Capão da Canoa sediou o 1º Encontro Regional da SEMS/RS nos dias 08 e 09 de novembro

Categoria: Secretaria de Saúde
Secretarias: Secretaria de Saúde
Data de Publicação: 9 de novembro de 2023
Crédito da Matéria: Marcos Almeida Pfeifer
Fotos: Luiz Moraes e Waldemar Miranda

capao-da-canoa-sediou-o-1-encontro-regional-da-semsrs-nos-dias-08-e-09-de-novembro

Com o objetivo de possibilitar um espaço de diálogo e escuta dos gestores locais, e compartilhar as principais pautas de trabalho da Superintendência, o encontro reuniu Secretários Municipais de Saúde da Região do Litoral Norte, representante do Conselho Municipal de Saúde, técnicos contadores e técnicos de planejamento do Município, além de técnicos da 18ª Coordenadoria Regional.

O Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, que participou da abertura do encontro, juntamente com o Secretário Municipal de Saúde, Tiarlin Lima Abling, falou da importância de os municípios serem ouvidos nas suas demandas e das trocas de experiências entre os gestores e a Superintendência Regional.

Durante o encontro, os gestores foram ouvidos nas demandas de Saúde de seus municípios, abordando os serviços que necessitam mais suporte do Sistema de Saúde Pública no Brasil. Também foram debatidos o INVESTSUS - Transposição e a realocação de saldos para o Fundo Municipal de Saúde (FMS), bem como o planejamento em saúde, instrumentos de gestão e o Digisus Módulo de Planejamento, que é um sistema que oferece ferramentas de auxílio aos gestores de saúde municipais, estaduais e federais no planejamento e gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).