conteúdo
Nossa Senhora de Lourdes



A primeira capela foi construída no final da década de 40 e desativada por volta de 1951, ano em que ocorreu a inauguração da Igreja Nossa Senhora de Lourdes na Praça Andira. Em 29 de junho de 1959, Dom Vicente Scherer, Arcebispo de Porto Alegre, cria a Paróquia de Capão da Canoa, dedicada a Nossa Senhora de Lourdes.

Em maio de 1960 a 
igreja é reformada e, em junho é organizada a Festa de Santo Antônio, com encenações e procissões, incluindo a primeira procissão a Corpus Christi. Em outubro de 1961 foi fundado o primeiro Conselho Paroquial. Na festa de Nossa Senhora de Lourdes em 11 de março de 1967, foi formada uma comissão de veranistas pró “construção da Nova Matriz”, , sendo que em 11 de fevereiro de 1968, Dom Vicente Scherer abençoou a primeira pedra da nova Igreja matriz, que inicia a sua construção após o veraneio de 1969.

Em 1971, Padre César Cassol toma posse da nova casa paroquial, sendo que, em 23 de janeiro de 1972, o Cardeal Dom Vicente Scherer inaugurou a nova casa, sem torre e sem sinos. A torre foi construída  com 20 metros de altura, onde os sinos foram doados por moradores, por contribuintes e por outras capelas. No dia 12 de janeiro do ano de 1957, Dom Urbano Algayer, veio benzer o Carrilhão composto por  08 sinos doados e outros 05 sinos das capelas. Em 27 de maio de 1979, durante a celebração da missa o Padre César Cassol declina a cabeça em direção ao povo e adormecia em Cristo. O corpo foi sepultado em Santa Maria, porém mais tarde o corpo é sepultado na entrada, à direita da igreja.

Após 44 anos da Congregação dos Servos da Caridade, em 2003 toma posse o Padre Diocesano Roberto Carlos Cattoni. 
 


Acessibilidade


Para navegação via teclado,
utilize a combinação
ALT + TECLA DE ATALHO