26/04/2019

Encontro Regional de Conselhos de Educação acontece em Capão da Canoa

Gestão democrática foi um dos temas debatidos no evento

Durante a manhã e tarde sexta-feira (26), Capão da Canoa sediou o Encontro Regional de Conselhos de Educação (CME) da Associação dos Municípios do Litoral Norte (AMLINORTE). O encontro ocorreu no auditório do Centro Administrativo. A realização foi do Executivo por meio do CME, órgão vinculado à Secretaria de Educação (SME). O evento compreendeu todos os conselhos da região do Litoral Norte.

O Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, que esteve presente no evento, destaca a importância dos Conselhos Municipais, que são compostos por representantes da Prefeitura e da sociedade civil. “Os conselhos contribuem para a definição dos planos de ação da cidade, através de reuniões periódicas e discussões e o Conselho de Educação tem um papel de extremo destaque nesse cenário”, diz.

O palestrante da tarde foi Augusto Niche Teixeira, que falou sobre gestão democrática. Ele é Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS e membro do Centro de Tecnologias Educacionais do Senac-RS. Também é líder de Grupo de Educadores Google Canoas (Google for Education). Possui formação e experiência internacional Madrid e Barcelona (Espanha).

A Secretária de Educação, Regina Witt, afirma que esses encontros são fundamentais para que os conselhos possam alinhar suas ações e, assim, desenvolver de maneira mais adequada o trabalho educacional. “O litoral norte é uma das regiões que mais cresce no Rio Grande do Sul, por isso, quando o assunto é educação, deve também ser referência e o caminho que estamos seguindo é esse”, analisa.

Créditos: Bernardo Zamperetti