Capão da Canoa recebeu edição especial do projeto Rotas da Inovação

Cidadania, Trabalho e Ação Comunitária
Data de Publicação: 27 de fevereiro de 2024

capao-da-canoa-recebeu-edicao-especial-do-projeto-rotas-da-inovacao

A Secretaria de Inovação Ciência e Tecnologia (SICT), realizou nesta tarde (27/2), o primeiro encontro do Rotas da Inovação - Edição Especial, voltado a região Metropolitana e Litoral Norte. Na pauta, atenção voltada ao Planejamento estratégico e inovação na região Metropolitana e Litoral Norte do RS, bem como os preparativos para o South Summit Brazil 2024 e Gramado Summit 2024. O encontro contou também com o apoio da Prefeitura de Capão da Canoa, por meio da Secretaria de Cidadania, Trabalho e Ação Comunitária.

O prefeito Amauri Germano Magnus saudou o público presente e destacou a integração da construção civil e do comércio. “Esses dois segmentos têm grande significado para o desenvolvimento do município. Juntos, construímos a cidade, somos o terceiro município em crescimento populacional e a tecnologia tem que estar à disposição de todos”.

O prefeito afirmou ainda que Capão cresceu muito e citou alguns exemplos de ações construídas por muitas mãos como a FITEC, GGI – Câmeras de videomonitoramento, App Turismo Capão, App Ilumina Capão, Informatização da Saúde, Lousas digitais nas escolas, chromebooks para os professores, Boot de atendimentos na Secretaria de Orçamento, Bouti – canal de atendimento, Políticas e ações afirmativas sobre Inclusão e diversidade.

O Secretário adjunto de Inovação, Ciência e Tecnologia, Raphael Ayub, agradeceu o prefeito Amauri pela recepção, fez uma saudação ao público presente e coordenou o painel: “Planejamento estratégico e inovação na região Metropolitana e Litoral Norte do RS”.

Ayub falou sobre os encontros do Rotas da Inovação já realizados em Pelotas, Caxias do Sul, hoje, em Capão da Canoa e o previsto para a próxima quinta-feira, em Panambi. Na sequência destacou projetos e pesquisas incentivadas na região, programas da Secretaria, a importância do South Summit Brazil 2024 e Gramado Summit 2024.

“Com estratégia, o Estado do RS, por meio da SICT demonstra-se aberto a novas experiências, a atração de investimentos e desenvolvimento socioeconômico, retenção de talentos e compromisso com o futuro. Capão da Canoa foi eleito destino turístico global para 2023. Agora vivemos o advento da construção do novo hospital e visando o crescimento, é preciso estarmos preparados para atender as demandas que surgem juntos com o desenvolvimento. Mais importante que a velocidade é a constância da evolução”, concluiu Ayub.

O evento teve continuidade com ênfase aos preparativos para o South Summit Brazil 2024 e o Gramado Summit 2024; painel temático em políticas digitais, inclusão e diversidade: representantes da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, e Secretaria de Inclusão Digital e Apoio a Políticas de Equidade do RS.

O encerramento ocorreu com a presença do vice-governador Gabriel Souza, que enalteceu a infraestrutura do município como a RS 407. “Estou feliz de estar aqui, sinto-me em casa por ser do litoral norte. Em relação a esse encontro, informo que o RS está em segundo lugar em inovação e que é preciso fomentar, articular a questão da inovação no litoral. Reunir as pessoas que falam sobre isso é muito importante. O South Summit tem que deixar um legado no Estado”, lembrou.

O próximo encontro do Rotas da Inovação, edição especial, acontecerá em Panambi, na quinta-feira (29/2).

1.jpg 2.jpg 3.jpg 4.jpg 5.jpg 6.jpg