29/08/2022
Prefeitura realiza evento para apresentar trabalhos da rede de proteção às vítimas de violência
Encontro foi organizado pelo Centro de Referência da Mulher em alusão ao Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher
Na última sexta-feira (26), a Prefeitura de Capão da Canoa sediou o encontro realizado pelo Centro de Referência da Mulher (CRM) - Silvia Rosane, órgão vinculado à Secretaria de Assistência e Inclusão Social, a fim de divulgar e esclarecer os serviços disponíveis no município da rede de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica.
O evento aconteceu no auditório e contou com a participação da Secretária de Assistência e Inclusão Social, Maria Elisete Machado Germano, da coordenadora Jordana Soraia Dalsotto e a equipe do Centro de Referência da Mulher, representante da gestão, Polícia Civil, Brigada Militar, Ministério Público e Defensoria Pública, levando conhecimentos e informações para as mulheres.
Em Capão da Canoa está em funcionamento desde 2019 a Patrulha Maria da Penha, a qual realiza o acompanhamento das mulheres vítimas de violência doméstica e que tenham medida protetiva. Outro serviço que funciona no município desde 2021 é a Sala das Margaridas na Polícia Civil, local onde as mulheres são acolhidas para registrar o boletim de ocorrência de forma mais humanizada e com privacidade, sendo atendidas por policiais capacitadas.
Além disso, o município possui o Centro de Referência da Mulher, que é um espaço exclusivo de acolhimento/atendimento psicossocial, encaminhamentos e orientação jurídica às mulheres vítimas de violência, proporcionando atendimento e acolhimento necessário à superação da situação vivida, contribuindo para o fortalecimento da mulher e o resgate de sua cidadania.
De acordo com a Secretária de Assistência e Inclusão Social, Maria Elisete Machado Germano, o evento foi mais uma forma de divulgar os serviços que o município possui para mulheres vítimas de violência, que assim como Centro de Referência da Mulher ofertam o suporte necessário.
O Centro de Referência da Mulher localiza-se na Avenida Paraguassú, 756, no bairro Zona Nova.
Créditos: Júlia Bozzetto