16/02/2023
Executivo promove encontro para povo de terreiro de matriz africana no dia 1º de março
Evento tem por objetivo fortalecer as pautas de interesse das comunidades, promovendo trocas culturais
No dia 1º de março, será realizada a 1ª Conferência Intermunicipal do Povo de Terreiro de Matriz Africana, das 8h30min às 17h, na Casa de Cultura Erico Verissimo. O tema central do encontro será: Direitos humanos, democracia, descolonização e contribuições da tradição de matriz africana e afro-umbandista. A realização é da Prefeitura de Capão da Canoa, por meio da Secretaria de Cidadania, Trabalho e Ação Comunitária, com apoio da Secretaria de Assistência e Inclusão Social e Secretaria de Cultura, Desporto e Lazer, com participação das prefeituras de Arroio do Sal e Maquiné.
Segundo o Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, a conferência oportunizará as trocas culturais entre os participantes e o conhecimento dos temas de interesse dos povos africanos. “Debates como esse são fundamentais para a construção de projetos multiculturais e de acordo com as necessidades das diferentes culturas e religiões, pautados no respeito e valorização”, diz.
Confira a programação da conferência:
8h30min – Credenciamento;
9h – Abertura oficial;
10h – União dos povos de terreiro, a tradição de matriz africana e afro-umbandista, valores e perspectiva;
12h – Intervalo para almoço;
13h30min – Os paradigmas da afrocentricidade e etnodesenvolvimento na construção de políticas públicas transversais nas diferentes áreas – saúde, educação, segurança, economia, lazer, entre outros;
14h30min – Grupos de trabalho para discutir e apresentar propostas;
16h – Aprovação das propostas pela plenária e escolha do delegado;
17h – Encerramento.
Créditos: Júlia Bozzetto