Capão da Canoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e o AMENT, realizam palestra sobre valorização da vida

Categoria: Secretaria de Saúde
Secretarias: Secretaria de Saúde
Data de Publicação: 22 de novembro de 2023
Crédito da Matéria: Marcos Almeida Pfeifer
Fotos: Luiz Moraes

capao-da-canoa-por-meio-da-secretaria-municipal-de-saude-e-o-ament-realizam-palestra-sobre-valorizacao-da-vida

A Palestra “Valorize Sua Vida” foi a temática do encontro sobre a valorização da saúde mental na prevenção ao suicídio, realizado pela Prefeitura de Capão da Canoa, por meio da Secretaria de Saúde, juntamente com o AMENT (Ambulatório de Saúde Mental Nise da Silveira).

O encontro reuniu entre os palestrantes, o Psicólogo Giovanni Piano, a Professora e Educadora Física Jucélia de Souza, e o Médico e Psiquiatra Dr. Vladimir Martins. Participaram do encontro, a Diretora de Saúde da Secretaria de Saúde, Lady Medusa Nascimento, representando o Secretário Tiarlin Lima Abling e a Coordenadora do AMENT de Capão da Canoa, Adriana dos Santos. Também estiveram presentes, o Coordenador do CREAS Mateus Florentino, além de servidores municipais e comunidade em geral.

Ao longo das palestras, foram apontadas algumas causas que podem levar ao suicídio, como a depressão, o uso abusivo de drogas e álcool, bem como os transtornos do humor, entre outras. O mau uso das redes sociais, que pode gerar ansiedade e perda de vínculos, sobretudo entre os jovens, foi um aspecto mencionado, que merece atenção dos pais e da sociedade.

Entre os aspectos apontados pelos palestrantes como prevenção ao suicídio, bem como à prevenção ao desenvolvimento de outros transtornos, estão os cuidados com a saúde mental, a prática de exercícios físicos, e um cuidado com a infância desde casa, onde os pais necessitam prover os filhos com uma educação amorosa através de limites e fortalecimento de vínculos sociais.