CA D ER N O D E REC EIT A S D A M ER EN DA ES C O LA R SETOR DE NUTRIÇÃO ESCOLAR 2º C A DER N O D E R EFE R ÊN CIA P A RA A S ESC O LA S M UN IC IP A IS D E C A PÃ O D A C A N OA Se to r d e N utr iç ã o d a S e cre ta ria M unic ip al d e E d u ca çã o d e C ap ão d a C an oa O rg a n iz a d ora s Ja q u elin e M en ti B off N utr ic io n is ta , m estr e e m A lim en ta çã o , N utr iç ã o e S a ú de ( U FR G S), e sp ecia lis ta e m G estã o e G astr o n om ia p ara s e rv iç o s d e a lim en ta çã o (U N IS SIN OS). S â m ir a B ublit z N utr ic io n is ta , e sp ecia lis ta e m N utr iç ã o e m P ed ia tr ia ( iP G S), e m S a ú de d a Fa m ília e C om unid ad e ( G H C) e e m E d u ca çã o A lim en ta r e N utr ic io n al ( IA CI) . V iv ia n e A ndra d e A ve lin e N utr ic io n is ta , e sp ecia lis ta e m A te n çã o B ásic a e m S a ú de C ole tiv a ( E SP /R S) e e m N utr iç ã o e m A lim en ta çã o E sc o la r ( F a cu ld ad e Ú nic a ). C ola b ora d ore s EM EF C íc e ro d a S ilv a B ro gn i, E M EF E sp ecia l A na M aria B au er F e líc io , E M EF L u iz C lá u dio M agn an te , E M EF M ário C u rtin ove , E M EF P ro fe sso r M oacy r d e A ra ú jo P ir e s, E M EF P ru den te d e M ora is , E M EI C arro sse l, E M EI M arie ta F e rre ir a L e ssa . 1ª E d iç ã o C ap ão d a C an oa - R io G ra n de d o S u l E LA BO RA ÇÃ O SETOR DE NUTRIÇÃO ESCOLAR Arr o z d a M ário . .......................... ......................................................................... 4 S o p a d e l e n tilh a d a M oacy r . ..... .......................................................................... 5 M ora n ga c a ra m ela d a d a A na B au er . ................................................................. 6 B olin ho d e c a rn e s u ín a d a C íc e ro . ..................................................................... 7 B olo d e m açã d a M arie ta . ................................................................................... 8 O m ele te d e f o rn o d a A na B au er . ....................................................................... 9 F íg a d o a ce b ola d o d a C arro sse l . ....................................................................... 1 0 C ap p u ccin o d a M agn an te . ........ ........................................................................ 1 1 H am bú rg u er d e l e n tilh a d a P ru den te . ............................................................ 1 2 A ce sse n osso C an al n o Y ou tu be p ara a co m pan har e ssa s e m ais r e ce it a s: h tt p s:/ /y o u tu be.c o m /@ se to rd en utr ic a o sm eca p ao d ac9 437 S U M ÁRIO SETOR DE NUTRIÇÃO ESCOLAR ARRO Z D A M ÁRIO C U RTIN OVE IN GRED IE N TES 1 K g a rro z i n te gra l 1 K g d e a rro z p arb oiliz a d o Sa l à g o sto M ODO D E P R EP A RO In ic ia r c o lo ca n do o a rro z i n te gra l e o a rro z p arb oil iz a d o n a p an ela q u en te (s e m ó le o ). A cre sc e n ta r e m t o rn o d e 3 ,5 lit r o s d e á gu a q u en te e d eix a r co zin har c o m m eia ta m pa. C aso p re cis e , a d ic io n e m ais á gu a. A o fin al, d eslig a r e d eix a r t a m pad o p ara a b afa r. O c o zim