conteúdo
Notícias
04/07/2022

Melhor em Casa: saiba como funciona e quem tem direito ao programa


Finalidade do serviço é levar atendimento médico às casas de pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica



A Portaria nº 825, de 25 de abril de 2016, redefine a Atenção Domiciliar no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e atualiza as equipes habilitadas. Dentro desta normativa está o programa Melhor em Casa. O objetivo do Melhor em Casa é levar atendimento médico às casas de pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, evitando internações hospitalares desnecessárias e as filas nos serviços de urgência e emergência.

As equipes de cuidadores são formadas, prioritariamente, por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeuta. Outros profissionais como fonoaudiólogo, nutricionista, terapeuta ocupacional, odontólogo, psicólogo, assistente social e farmacêutico podem também compor as equipes de apoio. ⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀
Em Capão da Canoa, o programa Melhor em Casa presta serviços de saúde na residência do paciente, por meio de uma equipe especializada. É indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço da casa para chegar até uma unidade de saúde, ou ainda, para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento. A atenção domiciliar visa proporcionar ao paciente um cuidado mais próximo da rotina da família, evitando hospitalizações desnecessárias e diminuindo o risco de infecções, além de estar no conforto do lar. ⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀
Nas segundas-feiras o Melhor em Casa, através da técnica de enfermagem e enfermeiro, realiza curativos domiciliares a fim de acompanhar os pacientes que dispõem de um plano terapêutico traçado. Neste dia, a fonoaudióloga realiza atendimento domiciliar atuando com terapias para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
 
Nas terças-feiras são realizadas visitas domiciliares do médico clínico geral para pacientes incluídos no programa Melhor em Casa. Também são realizadas vacinas domiciliares para acamados, como da Influenza e doses da vacina contra a COVID-19.

Já nas quartas-feiras a agenda é destinada exclusivamente para realização de visita domiciliar do médico clínico geral para pacientes incluídos no programa.

Nas quintas-feiras, no período da manhã, novamente são realizadas as visitas domiciliares do médico para pacientes incluídos no programa. Já no turno da tarde são feitos curativos domiciliares, a fim de acompanhar os pacientes que dispõem de um plano terapêutico traçado, além de acompanhamento nutricional para os pacientes que necessitam deste atendimento.

Por fim, nas sextas-feiras são realizadas as coletas de exames laboratoriais domiciliares de demanda espontânea. No turno da tarde acontecem as visitas domiciliares do médico para pacientes incluídos no programa e novamente o acompanhamento nutricional para os pacientes que necessitam deste atendimento.




Créditos: Júlia Bozzetto


Acessibilidade


Para navegação via teclado,
utilize a combinação
ALT + TECLA DE ATALHO