Procuradoria da Apae. 10h Pessoas com deficiência e suas famílias. Até 70 Con tínuo Contínuo 01 - Coordenador administrativo ?Profissional vinculado às duas secretarias (Educação e saúde) - Coordena, organiza e controla as atividades da área administrativa relativas à segurança patrimonial, arquivo, ouvidoria, secretaria, manutenção pre dial e atividades afins, definindo normas e procedimentos de atuação para atender as necessidades e objetivos da instituição. 40h Equipe Contínuo Contínuo ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ? APAE CAPÃO DA CANOA - RS CNPJ Nº 90.257.007/0001 -86 DECRETO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL Nº 243 de 25/09/99 CERTIDÃO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL Nº 02658 de 09/06/15 REGISTRO FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Nº 1149 de 30/01/95 REGISTRO no STCAS nº 200410 CEBAS Nº 71000046085/2017 -77 de 29/12/2017 Fone: (51) 3625 -3534 E-mail capaodacanoa@apaers.org.br Página 17 de 30 PLANO DE TRABA LHO APAE ?INTEGRADO ?EDUCAÇÃO ? SAÚDE ? ASSISTÊNCIA SOCIAL 01 - Técnico administrativo - O auxiliar administrativo é o profissional que presta suporte na gestão d as empresas, auxiliando principalmente gestores de finanças, de logística, de pessoal e da área operacional na realização de atividades de controle e emissão de documentos. 40h Equipe Contínuo Contínuo 02 - Auxiliar de serviços gerais - O auxiliar de serviç os gerais é o profissional que oferece auxílio e suporte rápidos a diversos setores da organização. Além de atuar na limpeza e na manutenção da higiene e organização dos ambientes, ele também é responsável por ajudar em outras funções como o controle de ma teriais. 40h Pessoas com deficiência e equipe Contínuo Contínuo 01 - Office Boy ?Profissional vinculado às duas secretarias (E ducação e saúde ) O Office boy, executa serviços da rotina administrativa, envolvendo recepção e distribuição de correspondências e do cumentos, confecção de cópias e serviços externos. 40h Equipe Contínuo Contínuo *O profissional Coordenador Administrativo e o Office Boy estão vinculados apenas nas Secretaria de saúde e educação. 4.2 - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO (META, ETAPA OU FAS E) Meta Etapa/Fase Especificação Indicador Físico Duração Público Quantida de Início Término Reabilitação infantil/jovem/ adulto Avaliação através de equipe multidisciplinar - Acolher crianças/adultos com deficiência e seus familiares; - Verificar as necessidades, habilidades e potencialidades individuais; - Iniciar o atendimento terapêutico; Crianças/jovens /adultos com deficiência; Até 70 Contínuo Contínuo ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ? APAE CAPÃO DA CANOA - RS CNPJ Nº 90.257.007/0001 -86 DECRETO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL Nº 243 de 25/09/99 CERTIDÃO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL Nº 02658 de 09/06/15 REGISTRO FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Nº 1149 de 30/01/95 REGISTRO no STCAS nº 200410 CEBAS Nº 71000046085/2017 -77 de 29/12/2017 Fone: (51) 3625 -3534 E-mail capaodacanoa@apaers.org.br Página 18 de 30 PLANO DE TRABA LHO APAE ?INTEGRADO ?EDUCAÇÃO ? SAÚDE ? ASSISTÊNCIA SOCIAL Atendimentos individuais conforme a demanda, nas áreas de: - Psicologia; - Serviço Social; - Terapia Ocupacional; - Fisioterapia; - Fonoaudiologia; Crianças/jovens /adultos com deficiência e familiares; Até 70 Contínuo Contínuo Atendimentos em grupos, conforme a demanda, - Intervenção com equipe necessária; Crianças/jovens /adultos com defici ência e familiares; Até 70 Contínuo Contínuo Parcerias para potencialização/ divulgação do serviço - Políticas Públicas Municipais ; - Conselhos de Direitos; - Interação com os demais serviços para pessoa com deficiência; Comunidade Conforme demanda Con forme demanda Conforme demanda Encaminhament os à rede; - Secretarias municipais: Saúde, Educação, Assistência Social, Cidadania, entre outras; Crianças/jovens /adultos com deficiência e familiares; Con forme demanda Conforme demanda Conforme demanda *Obs. : Os atendimentos poderão ser ofertados em forma de sistema de revezamento de grupos diários, a fim de melhor atender a demanda, não sendo necessári o obrigatoriamente, a permanência diária de até 30 PCD?s na Instituição. ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ? APAE CAPÃO DA CANOA - RS CNPJ Nº 90.257.007/0001 -86 DECRETO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL Nº 243 de 25/09/99 CERTIDÃO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL Nº 02658 de 09/06/15 REGISTRO FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Nº 1149 de 30/01/95 REGISTRO no STCAS nº 200410 CEBAS Nº 71000046085/2017 -77 de 29/12/2017 Fone: (51) 3625 -3534 E-mail capaodacanoa@apaers.org.br Página 19 de 30 PLANO DE TRABA LHO APAE ?INTEGRADO ?EDUCAÇÃO ? SAÚDE ? ASSISTÊNCIA SOCIAL N° PROFISSIONAL CARGA HORÁRIA SEMANAL Salário Bruto Encargos sociais CUSTO TOTAL SAÚDE 1 Coordenador Administrativo 40 R$ 4.386,90 R$ 1.604,63 R$ 5.991,53 R$ 2.995,77 2 Auxiliar Administrativo 40 R$ 3.133,20 R$ 989,39 R$ 4.122,59 3 Técnico Administrativo 40 R$ 2.001,30 R$ 631,97 R$ 2.633,27 R$ 2.633,27 4 Cozinheira 40 R$ 1.822,80 R$ 575,60 R$ 2.398,40 5 Aux. De Cozinha 40 R$ 1.516,20 R$ 478,78 R$ 1.994,98 6 Aux. Serviços gerais 40 R$ 1.516,20 R$ 478,78 R$ 1.994,98 7 Aux. Servi ços gerais 40 R$ 1.516,20 R$ 478,78 R$ 1.994,98 R$ 1.994,98 8 Office Boy 40 R$ 1.875,30 R$ 592,18 R$ 2.467,48 R$ 1.233,74 9 Educador Social 40 R$ 1.976,10 R$ 624,01 R$ 2.600,11 10 Educador Social 40 R$ 1.976,10 R$ 624,01 R$ 2.600,11 11 Monitor 40 R$ 1.976,10 R$ 722,81 R$ 2.698,91 12 Monitor 40 R$ 1.976,10 R$ 624,01 R$ 2.600,11 13 Auxiliar de Disciplina 40 R$ 1.976,10 R$ 624,01 R$ 2.600,11 14 Auxiliar de Discipli na 40 R$ 1.976,10 R$ 624,01 R$ 2.600,11 15 Assistente Social/ Coordenadora 30 R$ 3.217,73 R$ 1.016,09 R$ 4.233,82 16 Assistente Social 20 R$ 2.145,15 R$ 677,39 R$ 2.822,54 R$ 1.411,27 17 Assistente Social 20 R$ 2.145,15 R$ 677,39 R$ 2.822,54 18 Psicóloga 20 R$ 2.200,80 R$ 694,96 R$ 2.895,76 19 Psicóloga 20 R$ 2.200,80 R$ 694,96 R$ 2.895,76 R$ 2.895,76 20 Psicóloga 12 R$ 1.320,48 R$ 416,98 R$ 1.737,46 21 Socióloga 10 R$ 1.100,40 R$ 347,48 R$ 1.447,88 22 Fonoaudióloga 20 R$ 2.200,80 R$ 694,96 R$ 2.895,76 R$ 2.895,76 23 Fonoaudióloga 30 R$ 3.301,20 R$ 1.042,45 R$ 4.343,65 R$ 4.343,65 24 Fisioterapeuta 20 R$ 2.383,50 R$ 752,66 R$ 3.136,16 R$ 3.136,16 25 Terapeuta Ocu pacional 20 R$ 2.200,80 R$ 694,9 6 R$ 2.895,76 R$ 2.895,76 26 Coordenadora Pedagógica 20 R$ 2.532,60 R$ 799,74 R$ 3.332,34 27 Pedagoga 20 R$ 2.200,80 R$ 694,96 R$ 2.895,76 ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ? APAE CAPÃO DA CANOA - RS CNPJ Nº 90.257.007/0001 -86 DECRETO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL Nº 243 de 25/09/99 CERTIDÃO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL Nº 02658 de 09/06/15 REGISTRO FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Nº 1149 de 30/01/95 REGISTRO no STCAS nº 200410 CEBAS Nº 71000046085/2017 -77 de 29/12/2017 Fone: (51) 3625 -3534 E-mail capaodacanoa@apaers.org.br Página 20 de 30 PLANO DE TRABA LHO APAE ?INTEGRADO ?EDUCAÇÃO ? SAÚDE ? ASSISTÊNCIA SOCIAL TOTAL GERAL R$ 58.774,91 R$ 18.877,95 R$ 77.652,86 R$ 26.436,12 Encargos sociais: Férias, 1/3 Férias, 13º Salário, FGTS, Multa 40% FGTS e Quinquenio. Assessoria Jurídica R$ 1.200,00 R$ 400,00 Assessoria Contábil R$ 1.200,00 R$ 400,00 Transporte R$ 36.000,00 R$ 15.000,00 Material Limpeza R$ 2.400,00 R$ 700,00 Alimentação R$ 8.000,00 R$ 2.000,00 Materiais Administrativos R$ 3.000,00 R$ 600,00 SUB TOTAL R$ 19.100,00 SAÚDE R$ 45.536,12 ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ? APAE CAPÃO DA CANOA - RS CNPJ Nº 90.257.007/0001 -86 DECRETO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL Nº 243 de 25/09/99 CERTIDÃO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL Nº 02658 de 09/06/15 REGISTRO FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Nº 1149 de 30/01/95 REGISTRO no STCAS nº 200410 CEBAS Nº 71000046085/2017 -77 de 29/12/2017 Fone: (51) 3625 -3534 E-mail capaodacanoa@apaers.org.br Página 21 de 30 PLANO DE TRABA LHO APAE ?INTEGRADO ?EDUCAÇÃO ? SAÚDE ? ASSISTÊNCIA SOCIAL 5. DESCRIÇÃO DO PROJETO: 5.1 - PROPOSTA APRES ENTADA A SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA E INCLUSÃO SOCIAL Título do Projeto Período de Execução Proteção Social Básica Início A partir do início Término 12 meses (renovável) Identificação do Objeto: Público: Até 15 pessoas com deficiência, entre 18 até 65 anos e seus familiares; ? Local de implementação do projeto: Rua da Apae, nº 51, Bairr o São Jorge ? Capão da Canoa/RS. Ressaltamos aqui, que em casos extremos de situações atípicas de emergência em saúde, calamidade pública, epidemias, pandemias, evento s climáticos e