conteúdo
Notícias
06/12/2022

Município realiza a aplicação de mais de 500 implantes contraceptivos


O método está disponível para todas as mulheres interessadas



A Prefeitura de Capão da Canoa, por meio da Equipe da Saúde da Mulher, órgão vinculado a Secretaria de Saúde, inseriu mais de 500 implantes contraceptivos desde agosto deste ano. O método trata-se de um dispositivo inserido no braço, o procedimento é indolor, e tem duração de até três anos prevenindo a gestação.

O município disponibiliza a aplicação do método para todas as mulheres residentes em Capão da Canoa. As pacientes interessadas devem se dirigir até a unidade de saúde de referência do seu bairro para a enfermeira cientificar das orientações técnicas e preencher a ficha de requisição. Após o preenchimento a paciente será contatada com o agendamento, que hoje não ultrapassa sete dias.

O que é?

O Implante Contraceptivo Subdérmico é um dispositivo anticoncepcional. Sua ação dura por até três anos, sendo fácil de inserir e de remover. Sua eficácia é garantida e maior que a laqueadura, que o dispositivo intrauterino (DIU) e o anticoncepcional oral. Trata-se de um pequeno bastão com cerca de 2 mm de diâmetro por 4 cm de comprimento que libera porções de hormônio em quantidade inferior àquela presente na pílula.

Possui como vantagens: redução de cólicas menstruais em até 70% dos casos, método de longa duração e alta eficácia.




Créditos: Gilson Quintana


Acessibilidade


Para navegação via teclado,
utilize a combinação
ALT + TECLA DE ATALHO