06/02/2018

Executivo oferece testes rápidos de HIV, hepatite e sífilis

Ação ocorre de sexta (9) até segunda-feira (12) das 20h até a meia noite

De sexta-feira (9) até segunda-feira (12), a Prefeitura de Capão da Canoa, através da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, irá dispor equipes de saúde para a realização de testes rápidos. Entre eles, HIV, hepatites B e C e sífilis.  O ponto de encontro será a Casa do Turista, localizada no Largo do Baronda, e acontecerá das 20h até a meia noite.

Para o Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, promover o acesso ao exame é dever do município. “Temos que fazer a lição de casa e garantir à população o máximo suporte possível, pois também sabemos que o diagnóstico precoce garante um melhor resultado no tratamento”, afirmou.

Realizado a partir de uma coleta, o resultado do exame é entregue em até 30 minutos. Assim, caso seja positivo, o tratamento e medicação são ofertados pelo SUS e estão disponíveis no município.

Conforme o Secretário de Saúde, Josiel de Matos, também haverá a distribuição de preservativos e de informações sobre prevenções de doenças sexualmente transmissíveis. “Além do incentivo à testagem, a ação visa informar a população sobre as formas de prevenção das DST – Doenças Sexualmente Transmissíveis e divulgar a rede de serviços disponíveis”, diz.

Créditos: Bernardo Zamperetti/Imprensa PMCC