en to d u ro u e m t o rn o d e 50 m in uto s. O A rro z d a M ário C u rtin ove é p re p ara d o c o m d ois t ip os, o p arb oil iz a d o e o i n te gra l. C om o o a rro z i n te gra l é m en os a ce it o p elo s e stu dan te s, o m ix d essa re ce it a p ro p orc io n a u m a a ce it a çã o m aio r d esse . A lé m d is so , e n riq u ece a p re p ara çã o , p ois o a rro z i n te gra l é r ic o e m f ib ra s. SETOR DE NUTRIÇÃO ESCOLAR IN GRED IE N TES 3 p aco te s d e l e n tilh a d e 5 00 g 5 q u ilo s d e c a rn e b ovin a e m c u bos 3 q u ilo s d e b ata ta i n gle sa 2 q u ilo s d e c e n ou ra 1 ,5 q u ilo s d e t o m ate 6 00 g d e c e b ola 1 c a b eça d e a lh o Sa l e t e m perin hos n atu ra is à g o sto M ODO D E P R EP A RO Pic a r o s v e ge ta is e r e se rv a r. A qu ece r a p an ela c o m u m p ou co d e ó le o e a d ic io n ar a c a rn e e m c u bos p ara r e fo ga r ju nto c o m a lh o e c e b ola . B ate r o s to m ate s e m liq u id if ic a d or o u p ro ce ssa d or e a cre sc e n ta r n a p an ela , m exe n do b em . A cre sc e n ta r o sa l e os te m pero s n atu ra is . C olo ca r a le n tilh a, a c e n ou ra e a b ata ta , a cre sc e n ta n do á gu a a té e n ch er a p an ela p ara c o zin har. Q uan do c h ega r n o p on to d e f e rv u ra , a cre sc e n ta r a m assa c a b elo d e a n jo e d eslig a r q u an do ch ega r n o p on to d a m assa . D ic a : a q u an tid ad e d e á gu a v a ria c o n fo rm e o t a m an ho d a p an ela e o p on to d a so p a. S O PA D E L E N TILH A D A M OACYR A S o p a d e L e n tilh a d a M oacy r é u m a p re p ara çã o c o m ple ta , p ois e la p ossu i ca rb oid ra to , p ro te ín a, v it a m in as e m in era is . A lé m d is so , é u m e xce le n te p ra to p ara o i n ve rn o. E ssa p re p ara çã o a u xilia n a a ce it a çã o d a l e n tilh a, p ro p orc io n an do u m a e xp eriê n cia s a b oro sa ! SETOR DE NUTRIÇÃO ESCOLAR IN GRED IE N TES 2 m ora n ga s c o rta d as e m p ed aço s g ra n des c o m c a sc a 2 k g d e a çú ca r c ris ta l C ra vo à g o sto 1 c a n ela e m p au Á gu a s u fic ie n te p ara c o zim en to M ODO D E P R EP A RO Colo ca r a s m ora n ga s p ic a d as e m u m a p an ela g ra n de. A p rim eir a c a m ad a de m ora n ga é c o m a c a sc a v ir a d a p ara b aix o , e n qu an to q u e a s d em ais c a m ad as s ã o c o m a c a sc a p ara c im a. C olo ca r c ra vo e c a n ela e m p au à g o sto p ara a ce n tu ar o sa b or. A cre sc e n ta r o a çú ca r cris ta l. T a m par a p an ela e d eix a r d e u m d ia p ara o o u tr o , e m t o rn o d e 1 2 h d e d esc a n so . A pós esse te m po, acre sc e n ta r águ a su fic ie n te para qu ase co b rir as m ora n ga s. C ozin har e m t o rn o d e 1 h 30 à 2 h , s e m m exe r, c u id an do p ara n ão s e ca r. Q uan do e stiv e r c o m u m a c o r m ais a ve rm elh ad a e c a ra m ela d a esta rá p ro n to ! M ORA N GA C A RA M ELA D A D A A N A B A U ER A M ora n ga C ara m ela d a d a A na B au er s e rv e c o m o c o m ple m en to d o a rro z, fe ijã o , c a rn e e s a la d a. O u s e ja , u m p ed acin ho p ara c a d a e stu dan te é s u fic ie n te . L e m bre m -s e , c o m o e la