demais situações adversas que impossibilitem o atendimento do grupo e a realização das atividades de forma presencial, estes poderão ser ofertados de forma remota ? online ? através de aplicativos específicos para tal. ? Periodicidade : Os a tendimentos serão ofertados de segunda a sexta -feira da seguinte forma: Até 15 pessoas com deficiência no turno da tarde ? das 13h às 17h. Descrição da Realidade e Justificativa da Proposição: A APAE de Capão da Canoa é uma entidade do Terceiro Setor, sem fins lucrativos que está implementada no Município desde 1987 e atualmente atende a 50 pessoas com deficiência intelectual e múltipla, e busca, através de parceria com a Gestão Pública Municipal e a Secretaria de Assistência e Inclusão Social, ampliar o seu número de atendimentos para o ano de 2022, hoje atendemos 15 assistidos nas Secretária de Saúde e Educação, firmando assim uma parceria com a Secretaria de Assistência e Inclusão Social iremos contemplar mais 15 assistidos, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e o Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas (PCDs), sendo ofertado aos 15 assistidos os dois serviços de atendimentos do Grupo de Convivência e na Proteção Social Básica hoje na ins tituição, para que assim possamos contribuir com a demanda existente no Município. Com relação à extensão dos grupos do SCFV, a orientaçã o é de que tenham, no máximo, 15 usuários sob a condução do orientador social, que é o profissional responsável pela mediação dos grupos do serviço. Função exercida por profissional com, no mínimo, nível médio de escolaridade, conforme dispõe a Resolução CNAS nº 09/2014. O orientador social ou educador social tem atuação constante junto ao(s) grupo(s) do SCFV e é respons ável pela criação de um ambiente de convivência participativo e democrático. Destacam -se as seguintes atribuições desse profissional: organizar, facilitar oficinas e desenvolver atividades coletivas nas unidades e/ou na comunidade; acompanhar, orientar e m onitorar os usuários na execução das atividades; apoiar na organização de eventos artísticos, lúdicos e culturais nas unidades e/ou na comunidade; participar das reuniões de equipe para o planejamento das atividades, avaliação de processos, fluxos de traba lho e resultado; Acompanhar e registrar a assiduidade dos usuários por meio de instrumentais específicos, como listas de frequência, atas, sistemas eletrônicos próprios. A equipe do SCFV é constituída por um técnico de referência, com formação de nível sup erior - que poderá ser o assistente social ou o psicólogo ou, ainda, outro profissional que integre esta equipe , conforme a ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ? APAE CAPÃO DA CANOA - RS CNPJ Nº 90.257.007/0001 -86 DECRETO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL Nº 243 de 25/09/99 CERTIDÃO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL Nº 02658 de 09/06/15 REGISTRO FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Nº 1149 de 30/01/95 REGISTRO no STCAS nº 200410 CEBAS Nº 71000046085/2017 -77 de 29/12/2017 Fone: (51) 3625 -3534 E-mail capaodacanoa@apaers.org.br Página 22 de 30 PLANO DE TRABA LHO APAE ?INTEGRADO ?EDUCAÇÃO ? SAÚDE ? ASSISTÊNCIA SOCIAL Resolução CNAS nº 17/2011; e por orientador(es) social(is) ou educador(es) social(is), conforme a descrição apre sentada na Resolução CNAS nº 9/2014.7. A Proteção e o Cuidado no Domicílio da Assistência Social destina -se a usuários do SUAS em situação de vulnerabilidade ou risco pessoal e social, por violação de direitos, associadas ao fenômeno da deficiência ou do envelhecimento, que a presente dificuldades, restrições ou impedimentos temporários ou por longo tempo, de adesão e/ou acesso às unidades da rede socioassistencial ou que o atendimento no domicílio frente as singularidades das situações vivenciadas se apresente como o mais ad equado e oportuno para proteger a autonomia, fortalecer vínculos sociais e a participação das pessoas com deficiência e idosas. A oferta no domicílio pode garantir a equiparação das oportunidades de acesso, a continuidade do atendimento já iniciado nas uni dades da rede socioassistencial, a inclusão na rede a partir da adesão do atendimento no ambiente do domicílio. A equipe do SCFV e do Ser viço de Proteção Social Básica é constituída por um técnico de referência, com formação de nível superior - que poderá ser o assistente social