Semana Farroupilha 2023 reúne centenas de pessoas em sete dias de vasta programação

Categoria: Secretaria de Cultura, Desporto e Lazer
Secretarias: Gabinete do Prefeito
Secretaria de Cultura, Desporto e Lazer
Data de Publicação: 21 de setembro de 2023
Crédito da Matéria: Júlia Bozzetto
Fotos: Luiz Moraes e Elana Rocha

semana-farroupilha-2023-reune-centenas-de-pessoas-em-sete-dias-de-vasta-programacao

A Prefeitura de Capão da Canoa, por meio da Secretaria de Cultura, Desporto e Lazer, promoveu de 13 a 20 de setembro, na Casa de Cultura Erico Verissimo, uma vasta programação artística, cultural e campeira, sendo encerrada na quarta-feira (20), com o Desfile Farroupilha e extinção da Chama Crioula. Durante os dias de evento, a programação contou com shows musicais, oficinas, teatro, Campeonato de Truco e de Vaca Parada. Neste ano, a Semana Farroupilha teve financiamento do Pró-Cultura/RS e apoio do Governo Estadual.

Entre as atrações musicais que subiram ao palco estiveram: Cristiano Quevedo, 2º Festival de Acordeon com Luizinho Corrêa, Juliano Borges, Adriana de Los Santos, Edilberto Bergamo e Samuca do Acordeon, César Oliveira e Rogério Melo, Estação Fandangueira, Quarteto Coração de Potro, Alma Gaudéria e Clóvis Fortes e Banda. Além das mateadas com Tilika da Luz, Bruno Reis, Moises Peres e Márcio Capelão.

As oficinas artísticas, culturais e campeiras abertas para visitação abordaram grafite, indumentária gaúcha, chimarrão, truco, vaca parada, entre outras. O espetáculo “Teatro Guaiaca de Histórias” com o Grupo O Teatro Nó Cego, encenado pelos atores Juliano Canal e Rodrigo Azevedo, destinado aos estudantes do município, divertindo o público com apresentações lúdicas sobre as lendas e contos gaúchos. Já o Campeonato de Truco e o Campeonato de Vaca Parada contaram com apoio do CTG João Sobrinho.

O Patrono desta edição da Semana Farroupilha foi o tradicionalista Jomar Costa, um dos cavalarianos que há muitos anos conduz a Chama Crioula até o município de Capão da Canoa. Jomar esteve presente em todos os dias do evento, prestigiando todas as atividades.

De acordo com o Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, a Semana Farroupilha foi um belo evento e o qual promoveu a integração das pessoas, além de fomentar e enaltecer a cultura gaúcha. “Neste ano tivemos uma programação diversificada e ficamos muito felizes com a participação da nossa comunidade, fazendo uma bela e fraterna festa”, disse.

Durante a programação da Semana Farroupilha foi realizada a arrecadação de produtos de higiene e limpeza, bem como material escolar pela Defesa Civil do município, para os desabrigados pelas enchentes do Vale do Taquari.