Para navegação via teclado,
utilize a combinação
ALT + TECLA DE ATALHO
O Centro de Controle de Zoonoses e Vetores (CCZV) de Capão da Canoa, divulgou um relatório de trabalho do primeiro semestre de 2021. Durante o período, diversas ações foram realizadas diariamente com cães, gatos e equinos.
Nos primeiros seis meses desse ano, foram realizadas 417 castrações em cães e 98 em gatos, totalizando 560 animais esterilizados. O CCZV também foi responsável pelo recolhimento de 53 equinos, muitos em situação de maus-tratos ou soltos em vias públicas.
O que é o Centro de Controle de Zoonoses e Vetores?
Centro de Controle de Zoonoses é uma unidade de saúde pública que têm como atribuição fundamental prevenir e controlar as zoonoses (como raiva e o calazar, além da dengue e doença de Chagas), desenvolvendo sistemas de vigilância sanitária, vigilância epidemiológica e vigilância ambiental em saúde.
Os mesmos desempenham suas funções através do controle de populações de animais domésticos (cães, gatos e animais de grande porte) por meio de esterilização cirúrgica (castração) e controle de populações de animais sinantrópicos. Essa ação é baseada em trabalhos educativos, procurando esclarecer e contar com a colaboração e participação de toda a sociedade, complementada por ações legais e fiscais.