ou o psicólogo, um educador social e um coordenador. Função exercida por profissional com, no mínimo, nível médio de escolaridade, conforme dispõe a Resolução CNAS nº 09/2014. O orientador social ou educador social tem atuação const ante junto ao(s) grupo(s) do SCFV e é responsável pela criação de um ambiente de convivência participativo e democrático. Destacam -se as seguintes atribuições desse profissional: organizar, facilitar oficinas e desenvolver atividades coletivas nas unidades e/ou na comunidade; acompanhar, orientar e monitorar os usuários na execução das atividades; apoiar na organização de eventos artísticos, lúdicos e culturais nas unidades e/ou na comunidade; participar das reuniões de equipe para o planejamento das ativid ades, avaliação de processos, fluxos de trabalho e resultado; Acompanhar e registrar a assiduidade dos usuários por meio de instrumentais específicos, como listas de frequência, atas, sistemas eletrônicos próprios. Destacamos ainda, que os serviços socioas sistenciais de proteção social básica, que a instituição oferece, vão estar em conjunto com o (s) CRAS do Município para assim abranger um território maior, o CRAS atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), dada a sua capilaridade nos territórios e é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social, destacamos ainda, que ao recebermos a demanda dos CRAS, este usuário passara por uma entrevista c om a assistente social da instituição para realizar uma ficha de pré - inscrição e aguardar em uma lista de espera, assim como toda a demanda que a instituição já recebe diariamente. O referenciamento ao CRAS traduz ainda a importância de assegurar a integra ção e a complementaridade entre as ações socioassistenciais no território, assim como a garantia e reconhecimento da centralidade da família no trabalho social com pessoas com deficiência e com pessoas idosas, o que significa que a família poderá ser atend ida ou acompanhada pelo PAIF, no CRAS, ou pelo PAEFI, no CREAS, sempre que necessitar. É importante ressaltar que as vagas informadas, serão destinadas seguindo o procedimento contido no "Protocolo de Gestão Integrada de Serviços, Benefícios e Transferên cias de Renda no âmbito do Sistema Único de Assistência Social - SUAS" (Resolução CIT n° 7, de 10 de setembro de 2009), quando apresenta, em seu art. 7º, as competências dos Municípios para a Implementação da Gestão Integrada de Serviços, Benefícios e Tran sferências de Renda no âmbito do SUAS: "Instituir, nos termos dos convênios firmados, que as entidades prestadoras de serviços socioassistenciais do território destinem ao menos 60% de sua capacidade de atendimento aos usuários encaminhados pelo CRAS ". Sen do assim, ao menos 60% das vagas ser asseguradas para atendimento de usuários(as) encaminhados(as) pelos CRAS municipais. O serviço prestado pela entidade é o atendimento à pessoa com deficiência que se dá através de oficinas terapêuticas e atendimentos té cnicos de: serviço social, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ? APAE CAPÃO DA CANOA - RS CNPJ Nº 90.257.007/0001 -86 DECRETO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL Nº 243 de 25/09/99 CERTIDÃO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL Nº 02658 de 09/06/15 REGISTRO FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Nº 1149 de 30/01/95 REGISTRO no STCAS nº 200410 CEBAS Nº 71000046085/2017 -77 de 29/12/2017 Fone: (51) 3625 -3534 E-mail capaodacanoa@apaers.org.br Página 23 de 30 PLANO DE TRABA LHO APAE ?INTEGRADO ?EDUCAÇÃO ? SAÚDE ? ASSISTÊNCIA SOCIAL medicina às crianças, jovens, adultos e idosos. Os serviços e atendimentos ofertados tem a finalidade de promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pess oas participantes. Considerando que famílias e indivíduos passam por vulnerabilidades e riscos sociais diferentes, faz - se necessário destinar serviços, programas, projetos e ações diferenciadas, que estejam mais próximas das suas realidades. Algumas famí lias precisam apenas de apoio, orientações e acompanhamento, a fim de fortalecer a sua função protetiva, que mesmo fragilizada ainda existe; outras vão além dessa necessidade, porque já se encontram com seus direitos violados e em situação risco e de total exclusão. Assim sendo, são realidades que merecem tratamentos diferenciados, e a APAE traz exatamente esta proposta, buscando: Prover serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica e/ou especial para famílias, indivíduos e grupos qu e deles necessitarem (PNAS/2004). Segundo a regulamentação do SUAS, em 2009 o CNAS aprovou a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (BRASIL,2009), trazendo um rol de serviços do âmbito da Proteção Social Básica e Proteção Social Especial, de Média e Alta Complexidade. No âmbito da Proteção Social Básica , a APAE vem desenvolvendo o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e o Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para pessoas com deficiência e idosas. