07/07/2020
Prefeitura inaugura nova sede de Serviço de Assistência Especializada
O serviço vem se estruturando e construindo seu espaço com qualidade no processo da linha de cuidados a pessoas vivendo com HIV/AIDS – PVHA
Na última semana, a Prefeitura Municipal de Capão da Canoa inaugurou uma nova sede para prestação de Serviço de Assistência Especializada no bairro Santa Luzia, uma importante demanda que visa tratar com mais respeito, sigilo e atenção os usuários.
O Serviço de Assistência Especializada (SAE) trata-se de um importante recurso para saúde, uma vez que oferece o tratamento especializado em IST/HIV/AIDS para a população do município e dos municípios pactuados: Xangri-lá, Terra da Areia e Maquiné, tendo como objetivo prestar atendimento integral através de uma equipe multidisciplinar. O SAE ainda realiza atendimento municipal ao tratamento de Tuberculose e Hanseníase.
No ano de 1998 foram iniciadas as atividades do serviço em Capão da Canoa, estando vinculado às vigilâncias sem sede até o ano de 2018. Em 2019, foi adquirida sede própria, localizada na Rua 24, nº 1225, bairro Santa Luzia, na qual o serviço vem se estruturando e construindo seu espaço com qualidade no processo da linha de cuidados a pessoas vivendo com HIV/AIDS – PVHA e no atendimento terapêutico para os acometidos com Tuberculose e Hanseníase.
Foram também realizadas mudanças no processo de trabalho para melhor ofertar o serviço e também na estrutura física para adequar o espaço ao usuário com mais individualidade, sigilo e respeitando sua condição de saúde.
Na nova sede foi adequado espaço físico com uma recepção única, mais ampla e acolhedora, com acessibilidade para pessoas com deficiência, de forma que o usuário não se sinta de maneira exposta.
Além disso, o espaço conta com sala de acolhimento, onde em qualquer situação o usuário pode tirar dúvidas e dar sugestões e reclamações, assim como os servidores da unidade.
Na unidade dispensadora de medicamentos (UDM) o espaço está adequado conforme as normas regulamentadoras do Conselho Regional de Farmácia – CRF, com farmacêutico 40 horas, não somente para dispensar a medicação, mas também para assistência farmacêutica. Foi construído uma ilha da enfermagem onde todo fluxo de atendimento tem passagem para o atendimento do técnico e enfermeiro, ofertando ao paciente atenção integrada para que ele possa sair sem dúvidas no seu atendimento através da orientação e acolhimento dado por estes profissionais, criando vinculo importante desde o primeiro contato (usuário/equipe).
O espaço conta ainda com sala para atendimento psicológico individual, garantindo o conforto emocional e também um consultório adequado para o atendimento clínico e pediátrico para os usuários. Uma sala de procedimentos para coleta de testes rápidos, coleta de sangue, vacina, teste tuberculínico entre outros, e ainda no prédio a sede do Conselho Municipal de Saúde. No prédio adjacente foi construído um espaço para educação permanente, reunião de equipe e para uso dos pacientes através de capacitação, contando ainda com uma área verde que está sendo estruturada para acolher os usuários e servidores.
A proposta do SAE é organizada a partir de princípios e diretrizes entre os quais se considera a organização das atividades da equipe a qualidade no serviço, o monitoramento clinico aos pacientes que vivem acometidos da doença é uma das principais ferramentas para o acompanhamento e avanço para melhora da condição de saúde do portador.
Créditos: Tanise Silveira / Imprensa PMCC