f ic a d e u m d ia p ara o u tr o , é e sse n cia l o p la n eja m en to p ara s e r o fe rta d a n o d ia e m q u e a p are ce n o c a rd áp io . SETOR DE NUTRIÇÃO ESCOLAR IN GRED IE N TES 7 k g d e c a rn e m oíd a s u ín a 3 c e b ola s g ra n des 10 o vo s Fa rin ha d e t r ig o p ara d ar o p on to ( e m t o rn o d e 1 ,5 k g) T e m perin hos n atu ra is S a l à g o sto R en dim en to : e m t o rn o d e 2 00 a lm on dega s M ODO D E P R EP A RO B ate r n o liq u id if ic a d or a s c e b ola s c o m te m perin hos n atu ra is e s a l. E m u m a va silh a co m a ca rn e m oíd a su ín a, co lo ca r a s ce b ola s b atid as e m is tu ra r. A cre sc e n ta r o s o vo s, m exe n do b em . A cre sc e n ta r a f a rin ha a o s p ou co s, a té d ar a lig a . M od ela r a ca rn e e m fo rm a d e a lm on dega s e co lo ca r e m u m a f o rm a. O f o rn o d eve s e r p ré -a q u ecid o e a s a lm on dega s d eve m se r a ssa d as n a te m pera tu ra d e 1 80º a 2 00º C , e m to rn o d e 2 0 m in uto s. B O LI N HO D E C A RN E S U ÍN A D A C ÍC ER O Esse b olin ho é u m a a lt e rn ativ a p ara o u so d a c a rn e m oíd a s u ín a, q u e n em se m pre é b em a ce it a . SETOR DE NUTRIÇÃO ESCOLAR IN GRED IE N TES *F A RO FA : 4 c o lh ere s d e f a rin ha d e t r ig o 4 c o lh ere s d e a çú ca r 1 c o lh er d e s o p a d e m arg a rin a M is tu ra r t u do e m exe n do c o m c u id ad o p ara f a ze r o s " g ru m in hos". S e p ara r 3 m aça s c o rta d as e m f a tia s c o m c a sc a p ara d eco ra r *M ASSA D O B O LO : 3 c la ra s e m n eve ( s e p ara r a s g e m as) 2 x íc a ra s d e c h á d e a çú ca r 3 c o lh ere s d e s o p a d e m arg a rin a 3 x íc a ra s d e c h á d e f a rin ha d e t r ig o 1 x íc a ra d e l e it e 1 c o lh er d e s o p a d e f e rm en to q u ím ic o M ODO D E P R EP A RO D ep ois d e f a ze r a f a ro fa e s e p ara r a s m açã s p ara d eco ra r o b olo , é h ora d e p re p ara r a m assa d o b olo ! Q ueb ra r o s o vo s, se p ara n do a c la ra d a ge m a p ara b ate r e m n eve n a b ate d eir a . A pós, co lo ca r a o s p ou co s a s ge m as, o a çú ca r e a m arg a rin a. C olo ca r a f a rin ha e o le it e a o s p ou co s, d e fo rm a a lt e rn ad a n a b ate d eir a . D ep ois d a m assa e sta r b em h om ogê n ea , co lo ca r o fe rm en to , m exe n do co m a esp átu la . U nta r um a fo rm a e desp eja r a m assa . D eco ra r c o m a m aça p ic a d a e c o m a f a ro fa . L e va r a o fo rn o p ré -a q u ecid o à 1 80ºC p or a p ro xim ad am en te 4 5 m in uto s. B O LO D E M AÇÃ D A M ARIE TA O B olo d e M açã d a M arie ta é m ais u m a f o rm a d e i n tr o d u zir a f r u ta n o ca rd áp io d a m ere n da. L e m bra n do q u e, c o m o v a i a çú ca r n a r e ce it a , e ssa p re p ara çã o é p ara a s c ria n ça s m aio re s d e 3 a n os d e i d ad e. SETOR DE NUTRIÇÃO ESCOLAR IN GRED IE N TES 1 ,5 K g d e c e b ola b em p ic a d a 1 K g d e t o m ate 1 c a b eça d e b ró co lis c o zid o e p ic a d o 400 g d e q u eijo 2 5 o vo s 1 L d e l e it e , a p ro xim ad am en te A m id o d e m ilh o, q u an to b asta r 2,5 c o lh er d e s o p a d e f e rm en to q u ím ic o 1 ,5 c o lh er d