Capão da Canoa une forças em prol dos afetados pelas chuvas

Categoria: Secretaria da Cidadania, Trabalho e Ação Comunitária
Secretarias: Cidadania, Trabalho e Ação Comunitária
Data de Publicação: 6 de maio de 2024

capao-da-canoa-une-forcas-em-prol-dos-afetados-pelas-chuvas

A Prefeitura de Capão da Canoa juntamente com a Defesa Civil local, as Secretarias de Cidadania, Trabalho e Ação Comunitária e as demais Secretarias está trabalhando de forma intensa desde a madrugada de quinta-feira (02/05).

Esse esforço todo e o empenho de fazer pelos caponenses e gaúchos de maneira rápida é para amenizar os efeitos das adversidades enfrentadas com o período de chuvas ininterruptas, registradas em nível histórico no Rio Grande do Sul.

No sábado, (04/05) a comissão divulgou um ponto central de coleta no Ginásio da EMEF Leopoldina Véras da Silveira, onde a comunidade está levando as doações e os voluntários contribuíram e contribuem com a triagem do que foi recebido, bem como a organização para a distribuição.

Segundo a Defesa Civil local, foram encaminhados para a região Metropolitana em torno de 500 cobertores, 200 colchões, aproximadamente 600 fardos de água, 50 kits de limpeza, kits de roupas e medicamentos.

O prefeito Amauri Magnus Germano destacou que o Estado passa por um momento muito difícil, mas que os gaúchos seguem firmes. “Agradeço os 17 profissionais voluntários da saúde que foram para Canoas prestar apoio nos primeiros socorros e emergências no hospital. Além disso, levamos medicamentos e doações em geral como roupas, cobertas, colchões, cobertores, material de limpeza e higiene. Nós estamos ajudando abastecer as necessidades de Porto Alegre e região metropolitana. Os empresários foram com Jet skis e barcos. Essa estrutura é para ajudar e seguimos nesta luta de reconstrução do RS”, afirmou o prefeito Amauri.

O coordenador da Defesa Civil de Capão da Canoa, Maurício Porto agradeceu a comunidade toda que está demonstrando empatia, compaixão e fazendo as suas doações. “Recebemos tudo com muita gratidão e juntos vamos auxiliando nas necessidades básicas de quem perdeu tudo e vai ter que recomeçar do zero”.

A secretária de Cidadania, Trabalho e Ação Comunitária, Renata Klein, salienta a importância da contribuição da comunidade. “Cobertores e donativos mais urgentes foram recebidos e encaminhados com orientações da Defesa Civil. É importante destacarmos que todas as ações acontecem após determinação da Defesa Civil do RS via Defesa Civil local”.

A secretária lembra que inicialmente foram atendidos os caponenses e após, encaminhado auxílio para região metropolitana e Porto Alegre. Sobre o recebimento e acolhimento de pessoas dos municípios mais afetados em espaços do município, esses ocorrerão somente com encaminhamento da Defesa Civil do Estado.

Atenção! O recebimento de doações continua acontecendo no ponto central de coleta que é no Ginásio da EMEF Leopoldina Véras da Silveira. Os voluntários podem fazer as entregas das 8h às 11h30min e das 13h às 17h.

1111_n.jpg 1_n.jpg 5_n.jpg 9_n.jpg 10_n.jpg 12_n.jpg 14_n.jpg 17_n.jpg 24_n.jpg Saúde 1_n.jpg Saúde 2_n.jpg