Servidores da SAIS são eleitos delegados para representar Capão da Canoa na 13ª Conferência Nacional de Assistência Social

Categoria: Secretaria de Assistência e Inclusão Social
Secretarias: Assistência e Inclusão Social
Departamentos: Imprensa
Data de Publicação: 5 de outubro de 2023
Crédito da Matéria: Júlia Bozzetto
Fotos: Divulgação/PMCC

servidores-da-sais-sao-eleitos-delegados-para-representar-capao-da-canoa-na-13-conferencia-nacional-de-assistencia-social

Com o tema “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”, foi realizada de 03 a 05 de outubro, a 15ª Conferência Estadual de Assistência Social, no Salão de Atos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre. A conferência reuniu representantes da sociedade civil organizada, dos governos municipais e estadual e de diversas entidades, além de membros da comunidade em geral, que atuam em espaços de deliberação, implementação e controle da Política de Assistência Social no Estado.

A Conferência Estadual de Assistência Social é um espaço de participação que busca avaliar o SUAS e propor diretrizes para seu aprimoramento, por meio de deliberações coletivas, sendo uma importante instância de controle social e de fortalecimento da cidadania. Realizada ordinariamente a cada dois anos, é sempre precedida pelas Conferências Municipais de Assistência Social, que em 2023 ocorreram entre 3 de abril e 15
de julho. Uma das finalidades dos encontros municipais é eleger os delegados que participam da conferência estadual.

Na edição deste ano foram promovidas palestras e debates em torno de cinco eixos temáticos: Financiamento; Controle Social; Articulação entre os segmentos; Serviços, Programas e Projetos; e Benefício e Transferência de Renda. Também esteve na programação do encontro a reunião do Fórum dos Usuários, Trabalhadores e Entidades de Assistência Social, além da eleição dos delegados para a 13ª Conferência Nacional de Assistência Social, que acontecerá entre 05 e 08 de dezembro, em Brasília.

Durante a conferência foram eleitos dois representantes de Capão da Canoa, Mateus Florentino como Delegado representando o Governo e Marcelo Matos Michiles como delegado representando os trabalhadores do SUAS. Os dois servidores da Secretaria de Assistência e Inclusão Social (SAIS) representarão o Município na 13ª Conferência Nacional de Assistência Social que ocorrerá entre os dias 05 e 08 dezembro, em Brasília.