Prefeitura de Capão da Canoa realiza ações de orientação e prevenção da Influenza

Categoria: Secretaria de Saúde
Secretarias: Secretaria de Saúde
Data de Publicação: 26 de outubro de 2023
Crédito da Matéria: Marcos Almeida Pfeifer
Fotos: Divulgação/PMCC

prefeitura-de-capao-da-canoa-realiza-acoes-de-orientacao-e-prevencao-da-influenza

O Estado do Rio Grande do Sul, através do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, emitiu Nota Informativa (NI) nesta terça-feira (24) com recomendações para as vigilâncias epidemiológicas referentes à exposição e manipulação de aves e mamíferos aquáticos contaminados com o vírus da Influenza no estado.

O documento recomenda o fortalecimento da articulação entre as secretarias municipais no sentido de conscientizar a população dos riscos do contato com os animais, frente ao aumento do número de aves e mamíferos aquáticos (leão-marinho e lobo-marinho) que estão sendo encontrados sintomáticos ou mortos por influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) no litoral gaúcho.

O Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, destaca a importância da comunicação expedida pela Vigilância Sanitária Estadual, e que a parceria com as Vigilâncias Epidemiológicas (VE´s) das Secretarias Municipais de Saúde, é fundamental para a prevenção ao vírus. Ressaltou ainda, que a população deve estar atenta à Nota Informativa, bem como às demais orientações da Vigilância Sanitária Estadual e da Vigilância Ambiental do Município, a fim de evitar o contágio e a disseminação da Influenza.

O Prefeito Amauri, destacou que a Administração Municipal juntamente com o Secretário de Saúde, Tiarlin Abling Lima, por meio da Vigilância Ambiental, está realizando ações de prevenção e orientação à população no sentido de coibir o vírus da Influenza.

Toda a ação envolvendo aves e mamíferos aquáticos, sintomáticos ou mortos, deve ser comunicada imediatamente à Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde de Capão da Canoa, de modo a contribuir com as ações de monitoramento, para que, estas sejam oportunamente realizadas frente a possíveis indivíduos expostos ao vírus.