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos ( SCFV) , que também compõe a proteção social básica, com vistas a prevenir a ocorrência de situações de risco social e fortalecer os vínculos familiares e comunitários. O SCFV organiza -se em grupos, de modo a ampliar as trocas culturais e de vivências entre os usuários, assim como desenvolver o seu sentimento de pertença e de identidade. O SCFV possui caráter preventivo e proativo, e como os demais serviços da Proteção Social Básica, antecipa -se frente às situações de desproteção familiar, oferecendo aos usuários alternativas emancipatórias para o enfrentamento da vulnerabilidade social. ?O SCFV é realizado em grupos, organizado a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. Forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas, na família e no território. Organiza -se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiare s e incentivar a socialização e a convivência comunitária. Possui caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento da vulnerabilidade social.? (Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais ? Resolução CNAS nº 109/2009) Complementando as ações da Proteção Social Básica, a APAE desenvolve o Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas, o qual contribui para a promoção do acesso de pessoas com deficiência e pessoa idosa aos serviços e a toda Rede Socioassistencial, prevenindo ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ? APAE CAPÃO DA CANOA - RS CNPJ Nº 90.257.007/0001 -86 DECRETO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL Nº 243 de 25/09/99 CERTIDÃO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL Nº 02658 de 09/06/15 REGISTRO FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Nº 1149 de 30/01/95 REGISTRO no STCAS nº 200410 CEBAS Nº 71000046085/2017 -77 de 29/12/2017 Fone: (51) 3625 -3534 E-mail capaodacanoa@apaers.org.br Página 24 de 30 PLANO DE TRABA LHO APAE ?INTEGRADO ?EDUCAÇÃO ? SAÚDE ? ASSISTÊNCIA SOCIAL situações de risco, a exclusão e o isolamento, desenvolvendo ações extensivas de apoio, informação, orientação e encaminhamento aos familiares, com foco na qualidade de vida, cidadania e inclusão na vida social. ?O serviço tem por finalidade a prevenção de agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais dos usuário s. Visa a garantia de direitos, o desenvolvimento de mecanismos para a inclusão social, a equiparação de oportunidades e a participação e o desenvolvimento da autonomia das pessoas com deficiência e pessoas idosas, a partir de suas necessidades e potencial idades individuais e sociais, prevenindo situações de risco, a exclusão e o isolamento.? (Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais ? Resolução CNAS nº 109/2009) Em mapeamento realizado junto ao público -alvo da instituição, observou -se algumas q uestões imediatas a serem trabalhadas, surgindo então, a intervenção planejada a ser realizada pelos profissionais de equipe multidisciplinar. Identificando as necessidades, se viabilizará o acesso a benefícios, programas de transferência de renda, serviço s de políticas pú blicas, setoriais, atividades culturais e de lazer, sempre priorizando o incentivo à autonomia da dupla ?cuidador e dependente? . Soma -se a isso o fato de que os profissionais da equipe poderão identificar demandas do dependente e/ou cuida dor e situações de negligência, violência e/ou violação de direitos e acionar os mecanismos necessários para resposta a tais condições. A intervenção será sempre voltada a diminuir a exclusão social tanto do dependente quanto do cuidador, a sobrecarga dec orrente da situação de dependência/prestação de cuidados prolongados, bem como, a interrupção e superação das violações de direitos que fragilizam a autonomia e intensificam o grau