Informações importantes sobre a Influenza Aviária de Alta Patogenicidade

Crédito da Matéria: Júlia Bozzetto
Fotos: Felipe Carvalho

informacoes-importantes-sobre-a-influenza-aviaria-de-alta-patogenicidade

A Prefeitura de Capão da Canoa, por meio da Secretaria de Saúde e a Vigilância Ambiental do Município, está extremamente envolvida e comprometida no objetivo de evitar a disseminação da IAAP (Influenza Aviária de Alta Patogenicidade). Para isso, segue os procedimentos determinados pelos Órgãos Estaduais responsáveis pelas orientações aos Municípios: CEVS (Centro Estadual de Vigilância em Saúde) e MAPA ( Ministério da Agricultura e Pecuária). Segundo eles, os municípios devem executar suas ações conforme as Notas Técnicas abaixo:

• Nota Informativa 24-2023 disponível no site: https://saude.rs.gov.br/upload/arquivos/202310/25103803-2023-10-24-nota-informativa-dve-24-iaap.pdf
  • Nota Técnica nº 02/2023/DSA/SDA/MAPA: orientações técnicas gerais para prevenção da disseminação da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em aves silvestres. Disponível no site: https://www.gov.br/pt-br

De acordo com as Notas Técnicas mencionadas, o descarte dos animais mortos deve ser feito da seguinte forma:

“Para o enterrio, deverá ser considerada a disponibilidade de um local para escavação que não comprometa o lençol freático. Os locais para enterrio devem ser o mais próximo possível do local em que se encontram as aves mortas, de fácil acesso para transportar os materiais e distantes de fontes e acesso de águas e fossas, animais e pessoas, e sem encanamentos subterrâneos na área. O ideal é realizar uma escavação em forma de valeta, onde serão dispostas as carcaças, que não devem ser enterradas dentro de sacos plásticos. Deve-se cobrir com uma camada de terra de no mínimo 1 metro de altura, até atingir o nível do solo, acrescentando ainda 50 a 80 cm de terra acima deste nível com largura maior que a da vala”.

A Vigilância Ambiental está disponível para dúvidas através do telefone/WhatsApp (51) 99129-1298.