02/08/2016
Membros da sociedade caponense participam de reunião na SAIS
Durante a reunião, o CREAS apresentou um resumo dos atendimentos efetuados de Janeiro a Junho de 2016.
Na última quinta-feira (21/07), às 14h, reuniram-se na sala de reuniões da Secretaria de Assistência e Inclusão – SAIS, representantes de vários segmentos da sociedade caponense, a fim de integrar-se das ações e discutir sobre a Ronda Social, ação esta realizada pela SAIS do município de Capão da Canoa, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS.
No encontro também foram pautados e discutidos outros assuntos, como projetos sociais, questões pertinentes referentes ao sentimento de liberdade relatada pelos moradores de rua, os trabalhos realizados nos centros de recuperação, os malefícios do gesto de doar dinheiro aos moradores de rua, além das formas de conscientização da população, que supõe que o ato de dar dinheiro está ajudando o morador de rua, quando na verdade é o contrário, está agravando o problema.
O Projeto Ronda Social tem como eixo central a prevenção da violência, criminalidade e preservação da dignidade humana, no âmbito da assistência social, fazendo a abordagem a pessoas em situação e vivência de rua.
Na abordagem são realizados aconselhamentos e encaminhamentos a pessoas em condições de itinerantes desabrigados, em situação de rua, em estado alterado de consciência ou com problemas mentais, os levando até a instituição que responda por ações de garantia aos direitos humanos. Sendo que em alguns casos onde a pessoa demonstre vontade de voltar para sua cidade natal, são fornecidas passagens de ônibus para que a pessoa volte ao convívio familiar. Entretanto, essas ações não são coercitivas, e dependem da vontade de cada um.
Créditos: Assessoria de Imprensa
Fonte: Assessoria de Imprensa