de dependência da pessoa com deficiência. Ante o exposto, trazemos aqui a importância de equipe multidisciplinar qualificada para o atendimento à demanda apresentada, tendo em vista as diversas situações observadas junto às pessoas com deficiência e seus familiares. Para a realização do projeto, prevendo o atendimento de até 15 pessoas com deficiência, contamos com a parceria entre Gestão Pública Municipal através da Secretaria de Assistência e Inclusão Social , ao qual o serviço será referenciado. Ressaltamos ainda, que temos uma previsão de mudança para a nossa sede própria no ano de 2022, que se localiza no bairro São Jorge, já possuímos mobiliário, computadores, entre outros) e materiais socioeducativos ( artigos pedagógicos, culturais e esportivos; banco de dados de usuários(as) de benefícios e serviços socioassistenciais; e tc) necessários para o SCFV. Porém não descartamos ao longo do trabalho realizado, a aquisição de outros meios de controle e planejamento, contamos ainda com duas salas bem amplas para o Grupo de Convivência, onde será a realização das atividades com o edu cador social e para os demais atendimentos. ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ? APAE CAPÃO DA CANOA - RS CNPJ Nº 90.257.007/0001 -86 DECRETO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL Nº 243 de 25/09/99 CERTIDÃO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL Nº 02658 de 09/06/15 REGISTRO FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Nº 1149 de 30/01/95 REGISTRO no STCAS nº 200410 CEBAS Nº 71000046085/2017 -77 de 29/12/2017 Fone: (51) 3625 -3534 E-mail capaodacanoa@apaers.org.br Página 25 de 30 PLANO DE TRABA LHO APAE ?INTEGRADO ?EDUCAÇÃO ? SAÚDE ? ASSISTÊNCIA SOCIAL 5.2 - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO (META, ETAPA OU FASE) DE CADA MODALIDADE DE ATENDIMENTO, CONFORME TIPIFICAÇÃO NACIONAL DOS SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS: SERVIÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA Meta Etapa/Fase Especif icação Indicador Físico Duração Mapeamento da demanda/perfil Mapeamento da demanda/perfil conforme a demanda apresentada; - Acolher prioritariamente jovens e adultos com deficiência; - Avaliação de potencialidades produtivas - Verificar as principais habilidades apresentadas no grupo; Público Quantida de Início Término Pessoas com deficiência e suas famílias; Até 15 Contínuo Contínuo Efetivar a oferta de diversas atividades práticas Ofertar atividades básicas; - Atividades essenciais de vida d iária; Pessoas com deficiência e suas famílias, Até 15 Contínuo Contínuo Ofertar atividades práticas; - Atividades de apoio para o desenvolvimento pessoal e social; Pessoas com deficiência e suas famílias, Até 15 Contínuo Contínuo Favorecer o ace sso do usuário a outros serviços Encaminhamento à Rede Socioassistencial e acompanhamento das demandas atendidas nas demais Políticas Públicas; - Garantir o acesso a esses serviços de forma ampliada; - Interação com os demais serviços para pessoa com de ficiência; Pessoas com deficiência e suas famílias Até 15 Conforme a demanda Conforme a demanda Articulação no território com parcerias para potencialização/ divulgação dos serviços Estabelecer parcerias: - Saúde; - Educação; - Trabalho; - Cultur a; - Escolas Municipais; - Conselhos de Direitos; - Garantir o acesso a esses serviços; - Divulgar as informações dos demais serviços disponíveis; - Articular o acesso aos demais serviços ofertados aos usuários; Pessoas com deficiência, suas famílias e comunidade; Conforme a demanda Conforme a demanda Conforme a demanda Favorecer o acesso do usuário a outros serviços - Encaminhamento e acompanhamento das demandas atendidas nas demais Políticas Públicas; Pessoas com deficiência e suas famílias Conforme a demanda Conforme a demanda Conforme a demanda Acompanhamen Possibilitar a interação e - Estabelecer vínculos com cuidador familiar Pessoas com Até 15 Contínuo Contínuo ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ? APAE CAPÃO DA CANOA - RS CNPJ Nº 90.257.007/0001 -86 DECRETO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL Nº 243 de 25/09/99 CERTIDÃO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL Nº 02658 de 09/06/15 REGISTRO FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Nº 1149 de 30/01/95 REGISTRO no STCAS nº 200410 CEBAS Nº 71000046085/2017 -77 de 29/12/2017 Fone: (51) 3625 -3534 E-mail