e s o p a d e s a l M ODO D E P R EP A RO Pré -a q u ece r o fo rn o a 180º C. D eix a r pré -p re p ara d o as ce b ola s, os to m ate s e o q u eijo b em p ic a d os. R ese rv a r. Q ueb ra r e m u m a b acia g ra n de 25 o vo s, b ate n do c o m c u id ad o. A pós, a cre sc e n ta r o s a l e 5 0 0 m l d e le it e , m exe n do p ara d eix a r h om ogê n eo . C olo ca r a c e b ola , o t o m ate , o q u eijo , o b ró co lis pic a d o, o fe rm en to qu ím ic o e m exe r bem . Se nece ssá rio , acre sc e n ta r m ais le it e . O a m id o d e m ilh o, q u e d eix a rá a m assa m ais le ve q u e a f a rin ha d e t r ig o , p od e s e r a d ic io n ad o a o s p ou co s, a p en as p ara d ar co n sis tê n cia à o m ele te , n ão é o b rig a tó rio se u u so . U nta r a s fo rm as e d esp eja r a o m ele te c o m c u id ad o, l e va n do a o f o rn o p or a p ro xim ad am en te 4 5 m in uto s. R en dim en to : 3 f o rm as g ra n des. O M ELE TE D E F O RN O D A A N A B A U ER A o m ele te d e f o rn o d a A na B au er a p are ce e m a lg u m as s e gu ndas-f e ir a s, j á q u e o c a rd áp io s e gu e o P ro je to S e gu nda S e m C arn e. U m a a lt e rn ativ a , é u tiliz a r o s v e ge ta is q u e s o b ra ra m d a s e m an a a n te rio r ( d evid am en te a rm aze n ad os) e u sa r a c ria tiv id ad e! SETOR DE NUTRIÇÃO ESCOLAR IN GRED IE N TES 4 K g d e i s c a s d e f íg a d o 700 m l d e l e it e e m t e m pera tu ra a m bie n te 2 c a b eça s d e a lh o p ic a d o 2 c o lh ere s d e s o p a d e o ré ga n o Sa l a g o sto 2 x íc a ra s d e c h á d e f a rin ha d e t r ig o A çú ca r m asc a vo - o q u an to b asta r 8 c o lh ere s d e s o p a d e ó le o d e s o ja 5 50 g d e c e b ola c o rta d as e m m eia l u a Á gu a - o q u an to b asta r M ODO D E P R EP A RO Colo ca r a s is c a s d e fíg a d o e m u m a b acia p ara m arin ar c o m o le it e e m te m pera tu ra am bie n te p or ap ro xim ad am en te 20 m in uto s. D ep ois d e esc o rre r b em t o d o o le it e , a cre sc e n ta r à s is c a s d e f íg a d o o a lh o p ic a d o, o o ré ga n o, o s a l e a fa rin ha d e tr ig o , m exe n do b em . N a p an ela , c o lo ca r a çú ca r m asc a vo p ara d ou ra r, o ó le o d e s o ja e a s c e b ola s. A pós d ou ra r a s ce b ola s, a cre sc e n ta r a s i s c a s d e f íg a d o e t a m par a p an ela . M exe r o f u ndo da p an ela a p ós a lg u ns m in uto s, a cre sc e n ta n do á gu a a o s p ou co s p ara fo rm ar o m olh o d a p re p ara çã o . F ÍG AD O A CEB O LA D O D A C A RRO SSEL O f íg a d o b ovin o é u m a lim en to r ic o e m f e rro , p ro te ín as, v it a m in as e o u tr o s m in era is . S e u s a b or n em s e m pre é a p re cia d o, m as é i m porta n te o fe re ce rm os u m a a lim en ta çã o v a ria d a n a e sc o la , j á q u e a s c ria n ça s e stã o e m u m a f a se d e ap re n diz a ge n s. E ssa r e ce it in ha é u m a d elíc ia ! SETOR DE NUTRIÇÃO ESCOLAR IN GRED IE N TES 1 2 l it r o s d e á gu a q u en te C afé p assa d o ( 1 5 c o lh ere s d e s o p a d e p ó d e c a fé p ara 2 l i t r o s d e á gu a) A pro xim ad am en te 2 ,2 K g d e l e it e e m p ó A pro xim ad am en te 1 ,2 K g d