21/07/2022

Secretaria da Educação divulga ações realizadas no primeiro semestre de 2022

A Prefeitura de Capão da Canoa, por meio da Secretaria da Educação, realizou diversas atividades educativas e culturais ao longo do primeiro semestre de 2022. As atividades compreenderam curso de informática, capacitações continuadas e encontros com o autor nas escolas.

Em uma parceria com o SENAC foram realizadas oficinas de informática, denominada “Informática Crianças II nas EMEFs” nas EMEFs Luiz Claudio Magnante, Cícero da Silva Brogni e Iglesias Minosso, destinada aos alunos de 4º e 5º ano. O curso abordou boas práticas no uso de recursos tecnológicos, como fazer pesquisa, acessar sites, salvar imagens, edições de imagens no Paint, Paint 3D ou programas similares, ferramentas úteis da internet, jogos educativos, entre outros.

De acordo com a Secretária de Educação, Raquel Goldani, além de todo aprendizado, a oferta do horário extra tem muitos benefícios para as crianças e adolescentes. "Eles aproveitam esse tempo de interação para descobertas e desenvolvimento de novas habilidades. Da mesma forma, oferta à família a tranquilidade de saber que seus filhos estão em segurança e explorando novos caminhos”.

No mês de abril ocorreu a Reunião Formadora, que abordou a legislação das relações étnicos raciais com a Profª. Mts. Graziela Oliveira Neto, membro do Grupo GT26-A do TCE/RS. Esse encontro teve a participação dos supervisores e orientadores educacionais das escolas municipais, com o objetivo de trazer a luz narrativas positivas a respeito da produção intelectual negra para a desconstrução do racismo na escola, reiterando a premência de criar condições para o desenvolvimento do povo negro, seu legado, sua cultura, identidade e diversidade.

Em abril e junho aconteceram as formações em parceria com a UERGS, ministradas pelo Profº. Dr. Eduardo Pacheco sobre "As possibilidades do fazer artístico-musical no contexto da educação escolar". A formação foi proporcionada aos professores itinerantes das escolas de ensino fundamental do município. O objetivo foi dialogar sobre alternativas e possibilidades de inserir a música no seu planejamento, bem como criar estratégias voltadas para essa área, acreditando que a música tem o poder de transformar as pessoas ao criar um ambiente propício para o aprendizado, a troca de informações e o conhecimento cultural.

Nos meses de maio e junho, foi realizada a atividade “Encontro com Autor” nas escolas com a autora Léia Cassol, onde foram desenvolvidas atividades literárias e lúdico-pedagógicas a partir do livro “Era uma vez em Capão da Canoa”, produzido pela Secretaria da Educação em parceria com a Câmara Municipal de Capão da Canoa. O objetivo foi a formação de leitores com abordagem na história do município, memória cultural, folclore, usos e costumes locais.

Para encerrar, nos dias 18 e 19 de julho foi finalizado o ciclo de formações do 1º semestre com o curso “Diálogos Multiculturais II” em parceria com o SESC. Finalidade foi fomentar o debate por parte da escola sobre o respeito das diferenças e da necessidade de promover reflexões na busca da promoção da igualdade racial e social, direcionado aos profissionais da rede municipal de ensino.

O Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, avalia a importância das ações para construção de conhecimentos e habilidades da comunidade escolar. “As atividades objetivaram trazer novas possibilidades para estudantes, professores e demais servidores da educação do nosso município”, diz.

Créditos: Júlia Bozzetto