capaodacanoa@apaers.org.br Página 26 de 30 PLANO DE TRABA LHO APAE ?INTEGRADO ?EDUCAÇÃO ? SAÚDE ? ASSISTÊNCIA SOCIAL to continuado ao cuidador familiar autonomia do cuidador familiar como meio de alcance de objetivos de autonomia da pessoa com deficiência; deficiência e suas famílias DETALHAMENTO DOS PROFISSIONAIS Profissionais (número e cargo) Especificação sintetizada Carga Horária Semanal Indicador Físico Duração 01 ? Educador Social - As at ividades socioeducativas desenvolvidas pelos educadores sociais contribuem para o fortalecimento da função protetiva da família, da prevenção do rompimento de vínculos familiares e comunitários. Trata -se de um profissional que contribui ativamente para o protagonismo e a autonomia das famílias e indivíduos. Com isso, garantem não apenas o fortalecimento destes, mas também os estimulas a conquistarem um novo projeto de vida, possibilitando assim a superação de situações de fragilidades sociais vivenciadas. 40 h Público Quantidade Início Término Pessoas com deficiência e suas famílias; Até 15 Contínuo Contínuo 01 - Assistente Social /Coordenadora - O assistente social tem como objetivo no trabalho na APAE estreitar as relações família -institu ição cada vez mais, entendendo que o usuário não é um ser dissociado da família ou comunidade. 30h Pessoas com deficiência e suas famílias, Até 15 Contínuo Contínuo 01 - Assistente Social - O assistente social tem como objetivo no trabalho na APAE estreitar as relações família -instituição cada vez mais, entendendo que o usuário não é um ser dissociado da família ou comunidade. 20h Pessoas com deficiência e suas famílias, Até 15 Contínuo Contínuo 01 - Psicóloga - O papel do psicólogo vai além d e ajudar diretamente o indivíduo que tem 12h Pessoas com Até 15 Contínuo Contínuo ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ? APAE CAPÃO DA CANOA - RS CNPJ Nº 90.257.007/0001 -86 DECRETO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL Nº 243 de 25/09/99 CERTIDÃO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL Nº 02658 de 09/06/15 REGISTRO FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Nº 1149 de 30/01/95 REGISTRO no STCAS nº 200410 CEBAS Nº 71000046085/2017 -77 de 29/12/2017 Fone: (51) 3625 -3534 E-mail capaodacanoa@apaers.org.br Página 27 de 30 PLANO DE TRABA LHO APAE ?INTEGRADO ?EDUCAÇÃO ? SAÚDE ? ASSISTÊNCIA SOCIAL a deficiência . Ele também pode oferecer suporte aos pais, principalmente quando se trata de uma criança deficiente e há dúvidas sobre o processo de desenvolvimento do filho. deficiência e suas famílias 01 - Auxiliar Administrativo O auxiliar administrativo é o profissional que presta suporte na gestão das empresas, auxiliando principalmente gestores de finanças, de logística, de pessoal e da área oper acional na realização de atividades de controle e emissão de documentos. 40h Pessoas com deficiência. Até 15 Contínuo Contínuo 01 - Auxiliar de Cozinha O auxiliar de cozinha é a pessoa responsável por manter organizado o local e os equipamentos necessários para a preparação de alimentos em geral . Ele trabalha no suporte ao cozinheiro , fazendo a separação e a limpeza dos objetos e dos alimentos. 40h Pessoas com deficiência. Até 15 Contínuo Contínuo N° PROFISSIONAL CARGA HORÁRIA SEMANAL Salário Bruto Encargos sociais CUS TO TOTAL ASSISTÊNCIA SOCIAL 1 Coordenador Administrativo 40 R$ 4.386,90 R$ 1.604,63 R$ 5.991,53 2 Auxiliar Administrativo 40 R$ 3.133,20 R$ 989,39 R$ 4.122,59 R$ 4.122,59 3 Técnico Administrativo 40 R$ 2.001,30 R$ 631,97 R$ 2.633,27 4 Cozinheira 40 R$ 1.822,80 R$ 575,60 R$ 2.398,40 5 Aux. De Coz inha 40 R$ 1.516,20 R$ 478,78 R$ 1.994,98 R$ 1.994,98 6 Aux. Serviços gerais 40 R$ 1.516,20 R$ 478,78 R$ 1.994,98 7 Aux. Serviços gerais 40 R$ 1.516,20 R$ 478,78 R$ 1.994,98 8 Office Boy 40 R$ 1.875,30 R$ 592,18 R$ 2.467,48 9 Educador Social 40 R$ 1.976,10 R$ 624 ,01 R$ 2.600,11 10 Educador Social 40 R$ 1.976,10 R$ 624,01 R$ 2.600,11 R$ 2.600,11 11 Monitor 40 R$ 1.976,10 R$ 722,81 R$ 2.6 98,91 ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ? APAE CAPÃO DA CANOA - RS CNPJ Nº 90.257.007/0001 -86 DECRETO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL Nº 243 de 25/09/99 CERTIDÃO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL Nº 02658 de 09/06/15 REGISTRO FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Nº 1149 de 30/01/95 REGISTRO no STCAS nº 200410 CEBAS Nº 71000046085/2017 -77 