Palestras de conscientização integram programação do Junho Violeta

Secretarias: Assistência e Inclusão Social
Data de Publicação: 20 de junho de 2024

palestras-de-conscientizacao-integram-programacao-do-junho-violeta

Dentro do mês de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa, no chamado Junho Violeta, foram realizadas palestras na tarde desta quinta-feira (20/06), no auditório da Prefeitura de Capão da Canoa.

O evento promovido pelo SESC ocorreu com base no eixo principal “Dignidade e respeito para as pessoas idosas”, tendo como tema “Diálogo construtivo sobre a pessoa idosa”.

O público formado por dois grupos do serviço de convivência da SAIS e outros grupos do SESC, teve a oportunidade de assistir as palestras proferidas pelo Assistente Social do CREAS Marcelo Matos Michiles que falou sobre “Violência contra a pessoa idosa”; por Jordana Dalsotto do Centro de Referência da Mulher, que abordou o tema: “Violência Domestica e familiar contra a mulher idosa decorrentes de situações de gênero” e pelo coordenador do Departamento do Idoso, Lucas da Rosa Gomes.

O Prefeito Amauri Magnus Germano destacou a importância do evento de conscientização e agradeceu a secretária Silvia Margarezi pelo trabalho realizado junto com sua equipe. “Precisamos de pessoas capacitadas e de bom coração para trabalhar com os idosos, de forma que eles sintam-se vivos e acolhidos. Ter amor próprio e gostar do que faz são itens fundamentais por todos nós, mas principalmente por quem trabalha na Secretaria de Assistência Social e Inclusão e na Secretaria de Saúde. Nestes locais as pessoas vão passar pela tua vida de todas as formas, alegres, felizes, com dor ou bem. Todos nós temos problemas, mas vamos esquecer e viver esse momento com bastante intensidade porque hoje, felizmente temos algumas políticas públicas que melhoram a qualidade de vida e favorecem a melhor idade, protegendo-a”, disse o prefeito Amauri.

A Secretária de Assistência e Inclusão Social Silvia Margarezi lembrou a importância da parceria com o SESC, a grandeza de ações como a dessa tarde e mencionou relevância do trabalho da sua equipe junto às políticas de conscientização.

O agente de programas sociais do SESC/RS e facilitador do grupo SESC Maturidade de Diogo Silva, explicou que Capão da Canoa é referência no atendimento ao idoso e que o município conta com o maior grupo de Maturidade Ativa no RS, com aproximadamente 300 pessoas participando das atividades do SESC.

O Junho Violeta é uma Campanha nacional de combate a pessoa idosa e sua data é celebrada em 15 de junho.

2.jpg 2.jpg 3.jpg 4.jpg 5.jpg 6.jpg 7.jpg 8.jpg 9.jpg