Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

Capão da Canoa registra fenômeno envolvendo aranhas

Categoria: Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano
Secretarias: Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano
Data de Publicação: 19 de abril de 2024
Crédito da Matéria: Imprensa/PMCC
Fotos: Imprensa/PMCC


capao-da-canoa-registra-fenomeno-envolvendo-aranhas

Em Capão da Canoa está sendo observado um fenômeno, envolvendo aranhas, que está chamando a atenção da população.

A Prefeitura esclarece o assunto, por meio da Secretaria do Meio Ambiente. As explicações técnicas são da Bióloga Eliziane Mello.

Segundo a profissional, as teias de aranhas percebidas por muitos moradores na cidade fazem parte de um fenômeno natural chamado popularmente de "baba-de- boi" ou "balonismo".

Nesse evento, milhares de filhotes de aranhas dispersam-se auxiliados pelas suas teias e pelo vento a longas distâncias. Geralmente esse fenômeno ocorre quando existe uma grande amplitude térmica em que o calor da superfície do solo tende a subir.

As aranhas juvenis aproveitam esses momentos ensolarados com presença de vento para se lançarem, auxiliadas por suas finas teias, e assim conseguem colonizar novos ambientes.

Esse é um mecanismo que utilizam para evitar atos de canibalismo, ou seja, quando indivíduos da própria espécie devoram uns aos outros já que os recursos alimentares estão escassos naquele local. Usam essa estratégia para deixar os seus locais de nascimento e terem mais chances de sobrevivência.

Muitas dessas "aranhinhas" que andam por aí serão predadas por outros animais. As que sobreviverem serão muito importantes para o controle de populações de insetos que podem causar doenças aos humanos.

Portanto, não se assustem, deixem as aranhas seguirem seu fluxo pois é assim que a natureza mantém seu equilíbrio.

© Copyright 2024 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Capão da Canoa/RS