de 29/12/2017 Fone: (51) 3625 -3534 E-mail capaodacanoa@apaers.org.br Página 28 de 30 PLANO DE TRABA LHO APAE ?INTEGRADO ?EDUCAÇÃO ? SAÚDE ? ASSISTÊNCIA SOCIAL 12 Monitor 40 R$ 1.976,10 R$ 624,01 R$ 2.600,11 13 Auxiliar de Disciplina 40 R$ 1.976,10 R$ 624,01 R$ 2.600,11 14 Auxiliar de Disciplina 40 R$ 1.976,10 R$ 624,01 R$ 2.600,11 15 Assistente Social/ Coordenadora 30 R$ 3.217,73 R$ 1.016,09 R$ 4.233,82 R$ 4.233,82 16 Assistente Social 20 R$ 2.145,15 R$ 677,39 R$ 2.822,54 17 Assistente Social 20 R$ 2.145,15 R$ 677,39 R$ 2.822,54 R$ 2.822,54 18 Psicóloga 20 R$ 2.200,80 R$ 694,96 R$ 2.895,76 19 Psicóloga 20 R$ 2.200,80 R$ 694,96 R$ 2.895,76 20 Psicóloga 12 R$ 1.320,48 R$ 416,98 R$ 1.737,4 6 R$ 1.737,46 21 Socióloga 10 R$ 1.100,40 R$ 347,48 R$ 1.447,88 22 Fonoaudióloga 20 R$ 2.200,80 R$ 694,96 R$ 2.895,76 23 Fonoaudióloga 30 R$ 3.301,20 R$ 1.042,45 R$ 4.343,65 24 Fisioterapeuta 20 R$ 2.383,50 R$ 752,66 R$ 3.136,16 25 Terapeuta Ocu pacional 20 R$ 2.200,80 R$ 694,96 R$ 2.895,76 26 Coordenadora Pedagógica 20 R$ 2.532,60 R$ 799,74 R$ 3.332,34 27 Pedagoga 20 R$ 2.200,80 R$ 694,96 R$ 2.895, 76 TOTAL GERAL R$ 58.774,91 R$ 18.877,95 R$ 77.652,86 R$ 17.511,50 Encargos sociais: Férias, 1/3 Férias, 13 º Salário, FGTS, Multa 40% FGTS. Assessoria Jurídica R$ 1.200,00 R$ 400,00 Assessoria Contábil R$ 1.200,00 R$ 400,00 Transporte R$ 36.000,00 R$ 6.000,00 Material Limpeza R$ 2.400,00 R$ 700,00 Alimentação R$ 8.000,00 R$ 2.000,00 Materiais Administrativos R$ 3.000,00 R$ 600,00 SUB TOTAL R$ 51.800,00 R$ 10.100,00 ASSISTÊNCIA SOCIAL ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ? APAE CAPÃO DA CANOA - RS CNPJ Nº 90.257.007/0001 -86 DECRETO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL Nº 243 de 25/09/99 CERTIDÃO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL Nº 02658 de 09/06/15 REGISTRO FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Nº 1149 de 30/01/95 REGISTRO no STCAS nº 200410 CEBAS Nº 71000046085/2017 -77 de 29/12/2017 Fone: (51) 3625 -3534 E-mail capaodacanoa@apaers.org.br Página 29 de 30 PLANO DE TRABA LHO APAE ?INTEGRADO ?EDUCAÇÃO ? SAÚDE ? ASSISTÊNCIA SOCIAL R$ 27.611,50 6. PLANO DE APLICAÇÃO FINANCEIRO MENSAL Natureza da Despesa Total Código Especificação Recursos Humanos/Encargos Sociais R$ R$ 77.652,86 Serviço de transporte R$ 36 .000,00 Alimentação/Material de limpeza R$ 10 .400,00 Mater iais administrativos R$ 3.0 00,00 Serviço de Contabilidade R$ 1.2 00,00 Assessoria Jurídica R$ 1.2 00,00 TOTAL GERAL MENSAL R$ 129.452,86 7. CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO ESTRUTURAÇÃO DOS SERVIÇOS APRESENTADOS EDUCAÇÃO/SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL 7.1 - CONCEDENTE (R$) Meta 1º MÊS 2º MÊS 3º MÊS 4º MÊS 5º MÊS 6º MÊS PRESTAÇÃO DO SERVIÇO DAS PROPOSTAS APRESENTADAS R$ 129.452,86 R$ 129.452,86 R$ 129.452,86 R$ 129.452,86 R$ 129.452,86 R$ 129.452,86 Meta 7º MÊ S 8º MÊS 9º MÊS 10º MÊS 11º MÊS 12º MÊS PRESTAÇÃO DO SERVIÇO DAS PROPOSTAS APRESENTADAS R$ 129.452,86 R$ 129.452,86 R$ 129.452,86 R$ 129.452,86 R$ 129.452,86 R$ 129.452,86 8. DECLARAÇÃO ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ? APAE CAPÃO DA CANOA - RS CNPJ Nº 90.257.007/0001 -86 DECRETO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL Nº 243 de 25/09/99 CERTIDÃO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL Nº 02658 de 09/06/15 REGISTRO FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Nº 1149 de 30/01/95 REGISTRO no STCAS nº 200410 CEBAS Nº 71000046085/2017 -77 de 29/12/2017 Fone: (51) 3625 -3534 E-mail capaodacanoa@apaers.org.br Página 30 de 30 PLANO DE TRABA LHO APAE ?INTEGRADO ?EDUCAÇÃO ? SAÚDE ? ASSISTÊNCIA SOCIAL Na qualid ade de representante legal do proponent e, declaro, para fins de prova junto PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPÃO DA CANOA (RS) , para os efeitos e sob as penas da lei, que inexiste qualquer débito em mora ou situação de inadimplência com o Tesouro Nacional ou qualquer órgão ou entidade da Administração Pública Municipal, Estadual e Federal, que impeça a transferência de recursos oriundos de dotações consignadas nos orç amentos do Município, Estado e União, na forma deste plano de trabalho. Pede deferimento. _______________________________ ______________________________ Local e Data Presidente LUIZ ALMIR PALMAS 9. APROVAÇÃO PELO CONCEDENTE Aprovado _______________________________ _________________________ Local e Data Concedente