06/03/2023
Executivo realiza 1ª Conferência Intermunicipal do Povo de Terreiro de Matriz Africana
Evento abordou temáticas culturais, religiosas, sociais e históricas, ampliando o debate e disseminando informação
Na última quarta-feira (01), o município de Capão da Canoa, por meio da Secretaria de Cidadania, Trabalho e Ação Comunitária, realizou a 1ª Conferência Intermunicipal do Povo de Terreiro de Matriz Africana do Litoral Norte, com a participação dos municípios de Maquiné e Arroio do Sal, na Casa de Cultura Erico Verissimo. O evento reuniu adeptos da religião de matriz africana e comunidade.
Segundo a Secretária de Cidadania, Trabalho e Ação Comunitária, Almeí Ceconello dos Reis, o evento foi um marco para o município e a iniciativa de sediar a conferência demonstra a importância de abrir espaço de diálogo. “A discussão sobre a ancestralidade e a manutenção da cultura dos povos tradicionais, que têm o direito ao seu sagrado, sua língua, sua alimentação e a sua história, sendo que ainda em tempos atuais temos que falar sobre intolerância religiosa, racismo e discriminação contra quem trouxe para o nosso país, além da sua força de trabalho, conhecimento em diversos seguimentos, ensina e educa”, observou.
O Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, esteve presente na conferência e reforçou a importância da inclusão social e religiosa. “Eventos como esses são fundamentais e possibilitam o conhecimento de culturas e práticas diversas, reforçando a necessidade do respeito e abertura de espaço e diálogo para todos”, reforçou.
Os temas abordados nos eixos da programação foram apresentados por representantes de povo de terreiro, além de votado e escolhidos os delegados (as), que serão os representes na Conferência Estadual. O evento contou com o apoio da Secretaria de Assistência e Inclusão Social e Secretaria de Cultura, Desporto e Lazer. O Prefeito de Maquiné, João Marcos Bassani dos Santos, e o Secretário de Cidadania de Arroio do Sal, Manoel Pedro Faustino.
Créditos: Júlia Bozzetto