e a çú ca r m asc a vo A pro xim ad am en te 7 00 g d e c a ca u e m p ó 5 0 % M ODO D E P R EP A RO Fa ze r o c a fé p assa d o e r e se rv a r. C olo ca r 1 2 li t r o s d e á gu a p ara f e rv e r n a pan ela e r e se rv a r. C olo ca r p ara b ate r n o li q u id if ic a d or a á gu a q u e f e rv e u e b ate r c o m o le it e e m p ó, a çú ca r m asc a vo e c a ca u e m p ó 5 0 % . C aso o liq u id if ic a d or se ja m en or, p od e se r fe it o e m m ais e ta p as. C olo ca r n a pan ela . A pro ve it a r a m is tu ra q u e so b ro u n o li q u id if ic a d or p ara b ate r ju nto c o m o c a fé p assa d o. D ep ois , m is tu ra r n a p an ela c o m o r e sta n te d a pre p ara çã o . R en dim en to : u m a p an ela g ra n de d e 1 4 l i t r o s. C A PPU CCIN O D A M AG N AN TE O C ap pu ccin o d a M agn an te é u m a a lt e rn ativ a p ara u tiliz a r o c a ca u e m p ó e o c a fé d a m ere n da, v a ria n do a s b eb id as o fe re cid as n o c a fé d a m an hã e n o la n ch e d a t a rd e. SETOR DE NUTRIÇÃO ESCOLAR IN GRED IE N TES 3 p aco te s d e l e n tilh a 6 t o m ate s 4 c e b ola s 2 p im en tõ es v e rd es P ara d ar lig a : 1 k g d e f a rin ha in te gra l, 5 0 0 g f a rin ha d e a ve ia e 5 00 g d e ave ia e m flo co s (e ssa v a rie d ad e é o p cio n al. P od e se r 2 k g d e fa rin ha in te gra l o u d e f a rin ha d e a ve ia o u d e a ve ia e m f lo co s). T e m pero s à g o sto ( s a l, o ré ga n o, l o u ro ...) M ODO D E P R EP A RO Cozin har a le n tilh a co m te m pero s à go sto p or ap ro xim ad am en te 30 m in uto s e r e se rv a r. F a ze r o r e fo ga d o n a p an ela c o m a s c e b ola s, t o m ate s e pim en tõ es pic a d os. M is tu ra r o re fo ga d o na le n tilh a e dep ois a cre sc e n ta r a fa rin ha para dar li g a e co n sis tê n cia . Mold ar os h am bú rg u ere s c o m a s m ão s e c o lo ca r e m u m a fo rm a u nta d a. L e va r a o fo rn o p ré -a q u ecid o 1 80ºC e d eix a r d ou ra r, e m t o rn o d e 2 0 m in uto s. R en dim en to : e m t o rn o d e 1 90 u nid ad es. . H A M BÚ RG U ER D E L E N TILH A D A P R U DEN TE O h am bú rg u er d e l e n tilh a d a P ru den te p od e s e r u tiliz a d o n as s e gu ndas- fe ir a s s e m c a rn e, p ois é u m a ó tim a f o n te d e p ro te ín a e f ib ra . A lé m d is so , f ic a u m a d elíc ia ! SETOR DE NUTRIÇÃO ESCOLAR Às e q u ip es d as co zin has d as e sc o la s m unic ip ais d e C ap ão d a C an oa, n oss o a gra d ecim en to p or r e a liz a re m t a re fa s t ã o im porta n te s n o e n sin o de n ossa s c ria n ça s, m an te n do-a s a lim en ta d as e b em n utr id as d u ra n te o s d ia s l e tiv o s. S a b em os q u e m uit a s v e ze s o t r a b alh o é d esa fia n te , m as q u e t e n ham os fo rç a e co n fia n ça no tr a b alh o em gru po, na boa vo n ta d e e na cria tiv id ad e c o n sta n te n o tr a b alh o d a c o zin ha e sc o la r. O s e stu dan te s m ere ce m a mere n da mara vilh osa qu e vo cê s sã o ca p aze s de p ro p orc io n ar. A a lim en ta çã o d e n ossa s c ria n ça s t e m c o r e s a b or g ra ça s a v o cê s. O brig a d a d e c o ra çã o ! A G RA D EC IM EN TO SETOR DE NUTRIÇÃO ESCOLAR